TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Funciobario

Por:   •  22/6/2015  •  Resenha  •  3.733 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

DEDICATÓRIA

                                                                Primeiramente   à   Deus, pelo dom da  

                                                                vida, aos  nossos  familiares  e a todos

                                                                que    nos    auxiliaram    na elaboração

                                                                deste projeto.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1

JUSTIFICATIVA

2

1.SECRETARIA

3

1.1História da secretaria

3

1.2 Secretaria e suas interações

4

1.3 Organização e funcionamento de uma secretaria 

5

1.4 Técnicas de arquivamento

5

1.5 Classificação por Data

5

1.6 Protocolo e Registro

5

1.7 Lembretes:

6

1.8 Escrituração Escolar

6

1.9 Livros (ou arquivos)  

6

1.10  Características dos Livros de Registros Escolares

7

1.11 Organização dos Registros Escolares

7

1.12 Quadro de Organização dos Registros Escolares

8

1.13 A utilização do computador na Secretaria

9

2. ROTINA DE SECRETARIA

9

3 PESSOAL DE SECRETARIA

10

4. EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

10

6. OBJETIVO GERAL

11

7. OBJETIVO ESPECIFICO

12

8. METAS

13

9. METODOLOGIA

14

10. CRONOGRAMA

15

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

16

INTRODUÇÃO

Há necessidade de secretários nos mais variados locais de trabalho. Assim, podemos encontrar esse profissional em: hospitais, escolas, escritórios, comércio, indústria, instituições de pesquisa, agências de viagem, editoras, aeroportos, clubes, hotéis, etc. Sendo nosso foco o secretário escolar e suas funções.

A escola tem seu funcionamento comparado a um organismo, onde cada órgão tem sua obrigação primordial e o mau funcionamento de um pode influenciar a todos. Por esse ponto de vista, seria equivocado elevar um único setor da escola como principal.

Porém, quando falamos de educadores não docentes é impossível negar que o local onde se assume a maior responsabilidade dentro da escola é a secretaria. È lá que passa todo o processo burocrático relacionado a vida escolar do aluno. Como não bastasse, assume-se a responsabilidade de armazenar e zelar por tais documentos. È função da Secretaria Escolar a execução do plano letivo, como também a gestão e atualização do processo administrativo-pedagógico individual dos alunos.

São inúmeros os serviços prestados dentro de uma secretaria escolar. A carga horária torna-se, muitas vezes pouca para a enorme demanda de serviços. Neste sentido, o trabalho é muito para poucos funcionários. Por isso, é comum encontrar funcionários que ocupam o cargo de secretário escolar com problemas de saúde ou então com baixa estima.

O programa Profuncionário, pensando na capacitação desse educador não docente, vem resgatar valores, tornando-o um técnico em Gestão escolar, com olhar crítico e pró ativo, resgatando a auto-estima e preparando para uma melhor prestação dos serviços. O técnico em Gestão escolar tem sua visão da prática dilatada, não se contentando apenas em apontar erros, mas sim em solucionar problemas.

È fato que cada escola possui seu próprio sistema de administração, segundo seu projeto político  e o regimento interno. Sendo assim, o grau de participação colaborativa e obrigações podem variar um pouco, de acordo com cada gestão. Fazendo parte do corpo administrativo, esse funcionário é um coringa, pois realiza diversas atividades. O secretário escolar é o funcionário que trabalha em paralelo com a administração interna. Logo, sua especialização trás como bagagem um vasto conhecimento em diversas teorias administrativas, indo além de documentos impressos. A forma de participação e a ética dentro da escola também são trabalhos, moldando não só um profissional, mas um individuo ciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade que ocupa.

Esse é um tipo de cargo que lida com muitos imprevistos, por isso deve-se ter uma postura versátil. Ainda, manter uma linguagem clara e bem articulada já é meio caminho andado para o bom entendimento entre as pessoas. Isso , levando em conta que o atendimento é o cartão de visitas da escola. Então, é necessário seguir alguns requisitos básicos como: atenção, cordialidade, rapidez, eficiência e principalmente respeito. A sociabilidade é uma característica importante, uma vez que irá conviver e se relacionar com deferentes tipos de pessoas.

O curso de Gestão escolar habilita tecnicamente o secretário para assumir o cargo, seja no estado do Mato Grosso do Sul, como em qualquer outra parte do território nacional.

[pic 1]

JUSTIFICATIVA

Para realizar as atividades de competência da secretaria deve-se diminuir consideravelmente o fluxo de pessoas que não trabalham em seu interior, para que não cause transtornos no atendimento e complicações no manuseio de documentos.

O grande número de pastas individuais de alunos concentradas na secretaria requer zelo e sigilo, para que não haja extravios, o que se torna impossível com a permanência de pessoas que não trabalham no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com