TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Psicologia da Educação

Por:   •  1/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

PEDAGOGIA

PORTFÓLIO / PROJETO DE PRÁTICA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

ALUNA: JAMILE DAS GRAÇAS COUTINHO – RA: 8070836

TURMA: DGPED1802SJCA3O

PROFESSOR TUTOR: KEIKO MALY GARCIA D AVILA BACARJI

São José dos Campos

2019

Introdução e Descrição do Projeto

O projeto visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Materiais e Métodos

Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado no PEGE (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).

Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação, seja de conceitos ou habilidades (na sua casa com seus filhos ou com outras crianças, uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos), descrevendo esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação.

Etapa 4- Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxilia na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido na sua prática profissional.

Desenvolvimento

A situação observada foi dentro de uma sala de aula com uma professora que já leciona há 27 anos, com alunos do 1º ano, onde eles possuem uma faixa etária de 6 a 7 anos de idade e neste dia havia apenas 11 alunos na sala.

        Naquele dia, a professora sugeriu uma atividade onde os alunos conheciam a música, sendo a cantiga popular “Caranguejo”. Ela primeiramente pediu para que cada um lesse e ou circulasse as letras e sílabas que conheciam. Quando enfim cantou a música, todos os alunos acompanharam-na.

        Dando sequência na atividade pediu para que eles colassem a cantiga no caderno e deu uma outra folha pedindo para que escrevessem a cantiga sem copiar do caderno, porém houve uma dificuldade e ela sendo a mediadora ajudou-os a escrever a cantiga pronunciando as palavras e em alguns momentos falava sílaba por sílaba.

        Por fim, ela deu uma outra atividade onde os alunos deveriam completar os espaços da cantiga e mais de 90% da sala conseguiu realizar com autonomia. O único aluno que teve dificuldade foi o que possui atraso mental e mesmo assim conseguiu identificar as letras iniciais de cada espaço.

Análise do relato

        Conceituando zona de desenvolvimento proximal, trata-se do espaço/período em que a aprendizagem acontece, tendo como base dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. (CAMPOS, 2016).

        Segundo Campos (2016, p. 179), define-se nível de desenvolvimento real aquilo que o sujeito consegue fazer sozinho sem ajuda e o nível de desenvolvimento potencial aquilo que o sujeito conseguirá fazer com ajuda/auxílio de um mediador sendo um adulto ou criança mais velha.

        Na situação observada, baseado na teoria socioconstrutivista de Vygotsky, pode-se observar a zona de desenvolvimento proximal com base primeiramente no nível de desenvolvimento real da criança por meio de sua motivação interna, ou seja, as crianças conheciam a cantiga e sabiam cantar (objeto no qual foi construído socialmente). Ao instigar as crianças a cantarem a cantiga ficou claro que todas conheciam a música, mas foi necessário ir além para saber a habilidade de escrita e por meio da mediação da professora (nivel de desenvolvimento potencial) foi possível este avanço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com