TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

EDNA MARGARIDA ANICÍO SOARES

RU: 551068 TURMA- 2013/09

        

PORTFÓLIO– EDUCAÇÃO PROIBIDA

CORONEL FABRICIANO

 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

EDNA MARGARIDA ANICIO SOARES

RU:551068 TURMA- 2013/09

PORTFÓLIO – EDUCAÇÃO PROIBIDA

Portfólio – Educação proibida da UTA Educação e trabalho no curso de pedagogia do centro universitário internacional Uninter

Tutor local: Renata

Centro Associado - Coronel Fabriciano.

                                    CORONEL FABRICIANO

2015

Sumário:

  1. Introdução
  2. Filme, Educação proibida.
  1. Paulo Freire

CORONEL FABRICIANO

 2015

Introdução:

A Educação Proibida é um filme, que questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo educativo e tem como objetivo dar visão a experiências no meio escolar, que contrapõem do modelo pedagógico tradicional. O modelo atual de escola, já existe a mais de 200 anos e ainda é considerado a principal forma de acesso à educação.

Hoje, escola e educação são conceitos amplamente discutidas em fóruns acadêmicos, políticas publicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. A educação proibida é um filme que procura recuperar muitas dessas propostas, explorar as ideias e experiências daqueles que ousaram mudar a estrutura do modelo educativo da escola tradicional.

A Educação Proibida visa questionar a lógica da escola moderna e como compreender a educação, tornando visíveis diferentes experiências educacionais, não convencionais, colocando a necessidade de um novo paradigma educacional. A educação proibida pretende refletir, alimentar e promover o debate social sobre os fundamentos que sustentam a escola, promover o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem.

Paulo Freire não se preocupou só com os métodos de alfabetização, não se preocupou só com o desenvolvimento da língua escrita, ele se preocupou com as relações entre professor e aluno e com a formação para uma consciência critica, ele foi o primeiro educador brasileiro a falar que o analfabetismo era um problema social. Paulo Freire nos ensinou a olhar para os problemas cotidiano e enxergar nele a utopia, a não perder a esperança Diane das dificuldades, ele via o mundo sob um olhar de libertação humana e individual.

A visão de otimismo de Paulo Freire e porque a educação pode transformar as pessoas, que transformam o mundo, pois são processos interligados.

“me movo como educador, porque primeiro, me movo como gente”

                                                                                                           Paulo Freire

Referências:

  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira – Uma perspectiva histórica.
  • Paulo Freire
  • Documentário- Educação Proibida

CORONEL FABRICIANO

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com