TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de Administração Científica / Frederick Winslow Taylor

Por:   •  29/8/2015  •  Ensaio  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Programa de Pós-graduação em Educação

Curso de Mestrado Acadêmico em Educação

Disciplina Eletiva: Núcleo de Trabalho, Gestão e Educação.

Professores: Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos; Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo e Dr. Doriedson Socorro Rodrigues.

Aluno: Pedro Ladinilson do Rosário Pantoja.

Assunto: Fichamento Bibliográfico.

Belém Pará: 18 de outubro de 2013.

TAYLOR, Frederick Winslow. 1856 – 1915. Princípios de Administração Científica / Frederick Winslow Taylor; tradução de Arlindo Vieira Ramos. – 8. Ed. – São Paulo: Atlas, 1990.

Tema: Princípios de administração científica na esfera do trabalho e da produção.

Problema: A administração científica na esfera do trabalho gera prosperidades?

Tese: A administração científica gera prosperidades a todos que trabalham.

“Argumentos: O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado” (p. 24).

“Esperamos, com tudo, ter deixado claro que os mesmos princípios, com resultados iguais, podem ser aplicados em qualquer atividade social: na direção de nossos lares, na gerência de nossas fazendas, na administração de nossas casas comerciais, na administração das igrejas, de instituto filantrópicos, de universidades e de serviços públicos” (p. 23).

“A fim de que o trabalho possa ser feito de acordo com as leis científicas, é necessário melhor divisão de responsabilidades entre a direção e o trabalhador do que atualmente observada em qualquer dos tipos comuns de administração” (p. 34).

“Quase todos os atos dos trabalhadores devem ser precedidos de atividades preparatórias da direção, que habilitam os operários a fazerem seu trabalho mais rápido e melhor do que em qualquer outro caso” (p. 34).

“Como certos indivíduos nascem preguiçosos e ineficientes e outros ambiciosos e grosseiros, como há vício e crime, também sempre haverá, pobreza, miséria e infelicidade” (p. 36).

 Conclusão: Para o autor Frederick Winslow Taylor a administração cientifica é um elemento de grande benefício à produção, cada trabalhador é sistematicamente treinado para alcançar o mais alto grau de eficiência e aprende a fazer espécie de trabalho superior, que não conseguia fazer sob os antigos sistemas de administração; ao mesmo tempo adquire atitude cordial para seus patrões e condições de trabalho. [...] Este benefício generalizado a todos que trabalham sob o sistema é, sem dúvida o mais importante elemento na questão (p. 103).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com