TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Roteiro Plano de Ação

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro Plano de Ação

Dados de Identificação

Nome

Kethlen Beatriz Moraes Silva

RU

1817467

Polo

PAP Manaus (Cidade Nova) – AM

Proposta de ação

Descobrindo a arte e conhecendo os encantos amazônicos e seus artistas por meio do festival folclórico dos bois de Parintins no contexto escolar.

Público alvo

5ºano

                  Idade

10 anos

Justificativa

Objetivos

Síntese do Assunto

Metodologia

Avaliação

Recursos

Referências

A escolha desta proposta de ação surge a partir de uma atividade acadêmica intitulada portfólio, no qual nos foi apresentado o tema “Diversidade Cultural” e em virtude disso, era necessário elaborar um plano de ação em que fosse abordado os aspectos culturais da região residente visando a valorização da cultura local ou regional, tendo como principal metodologia, a dramatização. Deste modo, esta proposta tenciona a conhecer a cultura do boi-bumbá de Parintins, para que os alunos tenham um convívio melhor e mais aprofundado do maior festival da região norte do país e assim fortalecer a identidade cultural e o orgulho de cada um de nós que aqui vivemos, a partir de um passeio pelo mundo encantado através da ludicidade e da imaginação, expondo valores como o respeito cultural e mútuo e as normas de convívio entre as pessoas.

  • Desenvolver a percepção dos alunos em relação a cultura, visando principalmente o festival de bois de Parintins;
  • Discorrer sobre as questões culturais de forma que fique explícita aos alunos a importância do festival;
  • Promover a concepção do comportamento humano em relação as transformações da cultura vivente, através da intervenção positiva e negativa.

Com este assunto, podemos destacar a importância da diversidade cultural, por meio da dramatização dentro da sala de aula, e compreendemos que no decorrer dos anos, os docentes vem cada vez mais evoluindo as suas habilidades voltadas a questão cultural. As atividades culturais aparentam estar em um estágio moderno e atual no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, os docentes estão assimilando a finalidade cultural nas diversas peculiaridades, havendo a intervenção do professor com os alunos e entre os próprios alunos, compartilhando e defendendo suas ideias em público ou por meio de debate em grupos. Assim, a cultura que vai sendo repartida através do conhecimento vem ganhando mais espaço dentro da escola com o objetivo de promover aos discentes um novo olhar crítico referente a cultura e oportunizar uma troca de ideias visando a diversidade no qual está sendo desenvolvido o tema.

A metodologia utilizada nesse plano será a seguinte: O tema será discutido em cinco aulas e em cada uma delas, haverá explicação de conteúdo e atividades que serão desenvolvidas individualmente ou em grupos.

Na primeira aula, será inicialmente realizado uma roda de conversa sobre a concepção de cultura e folclore. Após a discussão, será realizado uma atividade de desenho e pintura, na qual os alunos deverão apresentar por meio da arte o que cada um conseguiu assimilar sobre o que foi abordado.

Na segunda aula, após a explanação da história do início do festival, desde os primórdios, os alunos confeccionarão algum objeto que lhe remeta e que seja utilizado durante o festival, ressaltando que serão todos com materiais recicláveis no qual já havia sido requerido anteriormente.

Na terceira aula, daremos continuidade a contagem da história do festival e após, daremos o seguimento com uma atividade escrita em que serão elaboradas perguntas para que haja a avaliação do conhecimento dos alunos voltada a temática.

Na quarta aula, os alunos darão início a uma peça teatral, ressaltando que a professora irá dar suporte e poderá intervir na atividade quando necessário. Após conversas e a separação das equipes, eles deverão desenvolver criar ou remontar um ritual ou apresentação que já ocorreu no festival.

Por fim, na quinta e última aula sobre este referido tema, os alunos farão a culminância de seus trabalhos e por ordem de sorteio irão se apresentando e sendo avaliados e assistidos pela professora e os demais colegas de sala.

A avaliação será de forma dialética e interdisciplinar, envolvendo pesquisa, relatos orais e escritos dos trabalhos, atitudes de socialização e participação de todos nas atividades propostas, observação do processo de desenvolvimento das atividades desde a compreensão até a decodificação, exigindo o interesse e a busca pela construção do conhecimento por parte de cada aluno.

Quadro branco, pincel para quadro branco, livros que falam sobre o festival, notebook, internet, impressora, lápis preto e de cor, papel A4, papeis coloridos, tinta guache, TNT, cola, tesoura e pinceis de pintura e materiais recicláveis para a confecção dos objetos e para a utilização no cenário da peça.

Bentes, Fabiano Baraúna, 1982 – A teatralidade no Festival Foclórico de Parintins: O jogo dos brincantes dos Bois-Bumbá/Fabiano Bentes Baraúna.-2018. Disponível em:

123456789/

22995/1/

Teatralidade Festival Folclorico.pdf> Acesso em: 20 de Abril de 2020 à 15:26.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com