TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA

Por:   •  15/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  9.751 Palavras (40 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

DEDICATÓRIA

Dedico à minha mãe, filhos e netos:

Minhas mais belas razões de viver.

AGRADECIMENTOS

A cada vitória o reconhecimento devido ao meu Deus, pois só ele é digno de toda honra e glória. Senhor, obrigada, pois quatro anos se passaram e muito tenho a agradecer, pela força que concedeu-me nos momentos de angustias e desafios.  

Agradeço aos meus familiares pela compreensão nos momentos de ausência durante esta jornada acadêmica.

Ao meu grupo de pesquisas que tenho um carinho todo especial, as quais levarei em minha memória e meu coração: Conceição Ribeiro, Cirene Lacerda, Jordenira Oliveira, Naiara Braga, Tainã Teles e Viviane Santos, agradeço pelo companheirismo e momentos descontraídos compartilhados, desde o início dessa formação acadêmica, buscando um mesmo propósito: O aprendizado.

Aos colegas da Turma de Pedagogia 2017, com os quais aprendi e dividir experiências e laços de amizades foram construídos.

Agradeço em especial a Tutora de Sala Jane Márcia da Silva Castro, pelo seu maravilhoso trabalho desenvolvido com a turma, pois não apenas foi uma mediadora de conhecimentos, mas transformou toda relação em afeto e carinho. Obrigada, continue sendo essa pessoa compromissada com sua profissão e Deus te recompensará, pois ele conhece o coração dos seus.

Em destaque, quero agradecer a minha querida MÃE, que não estar em nosso meio, mas sinto sua presença neste momento tão especial em minha vida, pois esta formação devo à ela, que sempre incentivou-me, dizendo que é   através dos estudos que podemos conquistar muitas vitórias, basta termos força e perseverança.

Por fim muito obrigado é pouco para tantas pessoas especiais que se tornaram parte deste momento único.

OLIVEIRA, MARIA DE NASARÉ LEMOS DE OLIVEIRA. LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA: LENDO E APRENDENDO. 2017. 35 pg. Projeto de Ensino (Pedagogia-Licenciatura) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, SÃO FÉLIX DO XINGU-PA, 2017.

RESUMO

Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos para formação de leitores competentes. Ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento e a grandiosidade da prática da leitura permitindo que a criança possa usar a imaginação, uma experiência tão presente durante a infância. A construção deste Projeto efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da criança o poder do hábito da leitura, onde através de pesquisas bibliográficas, documental e participativa buscou-se subsídios para a conscientização das instituições de ensino, que a leitura infantil influi em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social. O presente trabalho apresenta como experiência a abordagem pedagógica adotada pela cidade de Reggio Emília, localizada ao norte da Itália, para Educação Infantil, e é referência de qualidade reconhecida mundialmente e teve como idealizador o Professor Loris Malaguzzi. A proposta da pesquisa do Projeto surgiu a partir das inquietações como Estagiária no decorrer dos Estágios Supervisionados que participei e com conversação com a direção, coordenação e professores das escolas das quais, estive observando. Para diagnosticar o problema, primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico com referenciais teóricos que defendem a importância de trabalhar a prática de leitura no dia-a-dia da criança em fase de formação. Nesse contexto, a pesquisa teve como fundamentação teórica os autores: Lajolo e Zilberman (2003), Piaget (1999), Coelho (2000), RCNI (Referencial Curricular Nacional Infantil) (1998), LDB (Lei das Diretrizes de Nacionais da Educação), PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) (2006), entre outros. O projeto elaborado objetiva a formação de leitores críticos, para o ato de ler e escrever com autonomia, para refletir sobre o que leu e absorver o que será útil para seu crescimento social.

Palavras-chave: Literatura Infantil. Letramento Literário, Estratégica de Leitura


SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................................03

2 Revisão Bibliográfica ...........................................................................................05

2.2 História da Literatura Infantil.................................................................................07

2.3 O Desenvolvimento da Criança de 04 a 05 Anos.................................................08

 2.4 Referencial Curricular Nacional e a Leitura.........................................................10

2.5 Literatura Infantil a e Escola................................................................................ 12

2.6 Incentivar a Criança à Descobrir:  Experiência Reggio Emília.............................15

2.7 A Relação Afetiva Professor-Aluno para o Ensino Aprendizagem.......................17

2.8 Descrição do Campo de Pesquisa.......................................................................18

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................... 20

3.1 Tema e linha de pesquisa....................................................................................21

3.2 Justificativa.......................................................................................................... 22

3.3 Problematização.................................................................................................. 23

3.4 Objetivos.............................................................................................................. 24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.9 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com