TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produções literárias

Por:   •  31/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário se dá de uma forma muito inerente, traz algumas particularidades especificas que se nomeia literariedade: condição, derivada do formalismo, onde discrimina-se a linguagem literária da linguagem referencial. Em relação a essa ideia, Aristoteles, em a Poetica, atentava-se a designar qualquer tipo de obra literária para os gregos – dizia-se que clara e vulgar era a linguagem criada pelas palavras correntes e sendo essas palavras enobrecidas, essa linguagem utilizava-se de termos raros: metafóricos e todos os que destoam as de uso corrente.

Esse fenômeno caracteriza-se por ser abstrato e concreto ao mesmo temo que é feito de ideias e sentimentos experiências que so tem realidade afetiva, quando nomeadas e transformadas em língua ou palavra. Um movimento de escrita que circunda as produções literárias atuais e antigas. Tal fenômeno contribui essencialmente para o leitor identificar suas diferentes espécies literárias e assim compreende-las. Para isso, é de extrema importância que o professor entenda como se dá esse fenômeno para utilizar desse recurso em sala de aula, e saber de sua importância significativa para seu conhecimento e de seus alunos.

  1. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

O educador passa a ser um intercessor com seus alunos ao praticar a leitura literária. Para isso, a literatura deve ser presente em todas as fases da educação; Desde a infantil, com o recurso de contação de historias (fábulas, contos, lendas, mitos) a transição do ensino fundamental, adaptando com recursos literários (ou não) mas que de certa forma irão contribuir para a formação literária dos alunos (gibis, zines, literatura infanto-juvenil). Deve-se escolher e planejar previamente, com propostas pedagogicamente adequadas e diferenciadas entre si. Sabendo que desde cedo, quando se é iniciado ao mundo da leitura, tornase-a um leitor assíduo em vida adulta.

O professor estimulará o sendo critico, a capacidade de compreensão, interpretação, reflexão, além de contribuir fortemente para sua criatividade e desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

É necessário ter um amplo conhecimento para transmitir de uma forma segura o seu conhecimento para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com