TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor, autoritário e autoritarista. Ditador, liberal ou sem estrutura?

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 8

Professor, autoritário e autoritarista.

Ditador, liberal ou sem estrutura?

Juliana dos Santos Amorim

Tamires Aparecida Silva Calisto

Clovis Dias dos Passos

Resumo

Na escola a imagem de autoridade é do professor, porém cabe ao mesmo utilizar a autoridade de forma liberal ou autoritária para que seja estabelecida a disciplina em uma sala de aula.

Existem duas formas de exercer a autoridade: Por prestigio, onde é adquirida a autoridade através da admiração do subordinado pela capacidade e competência ou por domínio, onde é adquirida através de força ou violência. Utilizando autoridade de forma abusiva, o professor não adquiri a obediência do aluno de forma legitima, pois estará utilizando de ameaças para conseguir que o subordinado seja obediente.

A autoridade coerente democrática está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na estagnação, no silêncio ou na opressão, mas na parceria entre docente e discente.     

Palavras chave: autoritário, autoritarista, papel e postura do educador.

A principal razão para a elaboração deste artigo é a dificuldade em relação a postura que professor deve ou não ter em sala de aula. Como se portar diante de seus alunos, de maneira que os mesmos mantenham a disciplina durante as aulas.

Questão essa, no entanto, acredito ser compartilhada por muitos profissionais da educação, pois tive a oportunidade de vivenciar dois exemplos de disciplina e da falta dela, durante um estágio de pedagogia no qual auxiliava duas professoras e suas respectivas turmas do 1° ano do Ensino Fundamental em escola da rede municipal de São Paulo.

Pude perceber que em uma das salas a professora não tinha controle nenhum sobre seus alunos, mesmo com gritos e ameaças a profissional se encontrava perdida e cansada. Enquanto que a outra mantinha a ordem e a disciplina quase que de forma natural e objetiva, transparecendo a meu ver, respeito e admiração dos alunos.

A partir daí questionei a mim mesma: O que é ser um professor autoritário?  O que é ser um professor autoritarista? Qual a diferença entre um e outro? Como ser autoritário sem ser autoritarista?

 Será que nós educadores, vistos como símbolo e exemplo de educação estamos preparados para lidar com as dificuldades do cotidiano escolar?

 Diante desses questionamentos, este trabalho tem por objetivo elucidar o docente para uma melhor e efetiva relação entre o discente, através da reflexão sobre o seu real papel enquanto educador. Para realização deste trabalho utilizou-se a revisão literária.

Autoridade e Autoritarismo

.

Pode-se afirmar que autoridade é sinônimo de poder sobre alguém ou algo. Na escola a imagem de autoridade é do professor, porém cabe ao professor utilizar a autoridade de forma liberal ou autoritária para que seja estabelecida a disciplina em uma sala de aula. 

Segundo Bauer (2010, p.10), a autoridade do professor em tempos passados era constituída pela tradição quando as crianças traziam de casa a imagem da escola como espaço de autoridade rigorosa onde descobririam um mundo cheio de novidades, mas deveriam respeitar sob pena de serem severamente castigadas caso saíssem fora das normas.

        Ultimamente há grande conflito quanto ao entendimento e utilização da autoridade e autoritarismo, sendo que ter autoridade está se equivalendo a ser autoritarista não dando oportunidade para que aprendizes opinem quanto a questões escolares, isto leva a omissão por parte destes alunos não por respeito a autoridade, e sim por medo de possíveis represálias que serão cometidas pelo professor autoritário, tornando o que deveria ser uma relação de transmissão de conhecimento e experiências em uma batalha desproporcional pois somente o professor possui armas contra o aluno.        

Há visões diferentes referente a autoridade, alguns estudiosos acreditam que ela que garante a disciplina em sala de aula e outros que acreditam que autoridade seja algo ruim pois faz com que as pessoas possam mudar a vontade de outras através da autoridade lhe concebida, se contrapondo nesta visão a liberdade.(NOVAIS, 2004)

É importante explicar que esta autoridade deve-se primeiramente, entre outros fatores, ao domínio sobre o conteúdo que será trabalhado. O professor deve dar ordens buscando  uma otimização do processo ensino-aprendizagem, e não instalar uma relação de submissão por parte do aluno, este deve cumpri-las desde que sejam coerentes com os objetivos desejados. Dessa maneira, tem-se que para que haja sentido na autoridade é preciso que haja, antes de tudo, limite, respeito, bom senso e tolerância nessa relação. (RODRIGUES et al, 2010, p.05)

Existem duas formas que se possam exercer a autoridade por prestigio (onde é adquirida a autoridade através da admiração do subordinado pela capacidade e competência) ou por domínio (onde é adquirida através de força ou violência), utilizando autoridade de forma abusiva o professor não estará conseguindo a obediência do aluno de forma legitima, pois estará precisando realizar ameaças para que consiga que o subordinado seja obediente.(NOVAIS, 2004)

Papel e postura do educador frente a sala de aula

Antigamente o conceito de autoridade do professor era culturalmente adquirido pela criança como uma herança familiar, onde o mesmo via a escola como símbolo de austera autoridade e também como possibilidade para descobertas de um novo mundo. Porém seu desrespeito tinha como consequência, severos e duros castigos, caso não seguissem as regras. (BAUER, 2010)

Tal conceito de autoritarismo dá-se por meio da falta de diálogo e do total descaso com relação ao discente que em hipótese alguma tem o direito de questionar e muito menos opinar sobre qualquer que seja a atitude de seu docente. Desta maneira a relação estabelecida é de total descaso com as necessidades e vontades do aluno, onde os que se recusam a aceitar são castigados e os que se submetem sem reclamações são premiados.

Assim gera-se um ciclo onde a obediência é conseguida de forma não legitima, onde se obedece, porém não se tem respeito para com o professor, neste caso cada vez que o professor não é respeitado, se torna mais autoritário. (RODRIGUES et al, 2010,)

Essa postura do educador cria indivíduos submissos e conformados, uma vez que são constantemente pressionados, induzidos e forçados a aceitar que são apenas objetos sem qualquer permissão para pensar ou agir, suas atitudes são irrelevantes e sem importância nenhuma. (NOVAIS, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com