TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gestão Escolar

Por:   •  13/11/2018  •  Ensaio  •  4.467 Palavras (18 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 18

PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA[pic 1]

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO

 

ROSÂNGELA FERREIRA CARDOSO OROSCO

PLANO DE TRABALHO DA CANDIDATA AO CARGO DE DIRETORA

CMEI PROFª MARIA ANGELA TEIXEIRA SIMÕES PARA A GESTÃO 2019/2021

SERRA (ES)

2018


PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA[pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO

PLANO DE TRABALHO DO CMEI PROFª MARIA ANGELA TEIXEIRA SIMÕES

POR ROSÂNGELA FERREIRA CARDOSO OROSCO

CANDITADA AO CARGO DE DIRETORA ESCOLAR PARA A GESTÃO 2019/2021

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

(Rubem Alves)


  1. APRESENTAÇÃO
  • Nome: Rosângela Ferreira Cardoso Orosco
  • Cargo: MAPA – Séries Iniciais
  • Lotação: CMEI Professora Maria Ângela Teixeira Simões (Matutino)
  • Formação acadêmica: Licenciatura Plena em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental – UFES (14/08/2007). Pós Graduada Psicopedagogia Institucional pelo CESAP (04/02/2013).
  • Matrícula: 6.227 - Admissão: 07/07/1992

1.1 Compromisso com o ato educativo

Necessário se faz, repensar a importância do papel do gestor escolar da rede pública na efetivação da gestão democrática, uma vez que compete a ele propiciar a criação de espaços de participação na tomada de decisões, de modo que todos os envolvidos busquem assegurar processo de ensino e aprendizagem escolar de qualidade. É necessário construir uma escola verdadeiramente democrática, que efetivamente assegure aos alunos a aprendizagem, e que possua condições organizacionais e pedagógicas para isso. Logo, os gestores são profissionais que desempenham um papel de extrema importância na determinação do clima e cultura organizacional da escola e na efetividade da aprendizagem de seus alunos.

Portanto, considerando que o Gestor Escolar ocupa papel relevante no dia a dia da escola, pois compete a ele organizar o trabalho pedagógico que contribua para uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos bem como direcionar as diversas demandas impostas em relação aos aspectos administrativos, financeiros, humanos das escolas da rede pública, entendemos ser necessário conhecer e analisar a legislação que trata da sua atuação, bem como os programas e projetos que têm por finalidade promover a formação do Gestor Escolar. Nesse sentido, entendemos que a formação do Gestor Escolar, ou a falta da mesma, possui implicações positivas ou negativas na organização do trabalho pedagógico e administrativo das escolas públicas, sendo inclusive um dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos. Portanto, a formação profissional dos educadores contribui para que o “fazer da escola” passe a se dar de forma compartilhada, responsável e condizente com as funções sociais que a escola tem o dever de resguardar.

O gestor escolar necessita de uma formação que compreenda a crianças em suas múltiplas linguagens, concebendo-as como cidadãs, articulando os conhecimentos que são inerentes a gestão escolar em termos burocrático-administrativos, com os conhecimentos pedagógicos que consideram as especificidades da Educação Infantil. É necessário que ele atue como um maestro que conduz uma orquestra composta por músicos, representados por todos os integrantes da escola: alunos e seus pais, professores, funcionários e a comunidade na qual pertence a escola.

Atuando como um articulador entre várias esferas, o gestor precisa ser um líder com visão de futuro, com capacidade de planejamento, com um trabalho solidário e democrático, e preocupado em acompanhar às novas tendências tecnológicas, pedagógicas e administrativas que podem trazer benefícios para o desempenho de alunos, professores e funcionários.

Assim, pretendo exercer uma direção em que o principal compromisso educativo será refletir sobre a formação do aluno para questionar e compreender as relações que serão estabelecidas em sua formação global, seu espaço educativo e a realidade social em que estão inseridos. As ações empreendidas no espaço escolar devem possibilitar a formação de sujeitos com poder de escolha entre “o pensar e o agir”, capazes de conquistar autonomia intelectual e moral, de se sentirem responsáveis pelo desenvolvimento do meio em que são inseridos, alcançando habilidades para conviverem de forma participativa no meio social.

1.2 Visão pela comunidade

A Gestão Escolar está relacionada à democratização e a participação de toda comunidade escolar no processo decisório, de forma consciente e responsável, promovendo ações em equipe, na busca da aprendizagem de todos na escola.

A mudança na escola deve ser iniciada com um novo tipo de liderança, em que o líder educacional frente aos desafios da escola aprenda e transforme a escola no que realmente deve ser: uma comunidade de seres humanos voltadas para o mesmo objetivo, que é promover uma aprendizagem de qualidade.

É preciso lembrar que a escola faz parte de uma comunidade. Ela não é um órgão isolado especificamente com o dever de repassar conteúdo e está inserida numa comunidade e precisa se aproximar da mesma. Assim, faz-se necessário conhecer essa comunidade, suas características, suas deficiências e como podemos contribuir para melhorá-la, pois a escola é vida, é formada por essas vidas que constituem determinada comunidade, nesse sentido o ouvir, o estar aberto ao diálogo é imprescindível.

Entendemos que os alunos, educadores, funcionários e a comunidade em geral, são sujeitos do processo educativo, e não meros objetos de trabalho. Assim, o gestor tem que possuir a habilidade de agregar as pessoas que compõem este universo em torno de ações intencionais considerando as interações sociais, em meio aos seus conflitos e disputas. Portanto, a gestão da escola só se torna democrática com a participação de todos esses atores, portanto, aberta à comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com