TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Artes

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELE MOURA PIRES

MICHEL GASTRING

PÂMELA DIAS NUNES

PORTIFOLÍO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE

CARAZINHO

2014

GISELE MOURA PIRES

MICHEL GASTRING

PAMELA DIAS NUNES

PORTIFOLÍO DE METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do ensino de arte, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor Local: Betina Mendes de Ávila

Centro Associado: Einsteen

CARAZINHO

2014

Questões para Reflexão Pág. 138, 139

Questões para reflexão

Os pontos analisados de grande relevância analisado no capitulo vem a ser como o professor tem papel fundamental como orientador para estimular o aluno para participar de jogos dramáticos e expor sua criatividade e idéias é importante o desenvolvimento da imaginação e fantasia.

Um ponto interessante é como o teatro é importante no desenvolvimento, pois cria um ambiente favorável ao desenvolvimento das possibilidades das crianças e adolescentes.

O professor desempenha um papel de cúmplice vai partir de ele orientar o aluno a desenvolver suas habilidades, mesmo não tendo experiência na arte teatral, pois a finalidade é de ser usado como um jogo dramático e não apresentar um espetáculo.

 O teatro é uma das artes mais utilizadas nas escolas ali o aluno expõe suas idéias se expressando ele descobre o quanto pode ser criativo na escola sendo assim deve funcionar como uma oficina de idéias e experimentação é um laboratório no qual o objetivo principal é o desenvolvimento da expressão individual de cada aluno.

E para trabalhar com as crianças o jogo dramático é uma forma de arte de elas mesmas interagirem com as outras e expor sua idéias e raciocínios, inventar historias por exemplo, é importante um bom espaço físico um baú grande para guardar objetos que serão utilizados nos jogos trabalha-se também com a improvisação é estimular a criatividade é fundamental para acontecer o jogo dramático.

E cada faixa etária deve ser trabalhado diferenciado crianças menores de cinco anos que tem mais dificuldade de seguir regras têm que deixá-las á vontade para estimular a improvisação movimento, situação e linguagem improvisada tem que ser um jogo que a divirta

Crianças de 7 a 11 anos que já são mais maduras pode se trabalhar diferentes pode criar atividades que terá sequência um grupo no qual a oficina de vivencia teatrais possa ocorrer adequadamente

Crianças de 11 a 13 anos e de 14 a 16 anos pode ser utilizados dinâmicas em grupos, os exercícios pode ser mais aprofundados e propõe utilizar peças escritas e ensaios e pode ser apresentado. E por fim adolescentes e jovens o professor deve propor o trabalho e as regras e explicar as atividades que serão aplicadas, com um grupo de jovens muitas vezes serão mais relutantes quanto a seguir as regras, mas deve orientá-los o porquê de fazer as atividades propostas.

Para formar um grupo de teatro devem ser respeitadas algumas regras básicas para o bom funcionamento do teatro e do grupo, o orientador deve ser claro e objetivo e isso devem ocorrer logo no primeiro momento, e deve ter consciência como orientadora que seu papel é orientar e não ordenar.

A construção de um espetáculo exige dedicação e muito trabalho para todos os envolvidos cada um tem que fazer a sua parte, pois exige varias técnicas, pois tem todo um processo de criação.

Sendo importante a temática que será desenvolvida que pode surgir com base em jogos dramáticos, deve se escolher um espaço no qual vai ser apresentado o teatro e que tipo de platéia quer se apresentar, e existem vários tipos de palcos pode ser pra frente, no centro em volta do público etc.

Deve se analisar o tempo pode ser o tempo de desenvolvimento da peça o ritmo do espetáculo. A Palavra é uma dos alicerces de constituição da forma teatral, assim como o corpo o som e a luz.

Portanto, é importante refletirmos sobre as especificidades da dramaturgia e de como ela se constrói.

Será na conjunção entre esses três elementos espaço tempo e palavra que um espetáculo teatral será construído.

Atividades Aplicadas: Prática

Seria muito bom trabalhar com crianças na faixa etária dos cinco anos, elas expõem sua criatividade fantasiam teria um ambiente propicia para elaborar os jogos gostam de improvisar e torna- se divertido, pois nessa idade querem brincar e o jogo não deixa de ser uma brincadeira, ali vão expor sua imaginação e fantasias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com