TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula- História da Eletricidade

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

       [pic 1][pic 2]

                 

                       UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CAMPUS R9

CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA ENSINO DE CIÊNCIAS

VANESSA MARIA DA SILVA

RIO DE JANEIRO

2017

Curso: Pedagogia

 PLANO INTERDICIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS E HISTÓRIA

CEC-Centro Educacional da Criança

Professora: Vanessa Silva

Série: 4º ano

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOS

  • A importância dos primeiros imigrantes
  • Os bons e maus condutores de eletricidade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar a história dos primeiros imigrantes;

-Falar sobre a importância de suas contribuições para a cultura e tecnologias do país;

-Fazer com que o aluno entenda a contribuição feita pelos imigrantes a novas descobertas de condutores de eletricidade;

-Fazer com que o aluno aprenda a diferença entre os bons e maus condutores;

-A fazer experimentos e pôr em prática e reconhece-los no dia a dia;

METODOLOGIA

Explicar que imigrar, no sentido da palavra propriamente dita, significa entrar em um país que não é o seu de origem para ali viver ou passar um período de sua vida. Falar sobre o início da imigração no Brasil que no ano de 1530, pois foi a partir deste momento que os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX. Falar sobre suas origens e etnias, explicar sobre a expansão territorial do Brasil com a chegada dos imigrantes que vieram de Portugal e sua exploração nas terras brasileiras, da escravidão dos índios e da modernidade trazida de seu país. Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, etc. 

Explicar a contribuição feita pelos estudiosos da época que ajudaram a desenvolver o país com suas novas tecnologias, armamentos, novas técnicas de armazenamento de alimentos e máquinas modernas para época. Fazer com que o aluno entenda sobre os conceitos trazidos por eles sobre novas teorias de eletricidade, de condutores e matéria prima para novos estudos, o início de uma nova era de energia, de maquinas a vapor, luz elétrica entre outras muitas descobertas ao longo dos séculos.

Falar sobre a descoberta da eletricidade e assim como foram descobertos os principais condutores de eletricidade. Explicar o que são condutores, o que são cargas elétricas e o que são bons e maus condutores de eletricidade. Fazer experimentos de condução elétrica, quais são os materiais condutores de eletricidade? Os fios eléctricos usados nos circuitos são feitos de metais bons condutores revestidos por um material isolador, geralmente plástico e os materiais bons condutores da corrente eléctrica, como o cobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (226.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com