TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula português

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

1-IDENTIFICAÇÃO

A- Estagiário (a): Claudia Terra RU-944554

                                Erlane Ricardo Pereira RU- 931566

                                Irani Apoliane Andrade RU-940871

B- Escola: Centro Universitário UNINTER

C- Disciplina: Ciências, Português, Matemática e Artes

D- Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental

2- CONTEÚDO

  •  Jogos educativos sobre o tema.
  •  Brincadeiras.

3- OBJETIVOS

  • Apresentar aos alunos as divisões do corpo humano.
  • Identificar o corpo humano como um todo, reconhecer algumas de suas partes e a localização de cada uma delas no corpo.

4- SÍNTESE DO ASSUNTO

No ensino de ciências, os processos mediadores devem ser capazes de conduzir a uma aprendizagem significativa. Quando se trata do ensino fundamental, tais processos são de responsabilidade do professor, por isso é preciso que esse profissional domine os conhecimentos específicos da disciplina que leciona para gerir a dinâmica das classes escolares, de modo que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa, nos âmbitos pessoal e social.

Segundo Salles (2007, p53) “Portanto, a ciência deve proporcionar uma reelaboração de saberes de outros contextos sociais para atender a questões de escolarização, de modo a relacionar-se as políticas públicas e rever o papel do conhecimento na sociedade, proporcionando a passagem do conhecimento de senso comum para conhecimento científico.”

5- DESENVOLVIMENTO DA AULA

O mestre mandou- brincadeira na qual o professor começa como mestre, ele diz “o mestre mandou...”, faz um movimento ou dita algo no qual as   crianças devem segui-lo.

Começaremos a aula desenhando o corpo humano no quadro para que as crianças visualizem o tema da aula através desse desenho e conversaremos com as crianças no intuito de desenvolver a curiosidade das mesmas para que comecem a perguntar sobre o que está sendo exposto.

Em seguida entregaremos uma figura do corpo humano com as partes nomeadas para que a criança cole no caderno.

Faremos também brincadeiras com quebra cabeça do corpo humano para pintarem, recortarem e montarem.

Teremos também os nomes das partes do corpo humano para que a criança cole nas partes, melhorando a forma de assimilação do conteúdo.

Verificaremos se todas as crianças conseguem estabelecer corretamente as relações projetivas (direita/esquerda, frente/trás e etc.) por meio meio de exercícios e brincadeiras que tenham o próprio corpo como referência e que possibilitem sentir o espaço.

Na sequência faremos exercícios de identificação, por exemplo: levantar o braço direito, pegar na orelha esquerda e etc.

Podemos também, solicitar que as crianças fiquem uma de frente com a outra e repetir os comandos, para que elas possam observar a inversão que ocorre entre esquerda e direita.

Para finalizar faremos uma última brincadeira para averiguar o conhecimento adquirido pelas crianças através da brincadeira meu mestre mandou.

Espera-se que se estabeleçam relações entre o que lhe foi proposto e a regularidade ortográfica.

A brincadeira o mestre mandou como elemento lúdico “pode ser utilizado para trabalhar as habilidades da língua, concentração, imaginação, coordenação motora, agilidade, atenção, linguagem corporal além de promover interação e criar uma atmosfera de aprendizagem mais prazerosa e descontraída”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com