TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

FACIG

BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

SANDRA C. LOPES S. BARROS

PSICANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO

Curso Online ministrado pela Prof.ª Rejane Correia Mello como parte da Carga Horária do Curso de Serviço Social da FACIG.

ILHA DE ITAMARACÁ (PE)

2018

Desde os primórdios da história humana os avanços foram e ainda são imensos, nossa capacidade de adaptação e aprendizado nos fizeram crescer como civilização. Máquinas modernas, programas de computador e até mesmo a tão polêmica inteligência artificial move os debates da atualidade. Porém os estudos da psique são novos, ainda estamos mapeando o cérebro e tentando entender como o mesmo funciona. De todas as coisas desbravadas pela ciência a “alma” ou “consciência”, encontra-se quase que intocada, porém podemos ver fisicamente problemas como depressão, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

Sigmund Freud, nascido Sigmund Schlomo Freud, a 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia (República Theca), tornou-se o fundador da Psicanálise. Ele desenvolveu estudos de grande relevância para os avanços desta nova ciência que se debruçava a buscar respostas para o comportamento humano, pois a comunidade científica já verificava que muitas doenças tinham cunho emocional. Seu trabalho trouxe parâmetros que são utilizados até nossos dias, tais conceitos como: consciência, pré-consciência e inconsciente, revelaram algo muito mais complexo a ser estudado, pois não se trata apenas de um órgão, o cérebro é um desafio.

A comunidade acadêmica começa a ter provas concretas comportamentais através destes estudos que revelam ainda a existência do ego, superego e do inconsciente. Logo descobre-se que somos seres treinados para viver em sociedade, porém muitas coisas relativas à nossa personalidade estão escondidas no profundo da alma de cada indivíduo.

Naturalmente os estudos das fases, trouxe mais notoriedade ao trabalho de Freud, ele classificou estas como as etapas do desenvolvimento humano. São elas: oral, anal, fálica, latência e genital. Elas são fundamentais para o desenvolvimento sadio do ser, se algumas delas for suprimida, seja por qual motivo for haverá segundo Freud um desequilíbrio na idade adulta. Ainda dentro deste tema o psicanalista trouxe a subdivisão desse desenvolvimento da seguinte forma: pré-adolescência, adolescência inicial, adolescência, adolescência tardia e em alguns casos a pós-adolescência.

O desenvolvimento do ser humano não para, não se trata da idade, pois alguém enquanto vida possuir vai aprender, se emocionar e trocar sua experiência de vida. Contudo seus estudos mostraram uma nova tendência de evolução, pois partia dos anos iniciais da vida. Enquanto muitos investiam seus estudos no grupo dos adultos, ele apontou para as crianças. A cura da alma é demasiada complexa, ele mostrou que a prevenção e o cuidado desde o começo da vida formariam pessoas mais saudáveis, seguras e equilibradas.

Todavia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com