TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Psicologia da Educação

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

2. Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação (em sua casa com seus filhos ou com outras crianças, ou uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos). Depois, descreva esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual foi a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Cena:

Uma criança de 3 anos em uma cadeira pequena e com uma mesa pequena também em sua casa. Estava com avental e com alguns materiais em cima da mesa como guaches de várias cores, pincel, pano, pote com água e um livro com um desenho para colorir.

O pai, que deve ter por volta de trinta anos, e a mãe, que também deve ter por volta desta idade, estão acompanhando-o nessa tarefa.

Logo no começo o pai pergunta para a criança o que ela está fazendo e ela responde que está pintando um “menino aqui”. O pai insiste na pergunta, e interroga como está pintando, ao qual a criança não responde, sua mãe insiste fazendo a pergunta, apontando para seu pincel, sobre qual é o nome disso, e a criança, aí sim, responde que, com pincel.

Depois que pinta uma parte do desenho, ao qual seu pai pergunta se é a bermuda, e ele confirma, diz para sua mãe que gostaria de trocar de cor do pincel. Sua mãe, então começa a descrever quais os passos deve fazer para trocar a cor do pincel e diz que, primeiro deve voltar o pincel no pote da cor que estava usando, no caso era a cor azul, e “raspar” o pincel para retirar o excesso de tinta, depois deveria limpar o pincel no pote com água até que saia a coloração e por último secar com o paninho. Enquanto sua mãe descrevia os passos, a criança ressaltou que após tirar o excesso da tinta no pote, deveria limpar com o pano, ao qual sua mãe informou que, antes do pano, deveria limpá-lo no pote com água.

Foi então que seu pai perguntou que cor gostaria de usar agora e ele respondeu preta. Sua mãe perguntou o que pintaria de preto e a criança respondeu que pintaria o outro menino do desenho, mas pintaria desta vez, seus sapatos. Sua mãe o elogiou pois disse que geralmente os sapatos dos meninos são pretos!

Ele molha o pincel com a cor preta, mas ao retirar o pincel do pote, seus pais mostram que o pincel está muito cheio e que deve retirar um pouco da tinta raspando o pincel no pote. A própria criança segura o pote e sua mãe o ajuda a raspar seu pincel. Em seguida começa a pintar os sapatos do menino do desenho.

Ao finalizar, sua mãe pergunta quem mais tem sapatos e ele responde que o outro menino do desenho. Sua mãe confirma e elogia sua atenção, e, assim começa a pintar também os outros sapatos do desenho. Enquanto estava pintando, repôs o pincel no pote de tinta preta e antes de recomeçar a pintar, retira, raspando o pincel no pote, o excesso de tinta.

A criança pede para trocar a cor, sua mãe confirma e a criança retira o excesso no pote de tinta, passa o pincel no pote de água e depois pega o pano para secar o pincel. Sua mãe pergunta que cor vai escolher agora e ele responde que seria o amarelo. A criança pergunta para sua mãe se poderia pintar a camiseta de um menino de amarelo como no time do Brasil, sua mãe confirma e diz que essa é uma boa escolha pois de fato, o uniforme do time do Brasil é amarelo com a bermuda azul, conforme ele mesmo tinha pintado.

Quando terminou de pintar a camiseta , pediu para trocar a cor e com ajuda de sua mãe, limpam o pincel e ele escolhe a cor vermelha. Coloca o pincel no pote e retira novamente o excesso raspando o pincel no pote. Sua mãe lhe pergunta o que irá pintar com vermelho, e quando a criança lhe responde que seria a camiseta do outro menino do desenho, sua mãe lhe pergunta se tem algum time de futebol que tem a camiseta vermelha; a criança diz que não sabe, sua mãe insiste lembrando que sua prima torce para este time, a criança então diz que sim, que tem sim, o São Paulo.

Por fim, pede para trocar a cor do pincel e escolhe a cor verde dizendo a sua mãe que pintaria a bermuda do segundo menino do desenho. Sua mãe o elogia e ele, ao colocar a tinta no pincel, raspa-o e retira o excesso antes de começar a pintar. Pinta com cuidado a bermuda e finaliza sua pintura.

2. Defina zona de desenvolvimento proximal

Conforme Vygotsky a zona de desenvolvimento proximal pode ser defina como: “… a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de companheiro mais capaz.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com