TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de prática Psicologia da Educação

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o período de estagio obrigatório, pude observar várias situações de aprendizagem, dentre elas tive a oportunidade de realizar uma contação de história. O livro trabalhado foi o de título Maenhê de Ilan Brenaman. O livro é uma narrativa sobre o dia a dia da mãe com as crianças a chamando durante o dia todo. A turma tem uma média de idade entre 4 e 5 anos, já identificam letras do alfabeto e seus nomes.

Enquanto a frente da turma, li a historia na integra, mostrando todas as ilustrações do livro. As crianças muito atentas, observavam com atenção todas as informações transmitidas durante aquele momento.

A lição ensinada no livro é de que os filhos não devem ficar chamando a mãe o tempo todo. No final, realizei um momento reflexivo sobre a história com eles, ao inciar mostrando as ilustrações todos repetiram o que estava passando nas imagens, recontando a história a partir do que eles ouviam e entendiam. Identificaram as letras presente do título e compararam com as letras que já sabiam do seu nome.

Desta maneira, podemos entender que o processo que se constitui na presença de um mediador ao longo do processo de ensino-aprendizagem é chamado de zona de desenvolvimento proximal. Partimos do entendimento de que todos tem um potencial para aprender, isto é, a habilidade de executar atividades com o auxílio de alguém mais experiente. Sendo assim, é muito importante estarmos atentos ao momento de evolução, em que a criança está, pois servirá de potencialidade para novos aprendizados.

Então, a zona de desenvolvimento proximal pode ser vista no momento em que, enquanto a frente da turma com estagiária, conto uma história que faz parte do cotidiano deles, e depois, com o que eles absorveram e a sua concepção sobre a relação com a mãe foram capazes de recontar a história.

A zona de desenvolvimento proximal descreve ao espaço e/ou período em que a aprendizagem está acontecendo, tendo como base dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial. Desta maneira, Vygotsky (1994) define:

[...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de companheiro mais capaz.Vygotsky (1994)

Esses conceitos defendidos pelo autor proporcionam observar o quanto é importante a presença do outro, professor, mediador no processo de ensino-aprendizagem. Tendo a escola um papel extremante importante nesse processo.

Portanto, esse processo de construção do saber é fundamental nesse momento de aprendizagem e interlocução com os indivíduos. Perceber esse desenvolvimento a partir dessas metodologias, faz com que estejamos sempre abertos para novas possibilidades de aprendizado. Todo esse método auxilia em um estudo mais aprofundado para que futuramente possa ser uma profissional engajada e estudiosa sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com