TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Literatura Afrodescendente

Por:   •  26/10/2016  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o trecho do livro infantil - Menina Bonita do Laço de Fita -, da autora Ana Maria Machado: "Por isso daí a alguns dias ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez: - Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha? A menina não sabia e já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela, que era uma mulata linda e risonha, resolveu meter e disse: - Artes de uma avó preta que ela tinha..." (p.15). A partir da citação acima, reflita e disserte sobre a importância de elucidar o caminho histórico e a raízes do povo africano de modo apropriado e verdadeiro para a criança. Elabore também um plano de aula completo com a temática da cultura afrodescendente. ORIENTAÇÃO PARA A RESPOSTA DA ATIVIDADE: Ofereça como resposta a atividade um texto dissertativo sobre o assunto abordado trabalhando de forma clara o seu entendimento, buscando criar um conjunto articulado de ideias (= organicidade do texto dissertativo, ou seja, a organização das ideias entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão), em torno do tema que está sendo proposto pela questão solicitada (unidade). Lembre-se que a resposta deve demonstrar ideias fundamentadas sobre referencial teórico proposto e apresentar ideias coerentes que demonstrem senso crítico fundamentado, demonstrando clareza, coerência e elaboração crítica da resposta, além de adequação vocabular (léxico) e correção gramatical (ortografia, coesão, pontuação e morfologia).

PLANO DE AULA – LITERATURA

TEMA: CULTURA AFRODESCENDENTE

Durante a educação infantil, as crianças começam a criar identidades, é importante que nesta fase elas saibam que são diferentes uns dos outros. O papel da escola, torna-se fundamental, explorando essa diversidade, principalmente das raças.

Para tanto, o ambiente escolar precisa estar adequado e transformado, para criar uma ligação e uma identificação das crianças desde cedo com esse contexto.

OBJETIVOS

Construção de práticas educativas, promovendo a igualdade racial;

Desmistificar a origem do povo brasileiro, e a influência do afrodescendente para a cultura no país.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

História, Debate, Roda de Conversa sobre o tema, bonecos de cor negra em peça de fantoches.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

O lúdico, a criatividade, a percepção dos problemas vividos, o bulliyng e empatia.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Inicialmente, é contada uma história inter-racial aos alunos, deixando a critério dos mesmos o final, (através de um debate, uma roda de conversa), transpassando o resultado, através de uma peça feita com, materiais reclicáveis e fantoches para dar uma maior veracidade e visualização dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com