TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Psicologia da Educação

Por:   •  20/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

Curso Normal

Psicologia da Educação

Prof.ª Tatiana Carolina Dias

Cheila Vitória Moura Vogel

1°NC

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Santa Rosa, novembro de 2020.

SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................................03
  1. Entrevista pais/responsáveis.........................................................................04
  1. Observação da criança..................................................................................05
  1. “Fatores que influenciam a obesidade  infantil’’.............................................06
  1. Conclusão......................................................................................................07
  1. Referências....................................................................................................08

Introdução.

        

    Este trabalho consiste na observação de crianças de nosso convívio pela nossa turma, e a identificação dos seus diferenciais… Quais suas dificuldades? Sua maneira de brincar? Como é seu desenvolvimento? A sua alimentação? Seu sono? Hábitos? Como socializa? Possui Laudos médicos? Como é sua saúde? Necessita de atendimentos complementares? Realiza suas tarefas de maneira responsável? Qual seu rendimento escolar? Cada passo observado nos faz refletir no quanto cada criança se diferencia das demais.

           Enquanto futura professora da educação infantil acredito que observar as crianças é essencial para se ter um bom projeto pedagógico e identificar possíveis dificuldades dos alunos. Nesse caso, o professor é peça fundamental, é ele que acompanha, observa e leva conhecimentos as crianças. Quando o professor é um bom observador, ele consegue selecionar os materiais ideais, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças a entender melhor o mundo que as rodeia.

 

Entrevista com os pais e responsáveis.

 Procurei fazer a pesquisa com minha prima Brenda, ela é uma menina de nove anos, nascida em Santa Rosa no dia 14 de Fevereiro de 2011, estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, está na 4 ° Série, seu turno é a tarde, antes ia à creche crescer feliz ficou 4 anos lá. Mora com sua mãe é Rúbia uma mulher de 40 anos, técnica em farmácia no hospital Vida e Saúde e seu pai Josemar, também de 40 anos, metalúrgico. A menina é filha única, tem um carinho enorme por seus dindos a Vanice e o Rodnei agricultores, adora visitá-los em sua casa, pude perceber um carinho enorme por eles. Quem passa grande tempo com ela é sua avó Belquiz, cuidou e cuida dela desde pequena, as duas tem uma relação ótima, ela mesma fala sua avó é seu tudo. Brenda foi batizada na igreja católica, mas não tem costume de ir com frequência.

 Conversei com a mãe da Brenda, ela me contou sobre o desenvolvimento da filha, ela segurou a cabeça e sentou sozinha com seis meses e também começou a comer frutinhas, engatinhar afirmou a mãe que foi com uns sete meses, nos seus oito meses começou com os Bê-á-bá e com 12 meses andou pela 1° vez, foi amamentada no peito até um ano e quatro meses. A mãe afirmou que com três anos a menina controlou o xixi de dia, com três anos e três meses o xixi de noite e apenas com três anos e seis meses as fezes. Falamos de como a Brenda se relaciona com as pessoas, relatou a mãe que ela é um pouco tímida para fazer amizades e se relacionar com a família toda, mas estão tentando ajudar a menina há passar esta fase.

 Sua atividade para se divertir é ver desenhos e jogar no celular, não habito de brincar mais com brinquedos, disse que adora interior por causa de animais e para brincar na terra, tem costume em pedir para a mãe levar a parques e piscina, outra coisa adora ir ver seu pai jogar bola, não possui nenhum tipo de deficiência física, auditiva, visual e atendimento complementares, é uma moça saudável. Podemos considerar uma moça independente  se veste e toma sozinha, mas na hora de arrumar o cabelo precisa de uma ajudinha da avó ou da mãe, ajuda sua mãe com tarefas de casa lava e seca a louça. Na questão escolar ela nunca repetiu o ano, mas possui dificuldades, sua mãe ajuda no tema de casa e não gosta nem um pouco de estudar e há ir à escola. sua família dá apoio aos estudos.

Observação da Criança.

  A menina não possui rotinas diárias, passa a maioria do seu dia no celular jogando joguinhos ou vendo desenhos, sua alimentação não é saudável, gosta de salgadinhos, refrigerantes, estas coisas compradas, me relatou que não gosta de saladas e que sua mãe não costuma fazer comidas por este motivo é tudo comprado pronto em sua casa, tem grande dificuldade aceitar seu corpo, esta com obesidade grau II.

 Não faz nenhuma atividade física, nem brinca com suas bonecas, apenas no celular grande parte do seu dia, tem seu horário do soninho após as 12 horas. Sua relação com a família não é muito boa, não interagem muito, apenas sua avó que lhe dá muita atenção e se preocupa com a menina.

 Passando esse tempo com a Brenda pude perceber que ela tem grandes dificuldades na área da aprendizagem e não possui uma alimentação saudável. A menina apresenta dificuldade em prestar atenção à aula online e até em leituras, responder às questões sem terminar de ler e não conseguir ficar parada tem dificuldades em organizar as tarefas para fazer, se distrai com qualquer barulho que estiver por perto.

 Pesquisa: Fatores que influenciam a Obesidade Infantil.

  A obesidade infantil é um sério problema de saúde pública no Brasil e em diversos outros países. Através de uma pesquisa constatou-se que suas maiores causas são modificáveis, como a ingestão elevada de alimentos ricos em gordura e carboidratos, a falta de prática de exercícios físicos e o uso de televisão e vídeo games, proporcionando sedentarismo e inatividade física. O estudo cientifico mostra que a obesidade infantil está diretamente relacionada a praticas diárias e má conduta alimentar, que geralmente é passada as crianças pelos seus país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com