TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política pedagógica

Ensaio: Política pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Ensaio  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

Fomos muito bem recebidas na escola NÚCLEO EDUCACIONAL MARIANA RIBEIRO KIDS no municipio de jacarei, esta escola é dirigida por Michele Dos Santos e a orientadora pedagogica chama-se Doralice Fernandes.

Escolhemos Doralice para responder o questionário que nos foi proposto:

unopar(1): Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua area de formação?

Doralice: Trabalho na escola há 12 anos e minha area de formação é pedagogia.

Unopar(2): Quais as atividades ligadas a rotina escolar que você considera mais importante?

Doralice: o mais importante é a sequencia de atividade que visam a organização do tempo em que o aluno permanece na escola apoia-se na reprodução diaria de momentos e nos indícios e sinais que remetem as situações do cotidiano.

Unopar(3): O que você gostaria que fosse diferente dentro do espaço escolar?

Doralice: A escola é uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os alunos, no presente e no futuro então no NÚCLEO EDUCACIONAL MARIANA RIBEIRO KIDS eu não mudaria nada.

Unopar(4):E quanto a politica pedagogica?

Doralice: A proposta Político Pedagógica é a tradução dos anseios de toda comunidade escolar. A participação de pais, alunos, professores e funcionários para sua construção foi muito importante.

Através de leituras, discussão, trabalho participativo, reflexões, questionamos a sociedade e a escola que temos e o que queremos daqui pra frente.

A busca por objetivos para nosso trabalho nos permitiu que juntos fôssemos aprendendo, dialogando e trabalhando de forma coletiva para construir novas práticas. Através da fundamentação teórica estabelecemos princípios que orientarão e darão coerência as nossas ações.

Esta Proposta Político Pedagógica tem por objetivo buscar uma escola que construa conhecimento, que seja baseada na integração e ref lexão de sujeitos que aprendem e ensinam.

Uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo com idéias de ética, justiça, respeito, amor. Um currículo de lutas pelo direito a uma vida digna em que todos possam questionar e superar a exclusão social e toda a forma de preconceito. Infelizmente nossas crianças, adolescentes e jovens já vem com uma carga muito grande de preconceito muitas vezes presenciado dentro de casa vividos em diferentes âmbitos como: preconceito racial, étnico, sexual e social e a tarefa principal de um professor dentro da sala de aula é incluir e fazer as diferenças ficarem do lado de fora da escola, pois dentro da sala de aula tem quer ser garantido um aprendizado de qualidade e independente de classe social, raça, religião ou qualquer outro aspecto o ambiente escolar tem que ser igual para todos e principalmente respeitado por todos. Esta entrevista e a visita no NÚCLEO EDUCACIONAL MARIANA RIBEIRO KIDS ocorreram no dia 28 de outubro de 2013 durante o perído da tarde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em um país como o Brasil a educação está se tornando um assunto muito sério e apesar de existir muitos projetos sendo desenvolvidos para garantir uma melhora significativa, ainda tem muito a se fazer para que isso comece a dar resultados. Um dos pontos mais importantes seria a união de todos, diretores, professores, pais, alunos e comunidade pois é dever de todos cuidar e assim poder garantir melhores condições de ensino. Muita coisa mudou ao longo dos anos, quando éramos crianças as coisas eram bem menos complicadas, pois não havia tanta informação e nem tanto desrespeito para com o professor. A internet é um grande meio de comunicação que com tudo no mundo tem seu lado bom e ruim.O bom é porque lhe fornece muitas opções para pesquisa estudo e conhecimento,já no lado ruim é que cada vez mais cedo crianças e jovens vão se interessando pelas redes sociais e se isso não for vigiado de perto acaba se tornando um grande inimigo.Vem se tornando um grande desafio manter a ordem nas escolas, alunos cada vez mais agressivos e marcando presença só mesmo para passar de ano já que não se pode mais repetir de serie, assim quando terminam o ensino médio estão sem conteúdo nenhum porque freqüentam a escola mais para se divertir do que para estudar.Cabe ao professor desenvolver uma maneira pratica de prender a atenção de seus alunos dentro da sala de aula.

O profissional de Pedagogia tem que ter a vontade de lecionar no coração, pois está cada vez mais difícil dar aulas em nosso país.Tem que ir pra escola com a vontade de ensinar e aprender também pois entrar na sala não é tão somente passar o que aprendemos em uma faculdade é também vivenciar histórias,compartilhar sentimentos e as vezes até ser um pouco mãe de cada criança que precisa de um apoio.Ser Pedagogo(a) tem que estar na alma dse um ser humano.

Diante de todas essas informações o que podemos concluir esse trabalho, é que ensinar hoje em dia não é uma tarefa fácil pois os obstáculos são muitos e na maioria das vezes não se tem ajudar de lado algum, a educação precisa urgente de pessoas com vontade e capacidade para fazer diferente pois só através do conhecimento é que podemos esperar que um dia o futuro de tantas pessoas seja diferente.Só com informação podemos esperar que não exista mais violência, abandono, e nem drogas. Já está mais do que provado que se todos tiverem uma oportunidade de estudo com certeza terá mais chance de um emprego descente e sucessivamente um futuro melhor.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »