TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama educacional em nosso país

Por:   •  16/5/2015  •  Artigo  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

O padrão de qualidade, das escolas em nosso país, é definitivamente uma vergonha, embora possamos dizer que melhorou muito, as nossas escolas, não tem a capacidade de proporcionar o que a nossa Constituição determina, que é a garantia de um ensino, de qualidade tanto para os alunos quanto para os professores.

Os nossos alunos não tem a devida, estrutura que necessitariam, eles infelizmente se deparam com algumas escolas, que não tem nem banheiro, muito menos merenda. No Brasil a educação apesar de no papel ser tratada como prioridade e ter ate na constituição, a garantia de que se tem de ter todas as crianças na escola e um ensino de qualidade, me parece que é só no papel isso, pois nos deparamos cada dia mais com reportagens e até mesmo perto de nós, cada dia mais vemos um regresso no ensino brasileiro, com escolas com umas estrutura horrível, com várias e várias crianças que não recebem o devido ensino.

Mas não só para as crianças não, as escolas devem muito aos professores também que tem o direito, de ter uma condição de trabalho digna. Agora faço a seguinte indagação, será que uma escola que não tem livros, nem banheiro se quer, dá a devida estrutura para que as crianças possam estudar e os professores passar tudo que eles sabem?
Eu mesmo respondo, não, o Brasil é um país que em relação ao ensino, está sendo comparado com países como os de 3º mundo, é triste ver isso em um país que tem tudo pra ser uma potência. Muito se fala nas riquezas que tem, mas que infelizmente não sabem aplicar tais recursos que aqui tem. Se o empenho que foi, e esta sendo usado, para realizar a copa do mundo, as olimpíadas, se esse empenho fosse usado para a melhoria da educação e saúde de nosso país ai sim teríamos uma das melhores condições de vida do mundo.

A educação reflete em tudo em nossa vida. O art. 206 trata dos princípios em que a educação no Brasil deveria ser ministrada, os incisos V, VII, versam sobre a qualidade que tens que ter e a valorização dos profissionais que trabalham na área da educação. O que vemos em nosso país é justamente o contrário, professores que por muitas das vezes dão aula, por amor, pois não recebem um salário digno, e infelizmente vivem refém do governo como um todo, pois o governo paga quando quer e quanto quer, ao invés de ser o trabalhador exigindo o salário que merece por suas formações e capacidades, vemos cada dia mais os salários sendo pagos de forma apadrinhada, ou seja, somente para os profissionais que de alguma forma tem “moral” com alguém de alto escalão, ai sim esses recebem e muito bem, agora aqueles que infelizmente não tem o conhecimento dentro das esferas mais graúdas da educação, recebem um salario pífio, que mal da pra se sustentar. Costumo dizer que professor desmotivado é a porta para um ensino, de qualidade baixa, pois como uma pessoa desempenha bem o seu papel bem, sabendo que não terá o reconhecimento, devido.

Cada dia mais vemos na TV, internet, e outros meios de comunicação dizendo que o Brasil está entre os piores países com relação à educação mundial, medidas devem ser tomadas, pois, os nossos jovens e crianças de hoje, serão nossos deputados, professores, médicos, advogados, de amanha, por tanto devemos pedir mudanças e lutar por isso. Como professores, temos o dever de correr atrás de melhores condições de trabalho, e a melhor formação para que possamos criar uma sociedade igualitária, justa e de forma que nosso país cresça com isso.

Um país que não tem o devido tratamento com a educação é um país, ignorante onde não se tem a devida qualidade que se necessita. Os países asiáticos são os melhores no ranking no quesito educação, lá a educação é tratada de forma muito seria. Os recursos que são destinados à educação, tem a devida aplicação, as escolas tem a melhor estrutura possível, os professores são tratados como devem, são tratados com dignidade e muito respeito, pois o professor tem e sempre terá a importância na sociedade.

Sem os professores não poderíamos contar com nenhum tipo de profissional em nossa sociedade. Por tanto para que isso mude a nossa sociedade como um todo, tem que fiscalizar onde estão indo os nossos recursos, e exigir com que a lei seja cumprida, pois é inadmissível que vejamos rios de dinheiro gastos na realização de eventos esportivos enquanto na outra mão a educação sendo tratada em 3º ou até mesmo em 4º plano, educação deve ser tratada em 1º plano, independentemente de qualquer coisa, um individuo que tenha uma boa instrução escolar tem tudo pra crescer na vida e com isso, tornarmos um dos melhores países do mundo, pois capacidade e recursos pra isso temos.

Podemos concluir então, que a educação atual do país é vergonhosa, muita coisa tem que ser mudada, não podemos aceitar isso, é uma grande vergonha um país que tem uma das maiores riquezas do mundo, sermos tão mal em áreas tão importantes como a educação e a saúde que são determinantes, para que uma sociedade seja sempre muito bem constituída. Com fiscalização do povo, agente pode tornar nosso país muito melhor, o grande problema é que muitas pessoas não estão nem ai, para nada reclamam, mas, não mudam a própria conduta, só depende de nós para que nosso país saia desse patamar vergonhoso da educação e fique entre os melhores do mundo em educação, e em áreas que necessitam de melhor tratamento como a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com