TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Trabalho acadêmico: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.611 Palavras (19 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO..............................................................5

1.1 O QUE É PROJETO.........................................................................................5

1.2 PRINCIPAIS NORTEADORES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.....6

1.3 CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO..............................9

1.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.................................................................11

1.5 CURRÍCULO...................................................................................................12

1.6 O TEMPO ESCOLAR......................................................................................13

1.7 O PROCESSO DE DECISÃO.........................................................................13

1.8 AS RELAÇÕES DE TRABALHO.....................................................................14

1.9 AVALIAÇÃO....................................................................................................14

1.10FINALIZAÇÃO.................................................................................................15

REFERÊNCIAS ..................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, poderemos discutir questões referentes à elaboração do Projeto Político Pedagógico, explicar e compreender o seu significado, qual sua relação com a escola e fazer uma reflexão sobre alguns pressupostos que devem orientar esta proposta pedagógica.

O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, com as intensas de refletir acerca da construção do mesmo, em busca da melhoria da qualidade do ensino e da escola como um todo, onde a escola é o lugar de realização, concepção e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos.

Para isso, a escola deve assumir as responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem iniciativa, mas dá as condições necessárias para levá-la adiante, fortalecendo as relações entre escola e o sistema de ensino.

1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1.1 O que é o projeto

No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo prejicere, que significa lançar para diante. Plano intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação provisória da lei. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p. 1.144)

O projeto político pedagógico não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educativas como prova do comprimento de tarefas burocráticas, mas construído e vivenciando em todos os momentos, por todos os participantes do processo educativo da escola. Ele busca uma direção, é uma ação intencional, com um sentido explicito com um compromisso definido coletivamente. O projeto está articulado ao compromisso sócio político com os interesses e coletivos da população majoritária. É também político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Ele é um processo permanente de reflexão e discussão do problema da escola na busca de alternativa viáveis à efetivação de sua intencionalidade é necessária a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.

O projeto político preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico, que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Desse modo é importante ressaltar que o projeto político- pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade e uma relativa autonomia da escola, na capacidade de delinear sua própria identidade, ou seja, resgatar a escola como espaço publico, lugar de debate, do dialogo e de uma reflexão coletiva.

Na busca de uma nova organização para a escola constitui uma ousadia para os educadores, alunos, pais e funcionários para enfrentarmos essa ousadia são necessários um referencial que fundamente a construção do projeto político- pedagógico e saber a qual referencial temos que recorrer aos interesses da maioria da população, e assumindo coletivamente à concretização das concepções.

As escolas necessitam receber assistência técnica- financeira decidida em conjunto com as instancias superiores do sistema de ensino, seja o ministério da educação, a secretaria de educação estadual ou municipal.

O que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com