TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas e Educação Especial

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR

RESUMO

O presente resumo tem como intuito uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, com o objetivo de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula.

Palavras chaves: autonomia; politicas públicas; aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

O presente resumo justifica-se na necessidade de verificação e análise do cumprimento das leis de inclusão nas escolas, averiguando se as escolas estão cumprindo seu papel incluindo esses alunos  para que esses possam aprender e estudar com autonomia e com qualidade de ensino, objetivando uma escola de qualidade para todos.

OBJETIVO

Verificar se as escolas estão incluindo alunos com necessidades especiais e suas famílias em atividades que proporcionam e inclusão de forma explicita e verdadeira, analisando se de fato a o cumprimento garantido por direito desses alunos a uma verdadeira  inclusão e não a integração apenas.

METODOLOGIA

A educação inclusiva é um campo de atuação que veio, ao longo do tempo, sendo marcada por questões que precisam ser analisadas sob diversas perspectivas. Afinal, incluir, nas escolas, necessita de muito planejamento, remanejamento e reestruturação da dinâmica escolar. Essa demanda necessita que a escola, professores e educadores estejam sempre em formação somente assim a escola estará imersa ao desafio que é adotar uma pedagogia diversificada que atenda à todos, alunos, familiares e uma vasta equipe multidisciplinar. Para que isso seja possível, a escola precisa reconhecer os próprios desafios e encontrar estratégias pedagógicas para que práticas discriminatórias sejam superadas por meio de um sistema educacional inclusivo, o que gerará alterações na organização estrutural e cultural do ambiente escolar para que isso se efetive é necessário que a escola Conheça as necessidades de cada aluno, promova campanhas de inclusão escolar, avalie o aluno de forma individual e invista em formações.

CONCLUSÃO

 A personalização do ensino quando se trata de inclusão precisa oferecer uma diversidade de conteúdos que dará oportunidade para que cada aluno seja atendido conforme sua subjetividade. Por meio de formações, as escolas estarão sempre atualizadas sobre metodologias diversas, tecnologias assistidas, debates atuais, proporcionando a cada aluno explorar suas melhores facetas o que é algo totalmente válido e esperado no processo de aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais.

PERSPECTIVAS

No contexto da educação inclusiva, incluir crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido alvo de debates, discussões e dúvidas, principalmente com relação ao que é mais adequado não apenas para alunos com necessidades especiais mas também para toda comunidade escolar e as famílias desses alunos, pesquisas relacionadas a essa temática ajudam para que as politicas públicas sejam pensadas, reavaliadas e colocadas em práticas.

REFERÊNCIAS

Políticas públicas de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Disponivel em < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/necessidades-educacionais>. Acesso em 04/04/2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com