TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AULA DE CIÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Projeto DE AULA DE CIÊNCIA SOBRE O MEO AMBIENTE

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos do 3º ano do ensino fundamental I , da importância do meio ambiente, propondo um aprendizado sobre reduzir, reutilizar e reciclar de uma forma prática e lúdica. O educador terá a missão de ensinar aos educando como é essencial cada um fazer a sua parte, que com pequenos gestos podemos salvar nosso planeta.

Palavra chave: Meio Ambiente, Reduzir, Reutilizar e Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O meio ambiente é tudo o que compõe o nosso planeta e afeta a nossa vida, o ar que respiramos a água que cobre a maior parte da superfície da terra, as plantas e animais que nos rodeiam, etc.

                                        “Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com

                                        a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos

                                        Tudo o que tem a ver com a vida, sua manuten-

                                        cão e reprodução. Nesta definição estão: os ele-

                                        mentos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os

                                        elementos vivos (as plantas, os animais, os ho-

                                        mens), elementos culturais (os hábitos, os costu-

                                        mes, o saber, a história de cada grupo, de  cada

                                        comunidade)e a maneira como estes elementos são

                                        tratados pela sociedade. Ou seja, como as ativida-

                                        des humanas interferem com estes elementos.Com-

põem também o meio ambiente as interações -destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas. Assim entendido, o meio ambiente não diz respeito apenas ao meio natural, mas também às vilas, cidades, todo o ambiente construído pelo homem.” (Neves e Tostes, 1992, p 17)

Mas muitas pessoas acham que o meio ambiente é apenas as coisas naturais, aquelas áreas intocadas pelo ser humano, mas isso não é verdade, pois qualquer espaço é considerado meio ambiente, mesmo aqueles em que há modificações causadas pelo ser humano.

Há tempos o meio ambiente vem sofrendo varias conseqüências pela ação do homem, que vem prejudicando-o no seu cotidiano, às vezes prejudicam sem mesmo perceberem, por falta de informações sobre o assunto, mas felizmente muitas pessoas já estão se mobilizando para ajudar a minimizar esse problema, fazendo várias coisas para preservá-lo, como reciclando, reduzindo. Então é importante que começarmos com as pequenas ações, pois de nada adianta se preocupar tanto com o meio ambiente, e depois jogar um papel da bala no chão.

Portanto sabemos perfeitamente que o meio ambiente é essencial para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam, pois acham que isso não ira os prejudicar. Por isso, é importante que toda a humanidade comece urgente a tornar consciência da importância que o meio ambiente nos faz, começando assim as providências e as preservações, e mobilizando a todos. Pois sem estes recursos água, terra, ar, e ainda afetados, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as conseqüências, mas também os seres humanos serão prejudicados.

Sempre vemos esse assunto ser tratado em programas de TV, revistas, livros, na internet, e mesmo com tantas informações e ainda encontramos pessoas que não fazem o básico necessário para a preservação, como reciclar, não jogar lixo na rua, não poluir rios, desperdiçar água, desmatamento, etc. Por isso é de extrema importância que a escola e os educadores tenham consciência disso, e comece a falar com seus alunos desde cedo sobre esse assunto, ensinando-os a respeitarem o meio ambiente, assim eles aprendem preservar, pois precisamos de recursos naturais para nossa própria sobrevivência.

O educador pode ensinar sobre o meio ambiente usando de uma maneira lúdica e pratica, onde o educando aprendera de uma maneira prazerosa e divertida, como por exemplo, aprender reciclar reciclando, ou reutilizar fazendo vários objetos com materiais reciclados ou reduzir o consumo exagerado e aprender como é importante preservar a natureza e não desmatar plantando uma arvore (como por exemplo, ode começar plantando um feijaozinho em um potinho).

Vamos ensinar nossos alunos as regras dos três “R”s Reduzir, Reutilizar e Reciclar, assim comecará conscientizar à importância de cuidar do nosso meio ambiente. Mas o que seria reduzir, reciclar e reutilizar.

O QUE É REDUZIR? E COMO REDUZIR

Reduzir significa ainda sermos cidadãos mais conscientes e mais atentos, quando se trata de consumir. Consiste em diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário.

Podemos reduzir o consumo de água, demorando menos no banho, varrendo a calçada ao invés de lavar e desligando a torneira ao escovar os dentes. Também devemos reduzir o consumo de energia desligando a televisão na hora do almoço, por exemplo, (que tal sentar-se a mesa e almoçar com a família?) e desligando o computador quando sair do escritório.

Vamos continuar reduzindo o consumo, fazendo compras para a semana e cozinhando apenas aquilo que vai ser consumido, assim evitamos jogar comida fora. E leve as sacolas que você já tem em casa quando for fazer compras, assim você reduz o consumo de plástico (material que demora a se degradar quando descartado)

O QUE É REUTILIZAR? E COMO REUTILIZAR?

Reutilizar, que nada mais é do que dar serventia a coisas que você não usa mais doando a outro que precise ou mesmo dando novas aplicações ou utilidades a coisas antigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (345.5 Kb)   docx (274.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com