TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ação Acompanhamento Pedagógico

Por:   •  22/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  5.757 Visualizações

Página 1 de 4

                  

                               PLANO DE AÇÃO DOCENTE

              Eixo formativo Acompanhamento pedagogico

                     Professora: Crislaine Peróla Cortes Guimarães

 

JUSTIFIFICATIVA:

   A proposta do plano de ação surgiu como desejo de atender  os  alunos a suas realidades, fortalecendo  suas histórias e indentidades, tornando assim as aulas prazerosas,com conhecimento eficiente e contestualizado  as suas realidades,  promovendo uma educação integral,  transformadora e critica. 

     No projeto integral se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica na escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem visando garantir que todos os alunos aprendam com autonomia e critica.        

    Acreditamos que para a superação dos problemas de ensino aprendizagem é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto para sanar as dificuldades dos alunos. 

OBJETIVO GERAL:

    Colaborar com alfabetização e a letramento de maneira lúdica, oferecendo condiçães para que os alunos adquira  o gosto pela leitura e escrita atravéz relatos, contos, histórias ,clássicos literarios. Jogos e bricadeira Desenvolvendo assim personalidades afetivas, com  autonomia e critica, a fim de compreender e fazer-se inseridos em nossa sociedade atravéz das oficinas.

     Espera-se oferecer os alunos, público alvo do projeto, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio de oportunidade de ofertar o reforço escolar, para que possam construir suas práxis educativa no contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos das Séries Iniciais e finais do Ensino Fundamental e o domínio por parte do professor do conhecimento pedagógico e científico da aprendizagem da criança com dificuldades através das oficinas.

 

METODOLOGIA : 

 Português

Orientação de Estudos e Leitura - Letramento:

 

 -Reproduzir através de desenhos as histórias    (produção e reprodução de   histórias).

  • Desenvolver o senso crítico (leitura textual).  
  • Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e postura;
  • Transformar-se em atores e autores de suas histórias e distinguir os diversos temas das histórias para saber diferenciar um conto de uma fábula, uma aventura, um drama e identificar os personagens.

 

Matemática:

 

  • Incentivar a criatividade, lógica e competitividade nas brincadeiras e jogos  

 -Possibilitar aos alunos da Educação Integral gosto pela a matemática, cores, formas Geométricas e cálculos, na literatura universal e a literatura brasileira.

  • cálculos orais divertidos.
  • Resgatar as brincadeiras cantadas orientando a quantidade e números nos espaços da escola.
  • Conhecer histórias de músicas e danças de artistas do município e comunidade local. - Despertar o gosto pela leitura e atividades lúdicas principalmente para calcular partindo de gêneros.

-Orientar a ortografia e a gramática na disciplina de matemática para que aprenda a ler e a escrever corretamente, levando-a conviver com práticas reais da leitura. 

 

               AVALIAÇÃO:  

      Nesse contexto, será uma avaliação processual e contínua acompanhada individualmente observando a dificuldade do discente, compreender o significado da oficina pedagógica como dispositivo de formação de formadores, em como promover aprendizagens mais significativas e explorar a dimensão de procedimentos que deverão ser adotados nos momentos formativos, apontando para a criação de um espaço de construção de atividades de forma dinâmica e prazerosa tanto na alfabetização a letramento de forma diferenciada do ensino regular.

 

               METAS:

 

Esperamos que no final de 2018 com as oficinas trabalhadas o descrédito da comunidade em relação à Escola Educação de Tempo Integral possa ser visto com olhar positivo. E que os alunos nela inseridos possam de uma forma lúdica e prazerosa possa sanar suas dificuldades em relação aos níveis da leitura e a escrita, bem como compreender a gramaticalmente que sejam multiplicadores das ações desenvolvidas com ótimo aproveitamento diferenciado. 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com