TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS VIRTUAIS DE CONTAÇÃO DE HISTORIAS

Por:   •  29/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL[a]

Curso: FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM PEDAGOGIA

Turma: FLC3723FPP

Disciplina: ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Semestre: 3º

Tutor Externo: MARISA GIROLETTI

Acadêmico: CRISTIANE FLÁVIA DA SILVA[b]

ORIENTAÇÕES

        

Após construir a temática do seu estágio (Etapa I), utilizando a BNCC, Temas Transversais e Áreas de Concentração do seu curso e de acordo com as diretrizes de estágio, chegou o momento de você construir o Roteiro de Observação Virtual.

Faça pesquisa em diferentes lugares para encontrar o maior número de informações possíveis e preencha no quadro abaixo:

INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Utilize informações de site ou blog da escola, Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, Censo Escolar (MEC), perfil da instituição em redes sociais (facebook, Instagran, etc). Esta consulta para coletar as informações pode ocorrer também por reuniões agendadas (Teams, Zoom, Facebook, WhatsApp) ou via e-mail, telefone ou WhatsApp com o gestor da instituição concedente.

Nome da Instituição Concedente:

Escola Municipal Nádia Lúcia Ferreira Alves

Localização:

Rua Coimbra, nº31, bairro Jardim Europa, Sete Lagoas - MG

Quantidade de estudantes: Possui 569 estudantes, sendo 43 do Ensino Infantil e 526 do Ensino Fundamental

Área de Atuação[c]: Ensino Infantil 1º e 2º períodos e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano de escolaridade.

Turno de atendimento: Matutino e Vespertino

Quadro de funcionários[d]: Possui 1 diretora, 1 vice-diretora, 2 pedagogas, 1 secretaria, 4 auxiliares de secretaria, 2 auxiliares de biblioteca, 20 professores regentes, 2 professores da sala de recurso AEE, 7 professores de apoio pedagógico, 2 professores de educação física, 1 professora eventual, 1 assistente de turma, 6 serventes escolares e 3 vigias totalizando 53 funcionários.

Experiência e Formação:[e] Os 32 professores, a diretora, a vice diretora e as pedagogas possuem curso em Normal Superior e a maioria dos professores possuem Formação em Pedagogia e Licenciatura. Os auxiliares possuem Ensino Fundamental e Médio.

IDEB[f] da Instituição: Ano Fundamental 1 – 6,5 em 2019

IDEB da cidade:[g] Ano Fundamental 1 – 5,9 em 2019

Estrutura da escola: [h] A escola possui 11 salas de aula, 1 sala de biblioteca, 1 sala de computação, 1 sala de xeróx, 1 sala para professores, 1 sala de secretaria, 1 sala de direção, 1 cantina, 1 espaço para refeitório, 1 quadra coberta, 4 banheiros para estudantes, 2 banheiros adaptados e 2 banheiros para professores.

Proposta Pedagógica:[i] O Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal “Nádia Lúcia Ferreira Alves” é um instrumento valioso, de caráter orientador nas diversas dimensões da organização desta instituição. A organização e construção deste documento foram desenvolvidas com a presença de toda comunidade escolar. Os encontros foram marcados com a presença de todos os segmentos de funcionários, colegiado escolar, pais de alunos desta escola. O que esse documento possui de mais importante é o compromisso e a responsabilidade de todos os agentes envolvidos na busca de uma escola viva e atuante, que tenha como princípio a participação de todos na tomada de decisões, desmistificando assim a “cultura de silêncio”, em prol de uma escola participativa e democrática. Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do Covid-19, o cenário extraordinário de isolamento social trouxe para o mundo a necessidade de adotar medidas excepcionais. Tendo em mente a necessidade da continuidade aos estudos, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura elaborou o Regime de Estudo não presencial para alunos da Rede Municipal de Ensino, instituído pela Portaria nº 252, de 08 de Junho de 2020, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, constitui-se de procedimentos específicos, meios e formas de organização das atividades escolares obrigatórias destinadas ao cumprimento das horas letivas legalmente estabelecidas, visando à garantia das aprendizagens dos estudantes e ao cumprimento das Propostas Pedagógicas, durante o período de suspensão das atividades escolares presenciais. Diante disso, a instituição elaborou de forma coletiva o planejamento estratégico delineando um novo jeito de promover o processo de ensino e aprendizagem nesse período emergencial. Almeja-se com este PPP, o desenvolvimento de um trabalho consciente em todos os seus eixos norteadores, transformando esta escola em um espaço educativo, formador de consciências, sempre perceptíveis para os sujeitos envolvidos, portanto presente na formalidade do cotidiano, que congregue ao currículo formas de agir e atitudes diante do conhecimento da vida.

