TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educação Infantil

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.708 Palavras (11 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A PRÉ – ESCOLA I (4 ANOS DE IDADE)

NOME

DESCRIÇÃO

TEMPO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) A arte também é expressão!

Para esta atividade disponibilizarei folhas de papel A3, tintas guaches cor vermelha, pincéis ou utilizar o próprio dedo. Nesta atividade as crianças irão trabalhar a expressão popular “vermelho de raiva”! A professora orientará as crianças a criarem desenhos que representem quando estão com raiva, utilizando a tinta vermelha, pincel ou o próprio dedinho.

20 minutos

- Trabalhar o aspecto criador da criança;

- Aprender a lidar com o sentimento de raiva;

- trabalhar a motricidade das mãos e braços!

2) Retratando nossas emoções!

Para esta atividade disponibilizar também papel A3, tintas guache de cores variadas, pincéis ou o próprio dedo. As crianças irão fazer o auto retrato do coleguinha, nos quais estes estarão expressando suas emoções (alegres, tristes, zangados, etc) observando atentamente seus modelos.

20 minutos

- Trabalhar o aspecto motor;

- Garantir a socialização entre os pares; Conhecer as diferentes emoções através das expressões faciais;

- Fazer com que as crianças aprendam ser atentos tornando-os sensíveis aos detalhes.

3) Hoje estou muito feliz!

Nessa atividade precisarei disponibilizar ingredientes para um delicioso bolo de cenoura e granulados para confeitar o nosso bolo, cartolinas cortadas em forma de convite (cores variadas) lápis de cor variada. A professora irá orientar as crianças para que entrem no mundo de fantasia. Hoje iremos brincar de faz de conta! Vamos imaginar que é o dia do nosso aniversário e vamos fazer uma festinha para comemorarmos com nossos amiguinhos. Precisamos convidar nossos amiguinhos, que tal construirmos o nosso convite de aniversário? (distribuir os materiais para a confecção do convite). Agora que já terminamos de confeccionar o nosso convite, vamos ajudar a mamãe a fazer um bolo bem gostoso, para uma tarde bem gostosa? (levar as crianças para o refeitório para fazermos o bolo). Depois que o bolo tiver pronto as crianças irão confeitar o seu pedaço de bolo. A diversão será uma delícia!

30 minutos

- Identificar o sentimento da felicidade;

- Garantir a socialização entre os pares;

- Trabalhar as diferentes linguagens (não verbais (culinária), linguagens dos cuidados, sentimentos e afetos em geral, linguagens do jogo simbólico).

4)Extravazar faz bem!

Quem não sente vontade de gritar na hora da raiva? Às vezes estamos com as emoções “à flor da pele” e precisamos colocar para fora tudo que está incomodando por dentro da gente. Hoje iremos construir a caixa do grito. (Disponibilizar uma caixa bem grande papeis colorido e cola para enfeitar a caixa). A professora entregará a caixa e os materiais e pedirá para que as crianças colem os papeis coloridos na caixa do jeito que eles quiserem. Depois de pronta, a professora apresentará: Esta é a nossa caixa do grito! Agora, vocês irão escolher um amiguinho para vendar os olhos (depois da escolha, vendar os olhos da criança e colocá-la sentada em frente à caixa). Depois pedir para que apontem um amiguinho para entrar na caixa e gritar bem alto. Quando a criança entrar na caixa e extravazar toda sua raiva com o grito, pedir para que ela se misture junto aos demais coleguinhas, e o amiguinho com os olhos vendados deverá adivinhar que deu o grito na caixa. Depois que este falar quem gritou deverá indicar um coleguinha para vendar os olhos e junto com os demais escolher um para entrar na caixa e sucessivamente. Depois da atividade, perguntar as crianças quando é que elas sentem vontade de gritar de raiva.

15 a 20 minutos

- Identificar o sentimento de raiva;

- Motivar o trabalho em grupo;

- Trabalhar a cooperação entre os pares;

- Aguçar o sentido da audição.

5) Colando com emoção!

Nesta atividade deverei disponibilizar 3 cartazes de cores diferentes (preto, azul e vermelho) onde o primeiro estará escrito tristeza (preto), no segundo alegria(azul), no terceiro raiva (vermelho) e várias figuras de revistas todas misturadas, representando estas emoções. Cada criança deverá escolher uma figura e dizer a qual emoção corresponde à figura (alegria, tristeza ou raiva) e em seguida colar no cartaz que representa a figura e a emoção expressa na figura.

15 a 20 minutos

- Identificar as diferentes expressões faciais;

- Identificar as diferentes emoções;

-Trabalhar a linguagem plástica visual;

- Desenvolver a motricidade fina;

-trabalhar a cooperação e socialização entre os pares;

- Identificar as cores.

