TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Profissiográfico Previdenciário

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        2

2.1 Nexo Tecnico Epidemiologico Previdenciario (NTEP)        3

2.1.1 Perfil Profissiografico Previdenciario (PPP)        4

2.1.2 Periodo Especial (Aposentadoria)        5

2.1.3 Normas e Saúde do Trabalhador        6

2.1.4 Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalhador.............................................. 7

2.1.5 Ética Política e Sociedade................................................................................ 7

2.1.6 A Diferença Entre Segurados Facultativos e Obrigatórios................................. 8

3  CONCLUSÃO        9

4  REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO:

O tecnólogo em segurança do trabalho, em meio da sociedade vem cada vez mais ampliando a sua área de trabalho e de conhecimento, pois as empresas de médio e grande porte precisam de trabalhadores que possam suprir suas necessidades em meio à segurança dos seus colabadores, se não obtiver conhecimentos, e ser um bom profissional, ficara cada vez mais difícil de entrar no mercado do trabalho.

O conhecimento amplo da área que vai exercer ajudara o tecnólogo de segurança do trabalho a desempenhar cada vez mais suas atividades laboral, fazendo com que a empresa que o mesmo trabalha não possa a levar nenhum tipo de multa ou algo semelhante junto com a previdência social.

E com o aprendizado vai também elaborar projetos e vai poder administrar palestras referentes a normas das leis regentes, explicar o que são (NTEP), Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, (PPP), Perfil profissiografico previdenciário, e as demais leis trabalhistas da previdência social.

   


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. NTEP – NEXO TECNICO EPIDEMIOLOGICO PREVIDENCIARIO

NTEP (NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIARIO) nada mais é uma ferramenta que possibilita identificar e analisar acidente e doenças relacionadas ao seguimento realizado no ambiente de trabalho.  

Pois para vermos melhor para que o trabalhador ou portador de doenças ocupacional pudesse ter a estabilidade no seu emprego atual prevista no artigo 118 lei 8.213/1991 e dos benefícios da previdência acontecidos no decorrer do acidente do trabalho, era necessário à emissão, da CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) por parte da empresa. Do contrario caberia ao próprio empregado provar se o agravo de sua doença por motivo de seu trabalho desenvolvido. Antes da alteração trazida pelo Decreto n. 6.042/2007, contida, do art.337 do decreto n.3.048/1999 (Regulamento da Previdência Social – RPS), essa lei obrigava os médicos do INSS a provar se o agravamento do trabalhador tinha nexo com o trabalho que ele exercia. Tudo isso vinha de uma análise individual do caso particular acontecido. Vinha do cruzamento do diagnostico da doença, ou seja: CID - ( classificação Internacional de Doenças) com o cargo que o trabalhador ocupava na empresa. Esse termo técnico se chamava NTP – (Nexo Técnico Epidemiológico).

Obs.: caso a empresa na desse a CAT, (Comunicado de Acidente do Trabalho), ai então o perito do INSS relata que a doença era de teor ocupacional. Porem se a CAT não fosse pela empresa, mais sim pelo próprio colaborador ou pelo sindicato da classe, o medico perito considerava como dissociada do agravo do trabalho. E a previdência social concedia para o trabalhador como auxilio – doença. E com tudo caberia o trabalhador provar e tinha o nexo de sua doença com o seu trabalho.

Porém as leis vêm mudando dando para o trabalhador alguma nova ajuda para que possa a sua vida ser cada vez melhor, pois a sua saúde e o local de trabalho vem cada vez mais se modernizando, provocando uma conclusão não só da previdência, mas também do empregador em relação da saúde do trabalhador e a de uma boa conduta com a suas leis trabalhistas priorizando não só a vida mais também as empresas ao todo.

2.1.1 (PPP), Perfil Profissiografico Previdenciário.  

E um documento que ajuda ao profissional de certa área, ter seu histórico - laboral, pois o perfil profissiografico previdenciário ajuda a reunir informações e dados administrativos e registro, enquanto fez parte de certa empresa que ali fazia parte como colaborador.

Suas finalidades são:

  1. Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o benefício de aposentadoria especial.
  2. Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo;
  3. Ajuda a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores.

 Possibilitar aos administradores públicos e privados acessa a bases de informações, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva. O PPP deve ser preenchido e atualizado e entregue ao trabalhador no momento da rescisão somente e relação àqueles empregados que durante o contrato de trabalho estejam em contato com agentes nocivos à saúde, sob pena multa mínima, de acordo com a portaria Interdiministerial MPS /MF de 15/2013 (valida a partir de janeiro de 2013) que de R$ 1.717,38 (mil e setecentos e dezessete e trinta e oito centavos).  E preciso pelo menos uma vez por ano verificar ou sempre que for feitas alterações que implique em alterações feitas nas mudanças contidas no perfil do funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com