TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Recursos Didáticos No Ensino De Geografia Para As Escolas Do Campo

Por:   •  15/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO PET/CDSA-GESTÃO PÚBLICA, POLÍTICA E CIDADANIA

MODELO DO RESUMO

ÁREA TEMÁTICA - EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CDSA/UFCG

TÍTULO

PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Fabiano Custódio de Oliveira[1]

 Nadege  da Silva Dantas[2] 

Hosana Torres de Araújo[3]

  Ednalva Ferreira da Silva [4]

  Ismael Alves da Silva[5]

O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina no âmbito da área das Ciências Humanas e Sociais. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, zona rural do município de Serra Branca – PB. O projeto foi  importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino-aprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução do projeto no contexto escolar, utilizamos as indicações da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo e com o Semiárido Brasileiro, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.

Palavras-chave: recursos didáticos. Ensino de geografia. Educação do campo.


[1] Professor Doutor da Licenciatura em Educação do Campo –  UAEDUC/CDSA e coordenador do projeto de extensão “Produção de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo” - fabiano.geografia@gmail.com 

[2] Colaboradora do projeto e professora da Licenciatura em Educação do Campo – UAEDUC/CDSA.

[3]Aluna da Licenciatura em Educação do Campo  e bolsista do projeto de extensão “Produção de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo” .

[4] Aluna da Licenciatura em Educação do Campo  e bolsista do projeto de extensão “Produção de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo”  .

[5]Aluno da Licenciatura em Educação do Campo  e voluntário do projeto de extensão “Produção de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo” .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com