TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-projeto

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. TEMA

2. FORMULAÇAO DO PROBLEMA

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

3.2 Objetivos Específicos

4. JUSTIFICATIVA

5. HIPOTESE

5.1Variáveis

6. METODOLOGIA

6.1Procedimentos metodológicos

6.2Instrumentos e Técnicas

6.3Definições do Universo da Pesquisa

7. CRONOGRAMA

REFERENCIAS

1.TEMA

PSICOPEDAGOGO E PROFESSOR: uma parceria na orientação sexual infantil

2.DORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a importância da parceria entre professor e psicopedagogo no trabalho da orientação sexual infantil?

3.OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Verificar a orientação sexual da forma como vem trabalhada na educação infantil, analisando atuação do professor em parceria com o psicopedagogo na abordagem do assunto, suas dificuldades, estratégias utilizadas para reconhecer os reais problemas da criança na infância ligados a descoberta da sexualidade.

3.2 Objetivos específicos

Ressaltar que alem do professor, o psicopedagogo, exerce um importante papel na descoberta da sexualidade da criança orientando-a de maneira correta.

Mostrar as crianças que a sexualidade é um assunto é um assunto que deve ser tratado com muita naturalidade, pois é algo inerente e importante para o equilíbrio do ser humano.

Contribuir para o conhecimento e valorização da sexualidade na educação infantil.

Descobrir a questão da descoberta da sexualidade infantil com as próprias crianças.

Construir uma linguagem de forma que família e a escola percebam que suas crianças devem ser orientadas de forma correta.

4. JUSTIFICATIVA

A iniciativa de realizar esta pesquisa partiu do propósito de investigar maneiras de orientar sexualmente crianças da educação infantil, já que a sexualidade se manifesta naturalmente em nosso cotidiano, requerendo dos profissionais envolvidos (professor e psicopedagogo) para que juntos em parceria tenham uma postura de maturidade e segurança ao lidar com tais manifestações. A sexualidade está presente desde o nascimento e vai se transformando no decorrer da vida, como uma força dinâmica no desenvolvimento da personalidade e determinante do grau de felicidade e realização do adulto. As famílias e professores de creches e pré-escolas devem estar preparados para reagir com segurança, naturalidade e tranqüilidade às expressões da sexualidade do bebê e da criança pequena. Tanto os profissionais quanto os familiares devem responder às manifestações da sexualidade infantil, pois na medida em que aparecem se constitui um tema de interesse a sexualidade da criança.

A orientação sexual se dá pela necessidade de compreendermos que, mesmo quando não falamos em sexo com crianças estamos educando-as sexualmente. “Seja a partir de algumas manifestações publicas de carinho, desejo, prazer, sentimentos, ou do contato com a mídia, que explora bastante o sexo e o erotismo” (EGYPTO, p.39, 2009).

5. HIPOTESE

Diante da dificuldade em trabalhar com oralidade ou dialogo referindo-se ao tema sexualidade na educação infantil, pode-se estabelecer uma parceria entre professor e o psicopedagogo em busca de melhor qualidade para o aprendizado das crianças.

5.1 Variáveis

O psicopedagogo como um profissional qualificado está apto a trabalhar na área da educação, dando assistência ao professor e a outros profissionais da instituição escolar pra melhoria das condições do trabalho de orientação sexual na infância bem como para prevenção dos problemas da aprendizagem ocasionados por uma orientação sexual reprimida ou má resolvida.

6. METODOLOGIA

O presente estudo insere-se numa investigação qualitativa uma vez que decorreu no ambiente natural de uma escola de educação infantil. Portanto, segundo BOGDAN E BIKLEN (1994), é uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais. Com a finalidade de se alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico apoiando-se em autores que defendem uma educação de qualidade e compromissada dentro, sobretudo, da educação infantil.

6.1 Procedimentos Metodológicos

Para realização do trabalho será realizada a observação em salas de aulas de educação infantil do nível III e IV, será feito entrevistas com uma professora e uma psicopedagoga que também atua como professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com