TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO Autismo

Por:   •  18/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  16.370 Visualizações

Página 1 de 6

TAIZA APARECIDA ALVES DE LIMA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios do autismo na pré-escola

[pic 2]

Jandaia do Sul

2014


TAIZA APARECIDA ALVES DE LIMA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios do autismo na pré-escola

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas da Faculdade de Jandaia do Sul, apresentado como requisito parcial para obtenção de média final da disciplina.

Docente: Profa. Me. Thais Jerônimo Duarte.

[pic 3]

Jandaia do Sul

2014

1 INTRODUÇÃO

A inclusão escolar de uma criança autista é um grande desafio para escola, professor e família, além da própria criança que encontra dificuldades em se socializar. Os desafios da escola são grandes, pois esse aluno autista tem uma grande dificuldade em torna às informações recebidas do professor em conhecimento, ou seja, como conseguir que algo se absorvido por esse aluno, como tornar o ambiente cômodo a socialização dessa criança com as demais crianças, como ajudar no desenvolvimento motor, quais atividades podem ser realizadas para que a criança autista se integre, e como a família desempenha um papel fundamental dentro desse grupo.

O trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico acerca do tema. Faz-se necessário entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo: caracterizar as dificuldades encontradas pelo aluno, pais, professores e escola neste processo de inclusão abordar o conceito e características do autista; identificar as dificuldades de aprendizagem desses alunos, refletir o papel desempenhado pelo professor no inicio da vida escolar do aluno autista e a analisar a importância do papel da família em todo processo de inclusão escolar.

Assim, é necessário que a escola, enquanto instituição educativa esteja se preparando para incluir as crianças autistas, não apenas lhes permitindo o acesso, a fim de aumentar as estatísticas de autistas incluídos, mas também reconhecendo as suas diferenças, limitações e necessidades, procurando se adequar a elas para melhor atendê-las.

2 JUSTIFICATIVA

Ainda são poucas as pesquisa acerca deste tema por isso a escolha, para uma compreensão melhor o autismo e as dificuldades que o professor encontra quando se depara com essa situação em sala de aula e não saber como agir, por isso a necessidade de pesquisar quais são as dificuldades enfrentadas pelos docentes na tentativa de inclusão do autista, e entender também o lado da família.

O professor tem que conhecer melhor a deficiência para se preparar para receber este aluno que requer uma atenção, mas já mais um distinção por sua necessidade educacional e assim que essa pesquisa ajude a orientar professores e demais profissionais da educação a ir a busca de novos caminhos seguro para inclusão deste alunos e para aprendizagem.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Caracterizar a inclusão de crianças autista na pré- escola.

3.2 Objetivos Específicos

Identificar as dificuldades escolares do aluno autista;

Refletir o papel do professor e as dificuldades na inclusão de aluno autista;

Analisar a importância da família neste processo.

4 HIPÓTESES

A criança autista ela é integrada ou inclusa na pré-escola;

A pré-escola é fundamental para que o aluno autista comece a ter interação social;

A família e professores interação família e escola é fundamental para a inclusão da criança autista na vida escolar.

5 METODOLOGIA

O estudo desenvolver-se-á através de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de oferecer uma visão panorâmica do tema proposto, a metodologia utilizada neste trabalho será de pesquisa bibliográfica e documental, obtendo-se assim informação empírica, teórica e metodológica, acerca da problemática em questão. Serão utilizadas as bibliografias e as web grafias como instrumentos de pesquisa documental. Após revisão bibliográfica a respeito do tema que envolva autismo – inclusão– educação.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 O QUE É AUTISMO?

O autismo é caracterizado como um desenvolvimento atípico na socialização e comunicação do indivíduo, o termo foi usado pela primeira vez 1911 por Bleuler que buscava entender como alguns pacientes com esquizofrenia se retraiam. As primeiras pesquisas sobre autismo foi publicada em 1943 pelo austríaco Leo Kanner que constatou uma nova síndrome entre as crianças que apresentava um distúrbio autístico do contato afetivo, Kanner percebeu que essas crianças tinham inabilidade de se relacionar, dificuldades motoras e na fala. É classificado como um transtorno global do desenvolvimento tendo como características o acentuadamente atípico na interação social e na comunicação

6.2 A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA  

Quando se fala da inclusão das pessoas com necessidades especiais não podemos deixar de aborda a educação inclusiva que Oliveira (2012, p. 67) nos coloca da seguinte maneira “educação inclusiva é uma proposta que sugere mudanças no conceito de ensino e das práticas pedagógicas realizadas na escola, apontando para o benefício escolar de todos.”. A inclusão de crianças autista nos primeiros anos da vida escolar permite a ela um desenvolvimento na interação pessoal, já que a mesma tem dificuldades em se expressar. A inclusão é uma preparo para a vida em comunidade dando a oportunidade da criança autista a conviver com as demais crianças, acabando com rótulos que foram dados com tempo e não condizem com a atual realidade (Viera, Baldin e Freire, 2013, p. 02).

6.3 O PAPEL DO PROFESSOR

Falando de inclusão não podemos esquecer-nos do importante papel em que o professor tem. No caso quando falamos da inclusão de crianças autista as dificuldades para os professores está em como levar conhecimento a crianças autista, pois enquanto uma criança típica aprende com brincadeiras, com os pais e colegas, para uma criança autista as coisas não são parecidas, há uma relação diferente entre cérebro e sentidos nem sempre as informações tornam- se conhecimento (Cunha, 2011, p. 31). O professor se vê em uma situação em que precisa estruturar um ambiente para que o aluno se sinta acolhido naturalmente como os outros, para que seja cativado pelo espaço escolar. Como os professores da pré- escola são os primeiros na vida de uma criança tem um papel difícil, pois são eles que notam os primeiros sinais do autismo e assim tem que ajudar a família a lidar com a criança evitando que sejam causados traumas: Oliveira (2012) diz do papel exercido pelo professor quanto a orientação para com a família:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com