TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue Supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.  

R= Supervisão, significa “visão sobre”. Assim a supervisão educacional significa visão sobre todo processo educativo, para que a escola possa alcançar objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola, tendo como objetivo maior favorecer a atuação dos professores na melhoria da qualidade da educação. O supervisor é conhecido como especialista da educação, responsável por tornar a prática educativa flexiva, receptiva às inovações a às transformações no plano social, científico e tecnológico. O supervisor tem a tarefa de coordenar, acompanhar e orientar o ensino aprendizagem e, assim contribui para o bom nível da educação. Na prática diária, o trabalho do supervisor educacional se apóia em princípios filosóficos e diretrizes educacionais, contribuindo com o valor científico. O supervisor é o agente do relacionamento professor-aluno, na formação de valores éticos através de uma ação cooperativa para que a educação atinja seus objetivos, envolvendo a todos que participam do processo educacional.

  1. O conceito de supervisão escolar sofreu algumas alterações ao longo do tempo, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criativa. Explique cada uma delas.

R= Fase Fiscalizadora: Tem como objetivo o cumprir as leis de ensino, professores em situação legal e cumprir datas e prazos, verificação de documentos escolares.

Fase Construtiva: Está ligada à supervisão orientada e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos professores.

Fase Criativa: Trata-se de um trabalho coletivo, que visa à participação de todos que estão envolvidos no sistema educacional. Estimula e orienta, de maneira democrática e científica, desenvolvendo profissionais capazes de melhorar o ensino aprendizagem.

  1. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012 (lei que regulamenta a profissão de supervisor educacional), expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

R= O projeto de Lei n°4.106, de 2012 foi criado para estabelecer diretrizes para a atuação do profissional de supervisão. Segundo a referida lei, existem vários requisitos a serem cumpridos para que o indivíduo se torne um profissional de supervisão, a mesma também aponta em quais fontes o profissional pode atuar. A mesma é de grande importância, pois é uma ferramenta que além de regular a profissão de supervisor, colabora para assegurar a qualidade do ensino dentro das escolas.

  1. Escolha três dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

R= Trabalho fragmentado: se dá as atividades treinamentos/ capacitações e aplicações em sala, não estão alinhados, não acontece de uma forma freqüente e integrada.

Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: essa dificuldade remete as questões da hora atividade (por exemplo) que as vezes não é suficiente para suprir a demanda de tempo gasto na pesquisa e preparação de uma aula adequada, que prejudica todo andamento do processo, de ensino aprendizagem, planejado pela equipe pedagógica.

Direção administrativa, com pouco interesse no pedagógico da escola: problema ocorrido quando o segmento administrativo da escola (sobre tudo a direção), não dá suporte para a equipe pedagógica exercer suas funções.

  1. No texto “A identidade e atuação do pedagogo no contexto escolar no estado do Paraná” Freitas explicita como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná. Faça uma síntese do texto (mínimo 10 linhas), apresentando os pontos principais.

  1. Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2003), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.

R= Não é função de um supervisor escolar ser fiscal de professores, tarefeiro, quebra-galho, tapa buraco, não é coringa, não é generalista. Vasconcelos define o supervisor como o articulador do projeto político pedagógico da instituição no campo pedagógico, com a função de organizar a reflexão, a participação e os meios de concretizar a tarefa da escola, a qual é propiciar que todos os alunos aprendam e se desenvolvam como seres humanos plenos.

E sim, eu concordo com tudo isso, os professores não devem se sentir menos que um supervisor pedagógico, mas sim dar a importância necessária a esses profissionais, que se colocarem um supervisor pedagógico para tapar buracos toda vez que outro professor falta, irá gerar uma desorganização no ambiente escolar.

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Relacione cinco características que um supervisor precisa desenvolver para dar conta dos desafios atuais e explique-as.

R=

  1.  Qual a diferença entre a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.

R= Tradicional fiscaliza o trabalho pedagógico e o ensino-aprendizagem. , o supervisor deve ser um facilitador, ter o conhecimento como um dado absoluto, agir de maneira natural diante dos problemas

  1. Muitas são as ações do supervisor. Escolha três ações que você considera principais e explique-as.

  1. Analisando o seu perfil, você julga ser capaz de exercer as funções de um supervisor? Justifique.

  1. O supervisor se depara com diversos tipos de conflitos dentro da escola. Neste sentido, o que significa ser um mediador do ensino-aprendizagem?
  1. Faça uma síntese, relatando as principais ideias do texto “O Papel do Supervisor Frente às Novas Tecnologias” e aponte a importância desta ferramenta no contexto escolar. (Mínimo de 15 linhas).
  1. Sabemos que o PPP e o regimento escolar são indispensáveis ao bom funcionamento da escola e que cada instituição é responsável pela construção coletiva de ambos. Cite algumas possíveis contribuições do Supervisor escolar neste processo de construção.

UNIDADE 3

FUNÇÕES E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique as funções técnicas, administrativas e sociais da supervisão escolar, destacando a importância de cada uma.
  1. É função do supervisor diagnosticar as necessidades educacionais, oferecer sugestões e auxiliar o professor na resolução de problemas. Com base no texto “Funções da supervisão”, escolha quatro funções da supervisão e descreva de que forma você desenvolveria cada uma das funções escolhidas.
  1. Faça uma análise crítica, relacionando o texto “A prática da supervisão” à realidade das escolas nos dias de hoje.
  1. O currículo está relacionado ao trabalho do Supervisor. Como deve ser sua atuação para contribuir de forma significativa diante dos desafios educacionais atuais?
  1. Faça uma análise relatando cinco desafios encontrados pelo supervisor, na atualidade? É possível que ele cumpra sua função diante de tais desafios? Justifique sua resposta.
  1. Diante do que você estudou até o momento, elabore um texto argumentando sobre a importância do supervisor educacional para a escola.

UNIDADE 4

A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. De acordo com os seus estudos, apresente as tarefas que o supervisor educacional deve realizar na elaboração do projeto pedagógico.

2. No texto de Cíntia Marantes Rech, a autora destaca que o supervisor escolar deve articular todo o conjunto escolar (professores, alunos, pais, direção, comunidade educativa em geral) e buscar um projeto único. Nessa perspectiva como deve ser o trabalho do supervisor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com