TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

São Paulo

2017

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, Interdisciplinaridade e Educação ministrada pela professora

São Paulo

2017

        

Sumário

INTRODUÇÃO        4

PROJETO INTERDISCIPLINAR        6

SUGESTÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

        


INTRODUÇÃO

Entender como a Interdisciplinaridade auxilia no processo de aprendizagem é o primeiro passo para a realização de um ensino integral. O diálogo entre os conteúdos é algo essencial, pois é necessário para que ocorra total compreensão por parte do aluno. Afinal, diversos conhecimentos entre as mais variadas disciplinas se relacionam entre si, mostrando que todas as ciências, ações, ideias e pensamentos do mundo estão, sim, interligados. Assim, é possível compreender totalmente um tema estudado, apresentando para o aluno um ensino em todas as múltiplas dimensões, unindo-os em sua plenitude. A criticidade é algo que acompanha de perto, pois o saber leva as pessoas a pensarem e opinarem, utilizando-se de todas as áreas de conhecimentos, até então ligadas, em críticas construtivas.

Seguindo este pensamento, é de extrema importância que o professor conheça este diálogo existente entre a Interdisciplinaridade com os saberes, para que possa ensinar com dinamismo e veemência. Quando este conjunto de conhecimentos é separado, não é possível compreender o saber como um todo. Assim, adquire-se um sentido vazio, não podendo ser aplicado verdadeiramente na realidade de cada um. Um professor interdisciplinar deve agir e pensar focado no desenvolvimento integral de seus alunos, contemplando suas necessidades, além de incitá-los através da vontade e curiosidade pela busca do saber.

Não se deve subestimar também os conhecimentos prévios dos estudantes. Todos eles carregam consigo uma carga de saberes, seja por experiências que já passaram ou pelas pessoas ao seu redor que os ensinou, além de levar uma cultura consigo que deve ser dada uma grande importância. É seguindo este quesito que percebemos a singularidade de cada um. Por isso, é necessário incluir todos esses saberes com o ensino interdisciplinar, aplicando os novos conhecimentos com a realidade de todos.

Considerando tudo o que foi dito, o próprio PCN (1998, p.28) nos diz:

É sempre essencial a atuação do professor, informando, apontando relações, questionando a classe com perguntas e problemas desafiadores, trazendo exemplos, organizando o trabalho com vários materiais: coisas da natureza, da tecnologia, textos variados, ilustrações etc. Nestes momentos, os estudantes expressam seu conhecimento prévio, de origem escolar ou não, e estão reelaborando seu entendimento das coisas. Muitas vezes, as primeiras explicações são construídas no debate entre os estudantes e o professor. Assim, estabelece-se o diálogo, associando-se aquilo que os estudantes já conhecem com os desafios e os novos conceitos propostos.

Por este motivo, a interdisciplinaridade torna-se fundamental no trabalho das escolas e, por tal, deve-se ter preparo. Além dos materiais necessários, os espaços da instituição têm que ser levados em consideração, além de um plano de estudos elaborado pela equipe escolar, principalmente entre os professores, de uma forma que a interdisciplinaridade seja aplicada de maneira plena. Isso tudo deve ocorrer justamente porque as instituições de ensino têm a responsabilidade de formar cidadãos sociáveis e críticos.

 

        


PROJETO INTERDISCIPLINAR

O projeto interdisciplinar precisa ser planejado antes de se iniciar e isso inclui ter um roteiro, verificar as etapas do projeto, ter um cronograma, ter uma justificativa e ser estabelecidos objetivos com isto é de extrema importância haver um diálogo entre os professores das disciplinas para que eles planejem as atividades e assim levar os alunos a entenderem o projeto e ser despertado neles um interesse onde a partir dos métodos diferenciados haja uma construção de saberes.

  O projeto precisa ter também uma fundamentação de acordo com a realidade e recursos que a escola pode oferecer, e é significativo haver uma confecção dos recursos didáticos alternativos, pois eles permitem que os alunos vivenciem novas experiências para que seja despertado neles novas habilidades e assim será gerado uma ampla visão, é importante também incluir assuntos do cotidiano afim de ampliar o conhecimento de mundo, pois há uma necessidade do aluno construir saberes e não apenas obter informações. O ensino interdisciplinar solidifica conhecimentos e transforma-os em saberes uteis e práticos.

  Sendo possível incluir no projeto interdisciplinar muitos tipos de oficinas como de leitura, música, teatro, artes entre outros que irão abranger o conhecimento dos alunos para além de uma simples matéria, e sim para outras matérias e para a vida deles. É necessário ter uma metodologia adequada, integrativa, abrangente onde ira envolver todos os alunos sem haver exclusão, por fim é importante considerar que o projeto interdisciplinar é considerado como um recurso destinado a dar vida ao conteúdo e tornar a escola mais atraente, é muito significativo sempre ter um diálogo com o aluno para avaliar os seus avanços e medir o quão tem sido proveitoso o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (463 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com