TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LITERATURA

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  2.442 Visualizações

Página 1 de 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Professora orientadora: Esp. Valdete S. Durante

PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA

OFICINA PEDAGÓGIA PARA APLICAR PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INDANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professor (a) estagiário (a):         Flávia Louise Arias de Assis,

Marina Nunes da Cruz

Paulo Rogério de Souza

FAINSEP – Faculdade Ensino Superior de Educação do Paraná

Rua dos Gerânios, 1893, Borba Gato, CEP, 87060-010 – Maringá-Pr.

Público: acadêmicos do curso de Pedagogia e professores da educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais).

Duração do projeto: 8 h/a.

Data de aplicação da oficina: 11/11/2014

Horário: 19h15 - 20h45

  1. TÍTULO: A Televisão de papelão como uma ferramenta pedagógica na contação de histórias para o público da educação infantil e ensino fundamental.
  1. INTRODUÇÃO

O tema que iremos trabalhar nessa oficina promovida pelo INSEP como parte do Estágio Supervisionado IV, será a televisão de papelão como um instrumento pedagógico para auxiliar na contação de histórias para o público infantil, nos centros de educação nas escolas de ensino fundamental.

Essa proposta visa auxiliar e ampliar as possibilidades de trabalhar com literatura em sala de aula infantil, buscando diversificar meios de abordar as histórias dos livros, tornando o assunto mais dinâmico e atrativo para o público alvo.

Na realização dessa oficina será ensinado como fazer uma televisão de papelão, bem como fazer outros meios para ampliar a possibilidade de explorar de maneira externa a história contada para as crianças. Nesta oficina será trabalhada a história do livro de Tatiana Belinky, “O grande rabanete”.

Além de ensinar como fazer a televisão de papelão, também será ensino como fazer e enfeitar um pequeno vaso utilizando garrafas pet, para que no final da história os alunos possam plantar uma muda de rabanete.

Desta maneira, o objetivo dessa oficina será transmitir a um público específico a necessidade de explorar novas possibilidades do professor, do pedagogo e do educador de trabalharem com literatura na prática, apresentando uma proposta dinâmica de explorar qualquer história de maneira diferenciada da tradicional simples leitura.

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho com literatura infantil é sempre um desafio, já que chamar a atenção das crianças para novas histórias e manter a sua atenção e concentração durante o trabalho de litura e trabalho com o texto literário não é algo fácil para o professor.

Assim, essa oficina se justifica, para além de atender as exigências iniciais do Estágio supervisionado IV, pois buscará apresentar aos novos e atuantes profissionais da área da educação uma outra possibilidade para trabalhar com o texto literário.

Isso porque o projeto tem o objetivo mostrar ao profissional da educação que de despertar nas crianças o gosto pela literatura é algo essencial e depende muito da sua abordagem. Essa proposta da televisão de papelão visa apresentar um anglo diferente da história infantil, no livro e a história nele escrita, que podem ganhar vida fora de suas páginas, dependendo muitas vezes das atitudes de quem trabalha a história, que pode influenciar o leitor ou ouvinte a construção desse universo que o autor cria para eles.

Enfim, essa oficina poderá contribuir para o processo formativo dos futuros profissionais da educação que irão atuar diretamente com o público infantil, que estarão aprendendo novas maneiras de trabalhar a literatura com esse público específico. Também poderá servir como modelo para futuras oficinas ou trabalhos pedagógicos desenvolvidos na faculdade de pedagogia.

  1. OBJETIVO.

  1. Objetivo Geral.

Promover uma atividade diferenciada que possam auxiliar os professores, pedagogos e educadores a explorar a literatura infantil de maneira dinâmica e atrativa.

  1. . Objetivos específicos

  • Refletir sobre a possibilidade de trabalhar a literatura infantil de maneira diversificada;
  • Ensinar os futuros profissionais e educadores atuantes como fazer uma televisão de papelão para trabalhar com literatura infantil;
  • Mostra como fazer outros utensílios pedagógicos, como vasos de garrafa plástica, para ampliar as possibilidades de trabalhar com a história.
  1. METODOLOGIA

Para realizar a presente oficina pedagógica para os acadêmicos de Pedagogia e profissionais da educação, buscou-se fazer algumas leituras para fundamentar teoricamente a proposta que trabalho que seria explorada na aplicação da atividade.

Primeiramente procuramos um texto que seria adequado para o público alvo para o qual a atividade seria direcionada. Para isso foi escolhido o texto “O grande rabanete” de Tatiana Belinky retirado inicialmente do blog educativo “Alfabetização CEFAPRO de Pontes e Lacerda”:  http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/09/historia-o-grande-rabanete.html. Neste site encontramos várias atividades e possibilidades de trabalhar com o texto. A atividade escolhida foi a de plantarmos juntos com os alunos, em um vaso de garrafa pet, uma semente de rabanete.

Num segundo momento, buscamos um modo diferenciado de apresentar essa história aos alunos. O método escolhido foi o de apresentar e/ou a história utilizando uma televisão de papelão. Para construir a televisão de papelão nos valemos de informações selecionadas de alguns sites da internet, entre os quais, o que mais contribuiu foi o “Dicas Miúdas”: http://www.dicasmiudas.com.br/tags/televisao-de-papelao/ que apresentou os materiais necessários e passo a passo do processo de fabricação de uma televisão de papelão no uso de contação de histórias. Um das dicas do site foi, ao fabricar a televisão: “Solte a criatividade e decorre como quiserem, podem fazer parecida com uma televisão de verdade ou não...” (Online, 2012).

O método utilizado para aplicação da oficina teve como proposta apresentar aos acadêmicos de pedagogia e profissionais da educação uma atividade na qual eles pudessem participar de todo o processo de elaboração do material pedagógico, tanto na construção da televisão de papelão, como também na confecção dos vãos que poderão ser utilizados para os alunos plantarem as sementes de rabanete.

  1. CRONOGRAMA

DIAS DE ATIVIDADE

ATIVIDADES

DATA/C. HORAS

1º dia

- Elaboração do projeto da Oficina

03/11/2014 – 4 HORAS

2º dia

- Aplicação das atividades da Oficina Pedagógica

11/11/2014 – 4 HORAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (112 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com