TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA PEDAGOGO

Artigo: PEDAGOGIA PEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 6

2 PEDAGOGIA E TRABALHO PEDAGÓGICO

A Pedagogia deve ser entendida como a teoria e a prática da educação, pois se refere como a “ciência da e para a educação” que “investiga teoricamente o fenômeno educativo, formula orientações para a prática com base na própria ação prática e propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação” (LIBÂNEO, 2002).

“A Pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa”. (LIBÂNEO, 2001)

Essa visão da pedagogia fundamenta-se em um conceito ampliado de educação. Para Libâneo, as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades.

Libâneo coloca que a pedagogia:

[...] é a teoria e a prática da educação. Mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade educacional sempre em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão-assimilação de saberes e modos de ação. (LIBÂNEO, 2002, p. 68)

Nesse sentido pode-se ver que a Pedagogia vai da associação teórica com a prática educacional, da teoria, estudos teóricos, pesquisa e atualização de conhecimentos, até a prática educacional que vem das escolas e fora das escolas, em várias áreas do conhecimento e em vários campos educacionais.

É nesse sentido que a Pedagogia trata amplamente da educação como fenômeno, tendo interconexão com as demais ciências da educação. E o pedagogo, profissional que atua, direta ou indiretamente, na prática educativa, sendo a docência apenas uma de suas funções, pois “a docência subordina-se à pedagogia, uma vez que o ensino é um tipo de prática educativa, vale dizer, uma modalidade do trabalho pedagógico” (LIBÂNEO, 2002, p. 67). Do mesmo modo, o trabalho dos professores é “trabalho pedagógico porque é uma atividade intencional, implicando uma direção, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente” (LIBÂNEO, 2002, p. 69). Pimenta também discorre sobre o que é trabalho pedagógico:

[...] o trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico. Vai daí que a base comum de formação do educador deva ser expressa num corpo de conhecimentos ligados à Pedagogia e não à docência, uma vez que a natureza e os conteúdos da educação nos remetem primeiro a conhecimentos pedagógicos e só depois ao ensino, como modalidade peculiar de prática educativa. (PIMENTA, 2006, p. 120)

Considerando essa perspectiva, em outra obra, Pimenta e Libâneo detêm-se na diferença entre trabalho pedagógico e trabalho docente colocando como conceitos relacionados entre si, mas que tem conceitualizações diferentes. Os autores colocam que ao reduzir a ação pedagógica à docência é fazer com que o conceito amplo de Pedagogia seja simplificado à uma conceitualização minimalista:

O pedagógico e o docente são termos inter-relacionados, mas conceitualmente distintos. Portanto, reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito de Pedagogia. A não ser que os defensores da identificação pedagogia-docência entendam o termo Pedagogia como metodologia, isto é, como procedimentos de ensino, prática do ensino, que é o entendimento vulgarizado de Pedagogia. Mas pensar assim significa desconhecer os conceitos mais elementares da teoria educacional. A Pedagogia é mais ampla que a docência, educação abrange outras instâncias além da sala de aula, profissional da educação é uma expressão mais ampla que profissional da docência, sem pretender com isso diminuir a importância da docência. (LIBÂNEO & PIMENTA, 2002, p. 30)

Vale ressaltar, que é tolerante reconhecer o ambiente escolar, e a docência, como um espaço rico em referências para a formação do profissional em educação. Porém, não se pode aceitar ser a docência a base da formação do pedagogo, à medida que reconhece a complexidade dos sistemas educacionais e a ação pedagógica como elementos imprescindíveis à formação. Nessa perspectiva pode-se citar Libâneo (1998, p. 120) com afinalidade de mostrar seu entendimento sobre a base comum de formação.

[...] o trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico. Vai daí que a base comum de formação do educador deva ser expressa num corpo de conhecimentos ligados à Pedagogia e não à docência, uma vez que a natureza e os conteúdos da educação nos remetem primeiro a conhecimentos pedagógicos e só depois ao ensino, como modalidade peculiar de prática educativa.

O pensamento de Libâneo vem contestar a afirmação que diz ser a docência a base da formação do educador. No ponto de vista do autor a docência deve ser entendida como uma modalidade na formação do pedagogo, e ao considerar o que foi dito pode-se perceber a diversidade do trabalho pedagógico.

Pode-se ver que a Pedagogia, segundo os autores Libâneo e Pimenta, é uma ciência, e como tal deverá se praticar sem descaracterizar seu objeto de estudo, portanto, sem deixar de considerar, na pratica pedagógica educativa, “a presença concomitante, atávica, imanente da ciência e da arte” (LIBÂNEO e PIMENTA, 2011). Cabe-lhe avisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com