TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Demonstrando Preconceito Linguístico

Por:   •  8/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO

Minhas Disciplinas - Bloco 1 (ON)

Pratique

1 - Pesquisa na internet elencando três conteúdos (vídeos, textos jornalísticos, literários) que demonstram preconceito lingüístico. Que deve descrever como e por que o preconceito lingüístico se manifestou, justificando com base nas noções de preconceito lingüístico delineadas no minicase.

Descreva de que forma aquela imagem é um exemplo de manifestação de preconceito lingüístico, ou se está corrigindo a outra pela forma como ela fala determinada palavra. Justifique que essa é uma manifestação de preconceito lingüístico

Obs.: Não há certo ou errado em situações comunicativas informais, pois toda forma de comunicação é a comunicação efetiva.
Obs.2: Se a forma como a pessoa se comunicou foi utilizada por outra pessoa como forma de opressão, houve preconceito lingüístico.

Ao final, disponibilize sua pesquisa no fórum da seção “Compartilhe”.

Nessa postagem via rede social, o preconceito lingüístico fica evidente pela forma como os "professores" que são usuários dessas redes as usam para decretar que as pessoas usando sua liberdade de expressão estão erradas por se pronunciar de acordo com sua forma diversa, ainda que seja uma forma clara de compreensão do que se quer falar. Fica evidente nesse comentário a exclusão da pessoa e a superioridade sendo enaltecida. Inclusive a ponto de insinuar que a pessoa não tem capacidade de raciocínio.[pic 1]

2)

[pic 2]

Nessa imagem, podemos observar um nível maior de preconceito lingüístico que vemos de forma corriqueira nos dias de hoje. O tom de censura na fala nos mostra a falta de tolerância a qualquer tipo de erro ante uma conversa, mesmo que seja em uma rede social, onde a maioria absoluta dos usuários escreve sem priorizar a norma culta. É uma punição sem tamanho diante do cenário de intolerância em que vivemos, onde não importa suas raízes e região, o importante é cancelar as pessoas por conta de sua variação lingüística.

3)

https://www.youtube.com/watch?v=bLMkZ7TwqGQ – Nesse link podemos ver um vídeo com sotaque bem característico do nordeste, em que a trama se dar com um povo chamando um personagem para escrever um fato, e que segundo esse personagem o fato escrito tem o poder de dar a credibilidade, legitimando o fato acontecido. Mas, para tanto, deve-se usar da linguagem escrita para que aqueles que lerem a história creiam que ela aconteceu (para maior compreensão, os fatos claros dentro do vídeo estão a partir do 1:03 min.)

O enredo desse pequeno vídeo deixa evidente o preconceito lingüístico da própria comunidade em relação a sua capacidade de descrever sua própria historia com base na oralidade, acreditando que a história precisa de credibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (203.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com