TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Entre História E Literatura Da época Da Ditadura

Monografias: Projeto Interdisciplinar Entre História E Literatura Da época Da Ditadura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

Formar leitores não é tão simples. É necessário a integração da família e escola no processo de estimulação do aluno a prática da leitura, e esta estimulação deve ocorrer de forma precoce para que se tenha um resultado satisfatório no hábito de ler. No Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069, a criança tem direito a cultura, no entanto, a realidade mostra que este direito não está sendo fornecido de forma adequada ou integral. A mídia tem desvirtuado o conceito de cultura, banalizando e marginalizando a música e a televisão tendo como foco o sexo.

Nas escolas observa-se que a prática de leitura é posta para o aluno como uma obrigação, e este, em sua maioria, vê o momento de ler um livro como uma punição. Há aqueles também que utilizam de atalhos para se livrarem da leitura. Resumos dos livros são facilmente encontrados na internet, o que dificulta a aproximação indivíduo e livro.

Um outro fator que não desperta interesse dos alunos pela leitura são as atividades propostas em relação ao livro lido. Em sua maioria são relatórios ou fichamento destes livros, atividades que são reprovadas por estes alunos. É necessário que os professores diversifiquem e criem novas propostas de atividades com intuito de entreter a turma em relação ao tema abordado.

PROJETO PEDAGÓGICO

ROMANTISMO NO BRASIL: CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA ATRAVÉS DA POESIA

Rede de ensino: rede pública

Turma a ser aplicado o projeto: 2º ano do ensino médio

Idade média dos alunos: 16 anos

Número de aulas necessárias: 5 aulas

2- CRONOGRAMA:

1ª aula primeira etapa

2ª aula: segunda etapa

3ª etapa: 2 semanas (os alunos farão em casa)

3ª, 4ª e 5ª aula: apresentação e avaliação

3- METODOLOGIA

3.1- 1º Etapa: Os alunos deverão fazer o levantamento bibliográfico a respeito do tema (Romantismo no Brasil).

3.2- 2º Etapa: Após a análise e levantamento bibliográfico, o professor deverá introduzir a proposta de atividade. Serão divididos 4 grupos e cada grupo deverá discutir a respeito de um tema escolhido (A visão do índio na poesia de Gonçalves Dias, Manifestações do nacionalismo na poesia romântica, Alvares de Azevedo: A morte como salvação no Romantismo, Visões do negro na poesia de Castro Alves). Nesta etapa deverá ser realizado o sorteio dos alunos que irão compor os grupos.

4- TEMAS:

4.1- A visão do índio na poesia de Gonçalves Dias: temática voltado as questões indígenas e dos descobrimento do Brasil pelos portugueses.

4.2- Atividades que poderão ser realizadas com o tema:

Teatro, entrevista, confecção de uma revista

4.3- Manifestações do nacionalismo na poesia romântica: Tem como foco a compreensão da visão dos primeiros poetas brasileiros em relação á pátria;

4.4- Atividades que poderão ser realizadas com o tema:

Show de perguntas e respostas entre o grupo, Programa de entrevista, criação de uma música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com