TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogica II

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

AS CORES E O SABOR DO SABER

RAFAEL DE BRITTO MARQUES

BELO HORIZONTE – MG

2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

PRÁTICA PEDAGÓGICA II – AS CORES E O SABOR DO SABER

  Trabalho da disciplina Prática Pedagógica II apresentado ao professor-tutor Bruno Cesar Oliveira Carvalho, estando esta acoplada ao 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Química.

  Orientador: Professor Bruno Cesar Oliveira Carvalho

BELO HORIZONTE – MG

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................................... Pag. 4
  2. Desenvolvimento.......................................................................... Pag. 5

2.1 Atividade 1 – Encontros de gente com gente............................................................................................. Pag. 5

2.2 Atividade 2 – A nossa sala de aula de cada dia................................................................................................. Pag. 7

2.3 Atividade 3 – A escola dos nossos sonhos é possível?.......................................................................................Pág. 8

  1. Conclusão..................................................................................... Pag. 9
  2. Referências................................................................................... Pag. 10

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é sobre os diversos espaços e contextos diversificados onde temos encontros de gente com gente onde é possível perceber e agregar um conjunto de aprendizagens e desenvolvimento de capacidades que todos os envolvidos seja qual for a idade, profissão, criança ou adultos etc. Esta também definida nas relações de aprendizado. De acordo com William Shakespeare:

“O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.

Sonhos que o homem sonha sempre.

Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”.

(William Shakespeare)

Percebe-se que os sonhos também ocorrerão na sala de aula e hoje fazem parte de quem seremos no futuro. É possível citar o professor de poesia John Keating que mostra isso de forma clara no drama “Sociedade dos poetas mortos” com seus métodos nada ortodoxos.

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO

2.1 - Atividade 1 – Encontros de gente com gente...

Imagem I: Mercado de Trabalho exige profissionais capacitados.

[pic 2][pic 3]

Imagem II: A tecnologia a serviço do futuro.

[pic 4][pic 5]

A imagem I mostra, de forma nítida, que é uma sala de aula de uma capacitação profissional ou uma pós graduação, fato percebido a partir do que ela passa visualmente. Observa-se de antemão que os quatro alunos nesta sala sentam-se de maneira organizada, possuem olhar de demasiada atenção e a estrutura da sala excelente. Há, também, a ideia de que já são pessoas mais velhas e com perfil mais sério além, é claro, da vestimenta mais que adequada a profissionais já em andamento ou com suas vidas já bem resolvidas.

A imagem II mostra, a título de comparação direta, uma sala com maior descontração. Provavelmente, a sala é ocupada por alunos do ensino fundamental I. A vestimenta é livre, contudo, nos moldes pedagógicos adotados pela escola. Com um futuro brilhante pela frente, trazem para quem vê a imagem uma visão de crianças com claros dons tecnológicos.[pic 6]

A sala da imagem I possui o sabor doce que se obtém ao conquistar títulos. De cores pálidas para alguns às cores quentes a outros, divide-se assim entre as várias personalidades e objetivos.

A da imagem II possui sabor da ingenuidade, fazendo um arco-íris de cores transcender os dedos miscigenados.

Em comum às duas salas, há sempre aquela imagem de professor resgatando os valores da criança grande, até mesmo aqueles que fazem um mundo abstrato para os pequenos. Penso ser importante a adequação dos métodos e atitudes. Para mim, ainda professor de primeira viagem, não sei definir ao certo qual grupo seria melhor para trabalhar.

Concluo que, como no drama “Sociedade dos poetas mortos”, o espaço não mais importa tanto... Ele apenas propicia melhores oportunidades. Como disse Paulo Freire, “Educar é ensinar a ler o mundo.”, seja em qualquer lugar.

[pic 7]

2.2 - Atividade 2: A nossa sala de aula de cada dia...

De modo simples, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas que nos permite o acesso ao curso ou disciplina e também nos permite interagir entre os alunos, professores, tutores, envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.


        O AVA nos possibilita a oferta de uma sala de aula virtual para o acompanhamento e a realização de atividades de aprendizagem. O AVA rompe os limites da sala de aula presencial e favorece a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.


        Agente recebe um login e uma senha de acesso a este espaço no início do semestre letivo, e é através dele que desenvolvemos as atividades do curso e mantemos contato com a instituição. O AVA pode ser usado para acessar conteúdos e atividades do curso/disciplina; realizar diferentes atividades planejadas para aprimorar nossa aprendizagem; interagir com nossos colegas virtuais trocando idéias, debatendo ou colaborando com trabalhos; interagir com o professor tutor; e acompanhar sua trajetória através do relatório de atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com