TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS EDUCATIVAS E SEMINÁRIO TEMÁTICO III

Por:   •  5/5/2019  •  Seminário  •  8.199 Palavras (33 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 33

SAMARA JULIANA DA COSTA CORREIA[pic 1]

TÂNIA MARA TOSSI

Relatório Final

PRÁTICAS EDUCATIVAS E SEMINÁRIO TEMÁTICO III

Juara

2018

[pic 2]

SAMARA JULIANA DA COSTA CORREIA[pic 3]

TÂNIA MARA TOSSI

Relatório Final

PRÁTICAS EDUCATIVAS E SEMINÁRIO TEMÁTICO III

Relatório final apresentado como requisito da disciplina Práticas Educativas e Seminário Temático III, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Nead - Núcleo de Educação Aberto e a Distância da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

                        Orientadora: Iracema Cristina Fernandes da Silva

Juara

2018

SUMÁRIO[pic 4]

Considerações Iniciais        03

Desenvolvimento – Descrevendo a realidade        03

1. A instituição        03

2. A turma observada        05

3. As impressões e sentimentos vividos        06

4. A cultura lúdica – do vivido ao retrato        06

5. A cultura lúdica – o que pensam os profissionais        09

6. A cultura lúdica – aprofundando entendimentos        09

Considerações Finais        11

Referências        12

Apêndices        13

Anexos        27

Considerações Iniciais 

A educação infantil atua como forma de interação e brincadeiras, mostrando que o lúdico é considerado um fator importante no processo de ensino e aprendizagem. “No art.30. A Educação Infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II- pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.” (BRASIL, 1996).

O presente trabalho traz o resultado de cinco dias de observação e reflexão da cultura lúdica que está presente dentro da instituição da instituição observada. A importância do brincar, jogos e brincadeiras nos espaços das creches e pré-escolas, a cultura lúdica faz assimilar que é possível aprender com o brincar e o entendimento que o educador da instituição tem deste universo.

As formas de abordagem do brincar é importante para que haja a efetiva compreensão da mesma. Através do brincar também que a criança aprende a resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolve a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender, de demonstrar sua opinião em relação aos outros e se relacionar.

Desenvolvimento - Descrevendo a realidade

  1. A instituição

A Creche Inácio Luiz do Nascimento, é uma instituição localizada na Avenida Rio Arinos, esquina com a Rua Francisco D. Vendrame, 2085 S, Bairro Parque Kennedy, foi criada em parceria com Lions Club e Léo Club e inaugurada em 14/12/2003, tendo por finalidade atender crianças de um a três anos de idade (completos até 31 de março), de todo município.

Tendo como mantenedora a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação. Criada em 16 de dezembro de 1999, pela Lei 1747/99 e pela Resolução 281/2005 de 06 de maio de 2005.

A instituição atende crianças pertencentes a todos os níveis sócios econômicos. Atualmente a creche atende em média 153 crianças na faixa etária de 11 meses a 4 anos entre o período integral e parcial, sendo matriculados entre as turmas de berçário II, maternal I e II. A equipe é composta por 37 funcionários, sendo 3 da equipe gestora (Diretora, Secretária e Coordenador Pedagógico), 05 Apoio Administrativo Educacional Infraestrutura, 04 Apoio Administrativo Educacional Nutrição, 10 professoras, 15 Técnicas de Desenvolvimento infantil.

O croqui apresentado mostra a estrutura da creche Inácio Luiz do Nascimento de Juara, os números identificam os espaços dessa estrutura que através da criação de legenda, 1 - hall de entrada 2 - espaço coberto de circulação e brincadeiras; 3 - espaço de circulação de ar; 4 – despensa; 5 – cozinha; 6 – lactário; 7 – espaço de circulação; 8 – lavanderia; 9 – secretaria; 10 – diretoria; 11 – corredor; 12 – lavabo; 13 – dispensa para produto de limpeza; 14 – sala dos educadores; 15 - sala maternal I matutino e berçário II vespertino; 16 - sala berçário II; 17 -  banheiro berçário II; 18 -  refeitório; 19 – banheiro masculino; 20 – banheiro feminino; 21 – quadra de areia em construção; 22 espaço de circulação; 23 – sala maternal II; 24 -  sala maternal I; 25 sala maternal II, 26 – sala maternal II.

[pic 5]

Fonte: a autora

A creche tem as cores dos prédio públicos da cidade, somente no muro externo tem figura de crianças brincando e colorida. A estrutura física da instituição dificulta a circulação de ar principalmente no refeitório, tornando-o um lugar abafado, por muitas vezes não permitem que tenham os espaços brincantes, porem dentro das possibilidades os profissionais adequam os espaços para se tornarem espaços onde as crianças possam brincar. Outro ponto observado na estrutura física é que se haver pessoas com limitações físicas a instituição não consegue fornecer acessibilidade, mesmo sendo solicitado quando estava construindo a estrutura nova em meados 2010 e solicitando a acessibilidade a prefeitura não adequou a obra. Por não ser uma creche construída no profeto da pró infância que também é recente de 2007 e a mesma foi construída em 2013 os banheiros não são suficientes tanto para as crianças quanto para os funcionários. Na sala em que fizemos a observação as crianças não tinham acesso aos brinquedos nem havia os espaços brincantes, mas havia mesinhas adequadas para a idade deles, colchões para a hora do sono, armários, gaveteiro e nichos para guardar as bolsas , a professora nos informou que a sala é pequena pela quantidade de aluno e infelizmente principalmente os brinquedos não tem a possibilidade de ficar em fácil acesso a eles, sendo assim ela deve sempre articular e intermediar entre os brinquedos e brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)   pdf (388.3 Kb)   docx (282 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com