TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-projeto

Por:   •  22/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

POLO-BELÉM-REPÚBLICA-7224

Pedagogia

PROJETO INTEGRADOR I

PRÉ-PROJETO

Ana Paula Silva Da Silva- RA-384601

Dionaldo serra de Jesus - RA-397063

Jacinete pereira das chagas –RA- 384062

Vanisia Paula Gonçalves de Sousa silva- RA- 393298

Belém – Pará

[pic 2]

PRÉ-PROJETO

O BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL: NA FAIXA ETARIA 03 A 04 ANOS

BELÉM- PARA

Tema: O brincar na educação infantil na faixa etária de 03 á 04 anos

JUSTIFICATIVA:

Os métodos de ensino buscam propor diferentes caminhos didáticos pelos professores para que os alunos adquiram conhecimento. A educação e resultado de muitas interações, algumas são guardadas para sempre na memoria das crianças, o mesmo acontece referente ao brincar. O pré-projeto de ensino tem como o titulo o brincar na educação, na faixa etária de 03 á 04 anos com a linha da docência da importância do brincar, crianças estão inseridas em creches.

O objetivo deste é proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente como atividade, curiosidade e integrante do meio em que ela esteja inserida. Os conteúdos a serem trabalhados neste projeto será linguagem, oralidade, organização e orientação especial. Hoje em dia os pais não tem tempo de brincar com seus filhos, será que nas instituições tem professores com formação especifica para a área de educação infantil. As atividades desenvolvida com as crianças como: jogos, brincadeiras, teatros, trabalho com cordas, bambolês, cantiga de rodas, conta histórias com uma organização e uma orientação especial. Serão desenvolvidas em um semestre com brincadeiras livres e dirigidas de acordo dom o planejamento da instituição, o tempo de cada atividade é de 10 a 20 min. De acordo com o cronograma e a rotina, a avaliação é através da observação registro das ações desenvolvidas com as crianças.

Para Piaget é por meio das interações que as pessoas procuram se adaptar ao que se da o desenvolvimento da inteligência, kishimoto ressalta que os jogos foram transmitidos de geração em geração por meios de sua prática; permanecendo na memória infantil. Paul ricocur “o brincar é a metáfora evidente nas brincadeiras”. As proposições de Vygotsky (1889) indicam que a criança brinca com significados para mediar simbolicamente a internalização da cultura. Palavra chave “Brincar”

PROBLEMATIZAÇAO:

Hoje ouvimos muitas queixas de pais e educadores falando que as crianças hoje em dia não sabem brincar. Dizer que na hora do recreio ,principalmente só correm e brigam ,pergunto: qual professor para e brinca com as crianças? Quem as ensina a brincar? Quais os profissionais que atuam em creches e pré-escola tem formação na área de educação infantil Antigamente tínhamos as ruas, os irmãos, mas velhos, os primos, os tios, Os avós que nos ensinavam as brincadeiras do seu tempo de criança. Hoje na correria do cotidiano, quem para e brinca com as crianças? Isso é a nostalgia de um tempo feliz que vivo, nas constatações que faço na convivência com crianças e educadores. A criança muito pequena está limitada em todas as ações pela restrição situacional. Os objetivos ditam a criança o que ela deve fazer. Os objetos tem uma força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena(vygotsky,1984.p.109-110). Logo e possível observar como o papel do brincar se torna importante no processo da educação infantil, sem essa oportunidade seria impossível à criança viver em sua plenitude. Sendo possível estabelecer essa relação tanto em crianças quanto em adultos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com