TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

POSTAGEM 2 - ATIVIDADE 2

GÉSSICA MORAES ARAÚJO – R.A: 1806086

Polo de Tocantinópolis

2019

Gessica Moraes Araújo 1806086

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

Projeto apresentado a universidade Paulista – UNIP do curso Licenciatura em História, como um dos requisitos para obtenção de nota na disciplina prática de ensino: Integração escola x comunidade, ministrada pela professora Raquel Bokums.

POLO DE TOCANTINÓPOLIS

2019 

SUMARIO

INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVOS 6

2.1 Objetivos gerais. 6

2.2 Objetivos específicos. 6

3. DESENVOLVIMENTO 6

3.1 Revisões bibliográficas 6

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7

RESULTADOS ESPERADOS 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como desenvolver uma ação que aproxima escola e comunidade. Com isso, a escola tem diversas ferramentas de avaliação que convêm de fonte para desenvolver um projeto entre escola e comunidade.

A escola precisa mobilizar a comunidade com atividades que desenvolve, mas o interesse para aproximar a comunidade com a escola. No entanto, estabelecer um projeto, cultural, e literário onde a comunidade pode esta se apresentando na escola mostrando os seus talentos e a escola disponibilizando livros para comunidade ler. Sem duvidas estimular a comunidade a participar desses eventos faz com que se aproxima e interagem com a escola da comunidade.

Os eventos artísticos fazem parte do cotidiano de qualquer escola, independente da linha de ensino que a mesma trabalhe. A escola precisa repensar aspectos ligados à diversidade cultural que envolve a comunidade. Com isso, eventos literários, onde realiza atividades a que vem despertar o interesse dos alunos, pais, e da comunidade. Com essa idéia de inspirar todos a fazê-los ter vontade de ler.

A importância desse projeto vem favorecer o processo ensino-aprendizagem, visto que sugere a colaboração para o estímulo da leitura, e de descobrir os talentos que a comunidade tem, na dança, na luta, no esporte, na capoeira, corrida nas ruas.Com isso é uma forma de resgatar as danças da antiguidade, como, o frevo, maracatu,forró, baião, xote e xaxado e folclore. Essas danças a cada ano que passa esta perdendo sua importância. No entanto, melhorar o desempenho dos alunos e da comunidade através da leitura e Descobrir os talentos que a comunidade tem.

Envolver os alunos e a comunidade cada vez mais na leitura, e nos eventos culturais de uma forma prazerosa, exige muita disposição e compromisso por parte daqueles que almejam estabelecer uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler estabelece esforço, exige parcerias e compromisso sério por parte de todos os submergidos no processo educacional. Por isso, tal projeto exigirá aproximação profundo de professores, alunos e comunidade.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais.

Promover a integração da escola com a comunidade, propondo uma ação através de um evento cultural e literário. Proporcionando aos alunos do colégio e a comunidade despertarem o interesse da leitura de livros e artigos de vários estudiosos, e executar os talentos e resgatar a dança da antiguidade.

2.2 Objetivos específicos.

- Conhecer a importância do evento cultural- literário na escola com a participação da comunidade.

- Resgatar a cultura das danças na antiguidade. Onde a comunidade já teve esses rituais que hoje não tem mais.

-Reconhecer a importância da escola no desenvolvimento dos estudantes. A escola ter mais conhecimento sobre a comunidade.

-Oportunizar aos alunos e a comunidade, produzir e demonstrar seus talentos artísticos e despertar o interesse da leitura. Estimular a capacidade de expressão e comunicação.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Revisões bibliográficas

A interação de escola com a comunidade, é uma ação pertinente, pois a escola tem varias dimensões que corre fora do prédio que pode haver uma relação entre as instituições educacionais e comunidade, onde pode haver um desenvolvimento de autonomia e a participação social.

Conforme a Le i das Diretrizes e Bases da Educação 9.394, artigo 12, inciso VI: “Os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de: articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.” (BRASIL, 1996).

É fundamental a mudança da gestão escolar:

É fato que a escola já não consegue atuar sozinha em seu fazer pedagógico e administrativo. Ela precisa estar em contato direto com a realidade que a norteia, deixar-se permear pelo meio social onde ela s e encontra, pois do contrário, a instituição escolar estará isolada de tudo que pode vir a influenciar diretamente em suas ações e ser alheia a todos os possíveis fatores só estará prejudicando o processo educativo e de construção da cidadania. (BRASIL ESCOLA, 2016)

Essa integração entre, a escola e a comunidade deve ser construída por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com