Portanto, este Projeto Político-Pedagógico visa ser, verdadeiramente o coração desta escola, que a fará pulsar cotidianamente na direção de transformar-se em um espaço dinâmico, alegre, de relações solidárias de projetos comprometidos com a cidadania e a democracia.

JUSTIFICATIVA

- Destacar os objetivos pedagógicos do Produto Virtual e qual(is) as possibilidades de uso pelo púbico atendido.

- Detalhar o processo de pesquisa dos materiais para elaboração do Produto Virtual mencionados no item IV.

Elaborar uma trilha pedagógica ofertando metodologias práticas que podem ser utilizadas por qualquer docente com o trabalho direcionado para educação infantil e fundamental.

Privilegia o raciocínio, a formação educacional, religiosa e a vida integral de cada educando, conectados com a escola e a família.

Disponibilizar para a sociedade acadêmica materiais pedagógicos para o uso virtual que esteja correlacionado com todas as matérias que os alunos estão estudando.

Em tempos de pandemia, com aulas suspensas, manter a rotina escolar esta sendo um grande desafio para todos. Pensando nisso este Projeto tem com objetivo elaborar de forma pratica meios didáticos para que as famílias possam manter a rotina das aulas em casa.

Os professores elaboravam através de exemplos práticos e lúdicos de atividades que podem ser desenvolvidos pelos pais e responsáveis dessas crianças, como por exemplo, a aprendizagem e conhecimento das letras do alfabeto, números, arte e contação de historias.

O suporte da mudança foi a internet, o ensino passou a ser remoto. Houve também uma transformação comportamental dos professores para não perder a conexão com seus alunos e manter o foco da aprendizagem.

Para manter os alunos conectados, a escola entrou em contato com todos os responsáveis, adicionou os números dos estudantes e pais no seu Whatsapp, criou grupos por turma, por onde passam áudios e vídeos com aulas e instruções. Seus alunos fazem as tarefas no caderno, tiram foto, mandam de volta para os professores corrigirem. Neste período os professores refazem todas as aulas, gravam vídeos com os conteúdos das disciplinas, criam canais próprios em rede sociais, mudam as avaliações e assim trocaram os quadros e as carteiras pelas telas e aplicativos.

INFORMAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA[j]

Temática, área de concentração, palavras-chave, nome do programa de extensão, nome do projeto de extensão, produto virtual apresentadas no Projeto de Estágio.

Temática:  

Área de Concentração: METODOLOGIA DE ENSINO

Palavras-chave: CONTO, HISTORIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Programa de Extensão: METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Projeto de Extensão: PRÁTICAS VIRTUAIS DE CONTAÇÃO DE HISTORIAS.

Produto Virtual:  E-book E Podcast.

MATERIAIS ENCONTRADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO

Utilize informações de sites/blogs, Portal do Professor (MEC), YouTube, Plataforma de Periódicos da Capes, Domínio Público, Curta na Escola (filmes) entre outros.

Insira os links dos achados na busca virtual (referência)

Livros -

E-books -

Imagens -

Vídeos-

Curta-metragem -

Artigos -

Reportagens -

Mapas -

Folders -

Cartilhas -

Podcasts -

Lives -

Sites -

Software Educativo -

Outros -

[a]Este roteiro deve ser entregue ou postado na Etapa 2 do seu estágio, conforme cronograma.

ATENÇÃO:

Substitui a Ficha 2 ou Roteiro de Entrevista do Estágio.

[b]Insira as informações da sua turma

[c](Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos):

[d]Exemplo: Um total de 20 professores, 2 pedagogos e 5 funcionários de serviços gerais, além do diretor.

[e]A experiência destes profissionais varia de 5 a 10 anos na educação básica, sendo que todos os professores possuem formação na educação superior (curso de pedagogia ou licenciatura especifica). Destes 20 profissionais, somente dois tem formação stricto sensu (mestrado em educação)

[f]O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. 

http://portal.inep.gov.br/web/guest/ideb

Nos estágios de Educação Infantil (curso PED), com Educação Infantil (cursos FPP/FSP/LEE/EAP) e instituições especializadas (cursos LEE/EAP) não é necessário preencher os campos de IDEB.

[g]CONSULTE:

https://www.qedu.org.br/cidade/924-abdon-batista/ideb

[h]Espaço físico, consulte o Projeto Pedagógico da Escola – PPP. Você pode conseguir estes dados por consulta pública ou por contato com o gestor da instituição concedente pelos canais de comunicação (facebook, whatsApp, e-mail, etc)

[i]Quais os autores, metodologia e concepção da escola.

[j]Já apresente a Temática do seu Projeto de Estágio, área de concentração, as palavras-chave, o nome do Projeto de Extensão e produto virtual escolhido. Consulte sua Trilha de Aprendizagem da disciplina de Estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com