TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Critérios orientadores para a avaliação dos livros de História

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

Princípios e critérios orientadores para a avaliação dos livros de História

Para que fossem elaboradas as resenhas dos livros avaliados uma série de critérios se fez necessária, esses critérios auxiliaram na verificação das obras mostrando conforme o caso, se contribuem ou não para a formação da cidadania dos alunos, bem como a coerência e a adequação teórico-metodológica dos livros. Adotamos, também, princípios que pudessem caracterizar o campo disciplinar da História e o ensino da mesma:

  • Concordância com a legislação, diretrizes e normas oficiais relativas ao ensino da disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Observação dos princípios éticos necessários para a construção da cidadania e do convívio social.
  • Adequação do livro à proposta pedagógica que ele apresenta.
  • Compreensão da História como um processo produzido social e cientificamente que desempenha funções identitárias e orientadoras na sociedade.
  • Coerência entre os textos principais, complementares, ilustrações com os objetivos gerais do ensino de história para os anos iniciais do ensino fundamental.
  • Contribuição para o desenvolvimento do pensamento autônomo, raciocínio crítico e capacidade argumentativa dos alunos.
  • Apresentação de ilustrações que auxiliam o aprendizado do alfabetismo visual dentro do contexto do ensino de História.
  • Apresentação de propostas e sugestões para acesso a outras fontes de informações que referenciam sua condição de fonte para a produção do conhecimento histórico.

Seguindo esses critérios é que elaboramos as resenhas a seguir.

Livro 1 – Aprender e criar História, 2°edição 2014.

Autora: Maria Rocha Rodrigues

Editora: Escala educacional, 2° ano.

A proposta do livro se desenvolve por meios temáticos presentes no cotidiano dos alunos, como a infância, o mundo da criança, a escola, os amigos e a família. Tal proposta confere com a realidade social da escola e dos alunos, dando lugar de destaque para a abordagem desses conteúdos. Trabalha para a aprendizagem efetiva utilizando estímulos às diferentes habilidades e competências e apresentando eixos temáticos para desenvolver a proposta.

Destacam-se, no livro, temáticas que propõem a historicidade da infância, o que proporciona a valorização dos alunos, partindo sempre da realidade dos mesmos, da história local e do cotidiano, estabelecendo relações entre passado e presente.

A formação cidadã é destacada pela correta abordagem dos direitos das crianças através do Estatuto da Criança e do Adolescente, é estimulado, também, o respeito à diversidade cultural, promovendo o pensamento autônomo e o raciocínio crítico dos alunos. A obra valoriza a singularidade da infância, reconhece os diferentes modelos familiares em diferentes tempos e espaços e trata também da temática da inclusão de pessoas com deficiência e da acessibilidade, temas que são trabalhados por meio de imagens variadas, levando à reflexão sobre o assunto enquanto estimula o cuidado e o respeito no convívio social.

A parte gráfica do livro apresenta os títulos e subtítulos organizados com recursos gráficos compatíveis que facilitam a fixação dos conceitos que estão sendo trabalhados. Destacam-se também as ilustrações coloridas e atraentes que tornam a leitura do livro agradável, mostrando fotografias nítidas que cumprem o papel de representar os diferentes contextos e culturas em seu tempo e espaço, o que colabora para a compreensão da diversidade humana.

A proposta pedagógica valoriza os conhecimentos prévios dos alunos e incentiva a participação ativa dos mesmos no processo de ensino.

Livro 2 – Eu gosto de História

Autoras: Célia Passos e Zeneide Silva

Editora: IBEP, 2° ano, 3° edição 2014.

O livro organiza-se com base no eixo temático “construção da democracia e cidadania no Brasil” partindo da identidade do aluno como cidadão é sujeito histórico, buscando situá-lo na comunidade, tendo como eixo norteador a “construção da identidade enquanto agente histórico”.

O componente curricular se aproxima da Nova História e prioriza a aprendizagem, com foco no aluno, e as relações entre permanências e mudanças, presente e passado, onde os conceitos de tempo histórico e espacialidade são trabalhados com base no entorno da escola. O livro ainda desenvolve a proposta de pensar a criança como sujeito central no processo de ensino-aprendizagem promovendo situações-problema e questionamentos que possibilitam o pensar histórico.

O livro contribui para a formação da cidadania e para o convívio respeitoso com as diferenças, trabalhando a questão dos direitos fundamentais e possibilitando a compreensão da diversidade e da pluralidade social da experiência humana. As discussões em torno dos direitos da criança tornam a formação para a cidadania e compreensão da criança como um sujeito de direitos uma das principais qualidades do livro.

A parte gráfica do livro é funcional e muito criativa devido a presença de ilustrações que investem nas cores, incentivando a curiosidade e despertando o interesse da criança. O desenho e o tamanho das letras facilitam a leitura, assim como o espaçamento, as diferenças gráficas entre os textos, títulos, seções e capítulos

A proposta pedagógica do livro investe na autonomia do aluno é atenta para a dimensão do letramento e alfabetização, utilizando-se de uma linguagem adequada, abordagens de temas que estão relacionados com o universo infantil e usando a pesquisa como elemento fundamental na construção do conhecimento histórico.

Livro 3 – Juntos nessa História

Autores: Charles Chiba e Caroline Minorelli

Editora: LEYA, 2° ano, 1° edição 2014.

É adotado no livro um modelo temático para a apresentação dos conteúdos, tais temas tornam possível o trabalho com noções que são fundamentais para o conhecimento histórico, sendo essas: identidade, temporalidade, mudanças, permanências, duração, contagem do tempo e vestígios do passado. Nele também é privilegiado a abordagem da formação histórica das identidades individual e coletivas que concernem ã sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com