TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA UTILIZANDO - FOTOGRAFIAS

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

JULIANA PAIXÃO MATOS DA COSTA

JOSELITA OLIVEIRA RODRIGUES SILVA

LENY DOS ANJOS GOULART ALVES

MANUELA OLIVEIRA SOUZA

MARINILDA DOS ANJOS LEAL SILVA

NEYLA RIBEIRO LIMA

PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA UTILIZANDO

FOTOGRAFIAS

MUNDO NOVO – BA

Abril/2018


JULIANA PAIXÃO MATOS DA COSTA

JOSELITA OLIVEIRA RODRIGUES SILVA

LENY DOS ANJOS GOULART ALVES

MARINILDA DOS ANJOS LEAL SILVA

MANUELA OLIVEIRA SOUZA

NEYLA RIBEIRO LIMA

PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA UTILIZANDO FOTOGRAFIAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, para a Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História.

Professora Formadora: Eliana Evangelista Batista

Tutor online: Edirley Fernandes Cardoso

Tutora Presencial: Cátia Oliveira Matos

MUNDO NOVO – BA

Abril/2018


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM NOÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO

Tema

Identidade

Público alvo

 1º ano do Ensino Fundamental I

Duração

 04 aulas

Justificativa

As crianças nesta faixa-etária se encontram em uma etapa em que a formação da identidade é algo extremamente preponderante para a estrutura de suas personalidades, de suas relações consigo mesma, com outras pessoas e com o mundo. E uma vez que a formação da Identidade está intimamente relacionada ao conhecimento do nome e sobrenome, como também a história da escolha do seu nome e o conhecimento sobre a família, faz-se necessário então o desenvolvimento dessa proposta de atividade.

Objetivo Geral

Oportunizar a construção da identidade fortalecendo a autoestima em situações nas quais as crianças possam formar sua personalidade despertando o interesse pela valorização do seu eu do outro e perceber as características  da organização familiar se reconhecendo como sujeito  participante da sua própria história.

1ª Aula:

Objetivo Específico: 

  • Conhecer a história do seu nome;
  • Reconhecer que ele é importante como sujeito histórico;
  • Valorizar as pessoas envolvidas na escolha do seu nome;

A História do Meu Nome

Na preparação da aula o professor já deve ter a lista de nome das crianças com os seus significados. No momento da roda de conversa, o professor deve introduzir o assunto por meio de perguntas: Você sabe por que você ganhou esse nome? Espere a resposta das crianças. Quem colocou esse nome em você e por quê? Muitos já sabem, porque já foram trabalhados na Educação Infantil, eles já investigaram com os seus pais. Qual o significado do seu nome?  O professor poderá falar nesse momento o significado do nome das crianças. Também poderá deixar a criança que sabe o significado do nome responder. Para a atividade o professor deve já ter preparado um mini livreto em quadrinhos para as crianças com o título: a historinha do meu nome. Cada uma escreverá o seu nome, o significado e desenhará ele, o pai, a mãe e a pessoa que lhe deu o nome (e se houver mais envolvidos) construindo um diálogo entre eles.

O professor deverá pedir às crianças que tragam na próxima aula documentos que revelem parte da história de suas famílias podendo ser fotos, cartas, objetos etc.

Avaliação:

A avaliação se dará pela autonomia dialógica de cada criança e na construção da atividade.

2ª Aula:

Objetivo Específico:

  • Perceber a noção de tempo por meio da sua própria história de vida;
  • Fazer o levantamento da sua história reconhecendo a si mesmo como participante autônomo da linha do tempo;
  • Comparar as semelhanças e diferenças entre as diferentes histórias;

Minha Linha do Tempo

O professor levará para a sala de aula desenhos que representem bem a linha do tempo para explicar para as crianças o significado e importância dos fatos históricos em vários momentos na linha do tempo. Através de um pedaço de cordão que deve ser entregue a cada criança o professor deve explicar que esse pedaço de cordão representará a sua linha do tempo (do professor) e juntamente com elas deve refazer a sua história de vida (do professor) para exemplificar para as crianças dando juntamente com elas nós no cordão. O professor deve deixar bem claro para a criança, a importância dos fatos históricos na história de cada um abrindo espaço para elas compartilharem as suas. Em dupla as crianças irão analisar as fotos e documentos que trouxeram e trocar informações sobre as suas famílias, em seguida juntamente com o professor irá socializar para toda a turma.

Após dividirá a turma em grupos para a construção da linha do tempo de cada um, entregará para cada criança uma folha de sulfite e um rolo de papel higiênico, canetinha e régua. A criança deve dobrar a folha na horizontal e cortar ao meio que ficará duas partes e colará uma na outra, fará com a canetinha uma linha no meio e de um lado deve escrever a data do acontecimento e no outro lado escrever o que aconteceu ou representar com desenho. Marcar sempre com um espaço distante do outro e com um traço na linha. Após deve colar a ponta da folha, a parte onde a criança começou a historia no rolo de papel higiênico e enrolar prendendo com um clipe no final. Logo depois as crianças podem compartilhar para a sala toda, os acontecimentos históricos que marcaram a sua vida.

Avaliação:

A avaliação será por meio da participação na construção da atividade, desenho e do envolvimento e o diálogo entre os colegas.

3ª Aula:

Objetivo Específico:

  • Ter consciência de sua identidade como cidadão;
  • Reconhecer-se como único;
  • Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;

Conhecendo a Minha Certidão de Nascimento

O professor deverá preparar com antecedência o material a ser usado na aula como uma cópia da certidão de nascimento de cada criança.  Ao iniciar o professor deve entregar a certidão de nascimento para cada criança pra que elas observem e tentem ler individualmente as informações contidas nele. Após esse momento o professor conduzirá perguntando a cada um as informações que perceberam e ir anotando em um cartaz ou no quadro. O professor deve levar as crianças a perceberem que a Certidão de Nascimento é um documento individual, que contém semelhanças e diferenças entre eles e conduzir a discussão para que todos participem mostrando que cada pessoa precisa ser respeitada. Mostrar para a criança a sua importância como cidadão de direitos. Esse é o primeiro documento de uma pessoa e comprova que a criança existe e que ela é única. Para a atividade o professor entregará um modelo em branco para que as crianças preencham. Se não houver tempo pode deixar para a próxima aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com