TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  12/4/2016  •  Monografia  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 16

 [pic 1] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

RODRIGO AGUILAR CANTERO

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

                                                           Londrina

                                                         2011

1. TEMA

   A utilização de recursos tecnológicos no ensino de geografia.

2. PROBLEMA

    A falta de interesse dos alunos em aulas tradicionais e a dificuldade por parte dos professores em aderir às novas tecnologias. O presente trabalho propõe-se a estudar a eficiência dos recursos tecnológicos no aprimoramento do aprendizado dos alunos na disciplina de geografia e analisar a melhor relação do ensino aprendizado com a utilização de tecnologias educacionais na disciplina de geografia, pois o ensino de Geografia é tema de muitos estudos, no entanto, na prática existe uma grande dificuldade de realizar as intervenções propostas. Alguns professores atribuem essa dificuldade à falta de tempo principalmente porque o plano de ensino é muito extenso e a carga horária na maioria das vezes não é suficiente, assim a utilização de novos métodos (nesse caso os recursos tecnológicos) poderia prejudicar o andamento da disciplina.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAl

       Favorecer por meio desta pesquisa uma melhor relação de ensino aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos no ensino de geografia contemplando  o desenvolvimento educacional  mais satisfatório.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

             Através deste trabalho, pretende-se aprimorar a relação de ensino aprendizagem professor e aluno com as seguintes tecnologias educacionais.

(Será focado, especificamente)

a) Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Web.

b) Portais educacionais.

c) TV Multimídia nas escolas estaduais do Estado do Paraná.

    4.  JUSTIFICATIVA

        O presente trabalho propõe-se a estudar a eficiência dos recursos tecnológicos no aprimoramento do ensino aprendizado professor e alunos na disciplina de geografia.  

       Logo, esta pesquisa foi escolhida a fim de observar a aprendizagem através de tecnologias e formas lúdicas em sala de aula. No intuito de informar se é válido ou não trabalhar de forma diferenciada com meios tecnológicos em sala de aula.

  1. METODOLOGIA

Este estudo bibliográfico será realizado com base em uma pesquisa exploratória relacionada ao interesse e motivação dos alunos em aulas de geografia, no qual se  utilizará recursos tecnológicos que irá proporcionar um melhor aprendizado. Também será realizada uma pesquisa por amostragem aos alunos de diferentes séries para analisarmos a evolução quanto a utilização de diversos recursos tecnológicos dentro e fora do ambiente escolar,  para atingir os objetivos e os resultados será preciso analisar a aceitação, tanto dos professores, quanto de seus alunos a respeito da utilização dos “novos” recursos didáticos nas aulas de Geografia. Também será de fundamental importância manter um diálogo cauteloso a respeito da relação professor-aluno, e da opinião do professor sobre a relevância da utilização desses recursos em suas aulas. Pois, existem professores que possuem uma didática excelente, capazes de proporcionar uma aula bastante atrativa, apenas com o uso do livro, quadro e giz, que por sua vez não deixam de ser recursos didáticos, dispensando assim, o uso dos “novos” recursos tecnológicos.

             Para garantir uma análise mais objetiva serão realizadas entrevistas com alunos e

 professores de Geografia. No questionário que será aplicado aos professores serão utilizadas as seguintes questões:

 1) Você utiliza os recursos tecnológicos disponíveis nesta instituição de ensino? Sim ( ),Nã(). Por quê?_____.

2) Você considera que o uso destes recursos melhora a qualidade da aprendizagem e o interesse dos alunos? Sim ( ), Não ( ). Por quê?_____.

3) Seus alunos aprovam ouso dos recursos auxiliares nas aulas de Geografia?  Sim ( ), Não ( ). Por quê?_____.

4) Você considera que uma boa relação professor-aluno influencia na aplicação de novos métodos? Sim ( ), Não ( ). Por quê?_____.

5) Quanto tempo de atuação em sala de aula você possui?

No questionário aplicado aos alunos serão utilizadas as seguintes questões:

1)Você considera que a aula fica mais atrativa com o uso de equipamentos tecnológicos como: TV, DVD, computador ou data-show? Sim ( ), Não ( ). Por quê?____.

 2) Fica mais fácil aprender quando se usa esses recursos? Sim ( ), Não ( ). Por quê?____.

 3) Você aprova o uso dos equipamentos auxiliares nas aulas de Geografia? Sim ( ), Não ( ). Por quê?___.

 4) Seu professor utiliza os recursos tecnológicos disponíveis nesta unidade de ensino?

 Sim ( ), Não ( ).

 5) Como é a sua relação com seu professor de Geografia? Ruim ( ), Regular ( ), Boa ( ), Ótima ( ).

  1. QUADRO TEÓRICO

 Para a realização da pesquisa monográfica, utilizarei a abordagem qualitativa, com o intuito de analisar e compreender as questões que permeiam sobre o uso de tecnologias e materiais lúdicos em aulas de geografia. Para alcançar os objetivos propostos, darei ênfase às bibliografias referentes ao assunto que abordem as tecnologias em sala de aula.

Conforme, Paulo Gileno Cysneiros em seu texto Interação, tecnologias e Educação (p. 4) nos educadores esse aspecto é muito importante, a partir dos primeiros contatos da criança com as tecnologias da leitura e da escrita. Podemos ser responsáveis, de modo deliberado ou não, por atitudes emocionais negativas e positivas de educando em face de determinadas tecnologias utilizadas dentro e fora da escola.

Seymour Papert inicia seu livro mais conhecido (1985, p.12-14; 2008 cap.7) relembrando o prazer que sentiu, quando criança, ao compreender como funcionava um diferencial de automóvel, tendo se apaixonado por engrenagens. Para ele, aprender deve ser um ato prazerozo e as tecnologias da informática podem ajudar neste sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (268.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com