TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO CICLO 3 PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - DGPED2001VRDA3O

MARCELO ALVES DA SILVA

8116933

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

PORTFÓLIO - CICLO 3

Polo Volta Redonda

2020

Relato sobre a observação da situação de aprendizagem

O meu processo de observação foi de minha sobrinha, uma criança de 3 anos de idade que já está em uma escola de educação infantil. A criança demonstra bastante curiosidade e entusiasmo para aprender e já assimilou alguns aprendizados como cores, nomes de animais, nome de objetos e alimentos, sons produzidos por animais, algumas letras do alfabeto e alguns números. O aprendizado desses elementos ocorreu por alguns fatores como o relacionamento no meio familiar em que sua mãe está sempre estimulando o aprendizado dela, vídeos de conteúdos educativos assistidos pela criança sob supervisão da mãe e por lições e atividades realizadas em sua escola infantil.

A situação específica a qual observei ocorreu na casa da minha irmã e se tratou de uma atividade escolar sugerida por sua professora e que deveria ser realizada com a criança em parceria de algum responsável. Em decorrência do período atual de quarentena as atividades presencias na escola estão suspensas, porém a escola faz encontros virtuais síncronos curtos com as crianças onde são passadas instruções para as crianças e o responsável sobre a atividade que precisa ser realizada.

Na atividade que observei, a professora sugeriu uma atividade que tinha por objetivo trabalhar com a letra do nome da criança pra familiarizá-la com o formato da letra, bem como trabalhar algumas habilidades motoras. A atividade consistia em desenhar num retângulo de papelão a primeira letra do nome da criança com o auxílio de um molde disponibilizado pela escola. Depois de desenhada a letra, foi orientado a se fazer furos no papelão seguindo o formato da letra que depois a criança passaria um pedaço de barbante por cada furo fazendo o formato da letra.

Obviamente uma criança de 3 anos de idade não tem habilidade motora e intelectual para realizar tal atividade de forma completamente autônoma. A professora orientou que era necessário a mediação de um responsável, que teria que fazer boa parte da atividade e a criança deveria estar participando de todo o processo de acordo com as suas capacidades.

Depois de concluída a letra a criança teve que passar o barbante pelos furos, contudo a criança não obedecia a uma ordem sequencial na hora de passá-lo, mas colocava de forma aleatória, nesse momento o responsável precisou retirar o barbante e pedir para a criança recolocá-lo, mas agora apontando sequencialmente o furo em que a criança precisava passar o barbante até que se concluiu a atividade.

Pude observar que a criança, por mais que já soubesse identificar a letra do nome, a cor da letra ou mesmo tivesse coordenação motora para passar o barbante pelo furos, não podia porém nem escrever a letra nem passar o barbante de forma ordenada e sequencial. Contudo quando, com o auxílio de um mediador que indicava a sequência, a criança foi capaz de realizar a atividade sozinha.

A observação da situação de aprendizagem e a sua relação com a zona de desenvolvimento proximal

Segundo Vygotsky a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível desenvolvimento real da pessoa, ou seja, aquilo que ela pode ela pode solucionar de forma independente, e o desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que ela só pode solucionar com auxílio de mediação.

Na situação de aprendizagem que observei, pude constatar que algumas ações podiam ser realizadas pela criança de forma independe, como identificar a letra “A”, por exemplo, discernir a cor da letra e até mesmo passar o barbante pelos furos que perpassavam a letra. Sendo assim, pode-se concluir que essas ações já constituíam o nível de desenvolvimento real da criança. Ela porém, como já mencionado, não conseguia passar o barbante pelos furos de forma sequencial, mas quando auxiliada por sua mãe que indicava cada furo no qual deveria-se passar o barbante a criança conseguiu concluir a atividade, pode-se concluir então que nesse momento ação se dá no nível de desenvolvimento potencial, pois a tarefa só foi realizada com a mediação da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com