TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

1 - INTRODUÇÃO

O estagio supervisionado do curso de pedagogia é uma atividade de suma importância para o acadêmico, visto que, é a chance que o aluno tem de vivenciar na prática as diversas situações do contexto escolar.

O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina “estágio curricular obrigatório I - Gestão” e representa uma prática investigativa, formadora e crítico reflexiva, de fundamental importância para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente, além de fornecer a aproximação do acadêmico com sua futura área de atuação.Esta prática tem como principais objetivos, discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levem à reconstrução do conhecimento e, principalmente fazer uma reflexão critica, buscando sempre melhorar sua pratica. O campo de estágio foi a Escola Municipal Monteiro Lobato. Este relatório contém as informações de como se encontra a realidade das estruturas físicas e humanas da instituição e principalmente como está sendo conduzido o trabalho do pedagogo da referida instituição.

O estagio foi realizado junto com a pedagoga da instituição, buscando aprender quais as responsabilidades desta, realizamos um estagio mais voltado para a observação, porém com a participação em certas atividades.

Este relatório é constituído por introdução, desenvolvimento, identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da escola descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, caracterização dos espaços de observação, caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada, descrição das atividades do pedagogo, descrição das dimensões do trabalho pedagógico do (a) professor e da turma estagiada, plano de aula e considerações finais.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O referido estágio foi realizado na escola Municipal Monteiro Lobato, situado na Rua Rui Barbosa, número 275, bairro Centro, CEP 84900-000, cidade Ibaiti, estado Paraná, telefone: 35464963. A Escola Municipal Monteiro Lobato atende no horário das sete horas até as onze horas e trinta minutos, no período matutino, e das treze horas até as dezessete horas no período vespertino.

A Escola Municipal Monteiro Lobato atende crianças do Pré-escolar, ao Ensino Fundamental séries iniciais. A Escola trabalha com 530 alunos, sendo 287 alunos do sexo masculino e 243 alunos do sexo feminino. O calendário escolar é composto de 207 dias letivo, 200 dias de trabalho com alunos, e sete dias compostos, por reunião pedagógica, conselho de classe, e planejamento e replanejamento. As férias discentes são compostas por 67 dias e as férias docente 60 dias, divididos entre os meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, dezembro e recessos.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A proposta pedagógica da Escola Monteiro Lobato, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN.

A metodologia de ensino da Escola Monteiro Lobato está baseada na proposta conceitual, pois parte do princípio de diagnosticar as necessidades do aluno, realizando assim as ações propícias ao alcance de seus objetivos. A Filosofia da Escola está direcionada a ação educativa, envolvendo a tendência dos conteúdos, voltada para a formação do ser humano, levando em consideração o avanço tecnológico que exige a formação de cidadãos informados, críticos e aptos as mudanças, exigidos pela sociedade, inserindo assim, o aluno, num sistema educacional democrático. O conteúdo curricular são considerados como um meio para o desenvolvimento amplo do aluno e para a sua formação como cidadão.

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A) ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2.3.1.Caracterização dos espaços de observação:

A Escola Municipal Monteiro Lobato atualmente tem dezoito salas. A Escola possui uma quadra, uma cantina, uma cozinha, três banheiros femininos, e três banheiros masculinos. Uma secretaria, uma sala de supervisão, uma diretoria, uma biblioteca, uma sala dos professores. É toda arejada e as salas são amplas com boa ventilação.

2.3.2. Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada:

Hoje todos os professores da Escola Municipal Monteiro Lobato, possuem nível superior e possuem experiência para lecionar nas turmas em que trabalham.

A Escola é formada por vinte e três professores. A direção do Colégio é formada por uma diretora e possuí uma pedagoga. A Escola tem um secretário e um porteiro. E equipe da limpeza é formada por quatro pessoas. A Escola não possui profissionais (Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro e AssistenteSocial.

2.3.3. Descrição das atividades do pedagogo:

A pedagoga do Colégio tem algumas funções básicas, como a de implementar projetos e criar oportunidades para o grupo de professores desenvolver seu trabalho, promover a execução de projetos e da proposta pedagógica do Colégio, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico, viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar.

Percebermos que a pedagoga procura incentivar e orientar a formação de professores capazes de desenvolver um trabalho de qualidade para os alunos.

E esporadicamente atua em equipe de colaboração com os professores do ensino regular na consolidação e implementação de currículos, estratégias e atividades competentes para as crianças que necessitam de cuidados especiais.

Percebemos que a pedagoga permanece a maior parte do tempo absorvida por projetos, eventos e encontros com pais de alunos.

A pedagoga, apesar de não formalizar sempre as estratégias instrucionais para pequenas adaptações curriculares, se mostra interessada a melhorar a resposta à diferentes necessidades apresentadas pelos alunos e promover relações sociais positivas entre todos os alunos da classe. Desta forma, pergunta, sugere brincadeiras, e conversa com o grupo ( o que percebemos surtir bons resultados)

Segundo a supervisora da Escola Monteiro Lobato, o sucesso do processo de aprendizagem depende do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com