TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto I

Por:   •  16/8/2015  •  Monografia  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEISE FREITAS DE OLIVEIRA– RA 5322972822

PRÉ-PROJETO I

PASSO FUNDO – RS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEISE FREITAS DE OLIVEIRA – RA 5322972822

PRÉ-PROJETO I

 

O Pré-Projeto é apresentado ao curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Universidade Anhanguera Uniderp, como quesito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação do Tutor a Distância:

PASSO FUNDO / RS

2015

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................4

Tema..............................................................................................................5

Justificativa.....................................................................................................6

Problema........................................................................................................7

Considerações Finais .................................................................................8

Referências Bibliográficas .........................................................................9


INTRODUÇÃO

   

            Através da leitura, o aluno desenvolverá sua criatividade, pois terá acesso ao conhecimento, podendo assim fazer a “leitura do mundo” e melhor expressar-se.

        

Na realidade, alfabetização e letramento, esses dois processos, caminham juntos, ou melhor, o processo de letramento, antecede a alfabetização, permeia todo o processo de alfabetização e continua a existir quando já estamos alfabetizados.

TEMA

O tema a ser trabalhado é a falta de motivação no processo de leitura e escrita nas séries iniciais, motivação, escrita e letramento.

Sabe-se que a leitura é um processo ativo de realização da compreensão e interpretação de palavras, frases, parágrafos, textos que se realiza através de estratégias de seleção feitas pelo leitor antes de ler o texto propriamente dito, embasado nos objetivos que tem com aquela leitura, o seu conhecimento sobre o assunto, autor e sobre a linguagem em si.  Desde muito pequenos, os alunos percebem que as pessoas leem para obter informações variadas sobre determinados assuntos, porém, cabe à escola indicar meios para que esse aluno se torne um leitor competente, sabendo selecionar textos que venham a atender suas necessidades, tornando o ensino da leitura primordial em uma escola que se queira crítica.

Entende-se que o estudo e a pesquisa sobre a leitura e a escrita nas séries iniciais são importantíssimos na medida em que proporciona a percepção de que ensinar Língua Portuguesa ou trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula é, necessariamente, o estudo de uma concepção que faz parte da educação, parte da linguagem, com ligações coerentes entre si.

        

JUSTIFICATIVA

 

Analisando a prática dos professores nas escolas, é urgente e necessário à volta pelo interesse pelo ato de escrever, e, para que isso aconteça, é de grande importância a ação desenvolvida pelo professor em sala de aula, podendo para isso apontar caminhos às crianças, criando momentos de descontração que se processa por meio da linguagem escrita. Criar condições para que os alunos produzam textos provocadores e criativos.

Justifica-se a escolha do tema por percebe-se que a falta de hábito de ler e escrever deve-se ao fato de que na fase inicial da escolarização os alunos não estão tendo muita motivação. Os professores trabalham com muito material já pronto, não epermitindo que as crianças desenvolvam a criatividade e criticidade ao se expressarem enquanto criam.

São inúmeros os trabalhos, cartazes e materiais produzidos pelas crianças com erros de escrita, acentuação, concordância e pobres de conteúdo, o que  revela crianças desmotivadas e sem hábito de ler e escrever.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

*Investigar se a metodologia utilizada pelos professores gera desmotivação para a prática da leitura e da escrita nas séries iniciais, sabendo-se que com tantas transformações na escola e contemporaneidade a alfabetização e o letramento norteiam um ensino que condiz com a atual conjuntura da educação.

Objetivos Específicos:

* Averiguar a importância do ato de ler e escrever para a melhor compreensão da realidade em que vive o aluno.

* Demonstrar que o ato de ler e escrever é essencial à realização pessoal e ao progresso social, cultural do indivíduo na sua formação crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com