6) Criar e extravazar!

(Disponibilizar para esta atividade: tinta guache cores variadas, bolinhas de tecido e um painel grande de tecido branco, aparelho de som: ao som do Beethoven). A professora deverá encaminhar as crianças para fora da sala de aula, onde estará pendurado um painel de tecido branco na parede. As crianças irão umedecer as bolinhas de tecido na tinta e arremessar com toda fúria no painel de tecido. Esperar a vez uma da outra, para não virar bagunça e para que todos participem. No final irão perceber uma linda obra de arte!

15 minutos a 20 minutos

- Cooperação entre os pares;

- Trabalhar a linguagem plástica visual e a linguagem sonora musical.

7) Brincar com emoção!

Através das brincadeiras, as crianças aprendem muito! Brincar se torna uma prioridade, pois aprendem a lidar com suas frustrações, vencem inseguranças, sentir medo e coragem, encorajar os colegas, apoiar e receber apoio, cair e levantar superam limites, rir muito... Sem dúvida, momentos de preciosos aprendizados! Nesta atividade construiremos um baú de tesouros! (disponibilizar caixas de sapato, papel colorido, cola, tesoura e gliter) Após a construção do baú, iremos conhecer formas de brincar antigamente, construiremos alguns brinquedos antigos e levá-los para casa dentro do nosso baú! Pipa de papel: (folhas de sulfite, sacolas plásticas, linha para pipa).

Jogar bolinha de gude (bolinhas de gude).

Telefone sem fio (latas, barbante, papel colorido e cola).

Pé de lata (latas de leite ninho e elásticos) entre outros.

20 a 30 minutos

- conhecer as brincadeiras de antigamente;

- experimentar brincadeiras e materiais diferentes daquilo que estão acostumadas (uma vez que vivem num mundo repleto de eletrônicos).

8) Do que você tem medo? Conto e reconto driblando o medo!

Recordar junto com as crianças, a história da chapeuzinho vermelho, depois de relembrada, levantar as seguintes questões: 1- Vocês já imaginaram uma chapeuzinho diferente? 2- Como ela seria? Vermelha? 3- Onde ela moraria? 4- Seria uma boa menina? 5- Teria uma vovó? 6- Morreria de medo do lobo? (estes questionamentos servirão para aguçar a criatividade dos alunos quanto à nova história que vos será apresentado). As crianças deverão estar organizadas em circulo, sentadinhas no chão junto com a professora. A professora irá dizer as crianças que conhecem uma história um pouco diferente da chapeuzinho vermelho. Mas a história também tem uma chapeuzinho, é a chapeuzinho amarelo!(mostrar o livro para as crianças e deixar que elas explorem o livro). Depois contar a história da Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. Depois que contar a história, pedir para as crianças representarem a história através de desenho. (disponibilizar papel chansom A3, tintas guaches coloridas e pincéis).

20 a 30 minutos ou mais, dependendo do envolvimento dos alunos na atividade.

- trabalhar o sentimento do medo;

- Aprender a superar seus medos;

-Discutir sobre medos e anseios;

- Conhecer a narrativa de Chico Buarque inspirada na releitura do chapeuzinho vermelho.

9) Retratando as emoções em rosa e azul!

Apresentar para as crianças a história de Picasso, enfatizando as fases rosa e azul que retratam as emoções do artista. Em seguida solicitar que retratem suas emoções em rosa e azul. (disponibilizar papel Chansom A3, pincéis, tinta guache azul e rosa).

15 a 20 minutos

- Ampliar o seu universo artístico;

-Trabalhar suas emoções através da arte;

- Trabalhar a socialização e cooperação do grupo.

10) Emoções? Eu tiro de letra!

(para esta atividade disponibilizar histórias infantis diversas, papel A3, lápis de cor, giz de cera e revistas diversas). A professora organizará as crianças em círculo e colocará no meio delas todas as historinhas. Pedirá para que as crianças olhem, explorem todas, depois pedirá para cada uma contar a sua história. Após terminarem, perguntar se todas as histórias tem final feliz, e por que os personagens ficaram felizes. Depois de conversar com as crianças, explicar que nem sempre as histórias tem o final feliz, que algumas têm o final bem triste. Neste momento, colocar as revistas no meio do círculo, e dizer para as crianças explorarem também, pois ali identificariam histórias com finais tristes. Pedir para que as crianças apontem essas histórias nas revistas. E depois pedir para que as crianças desenhem aquilo que as deixam triste. (entregar o papel A3, lápis de cor, giz de cera).

20 a 30 minutos

- Conhecer diferentes gêneros textuais;

- Compreender que nem toda história tem um final feliz;

- Aprender a contar histórias através dos desenhos;

Desenvolver as diferentes linguagens (linguagem oral e linguagem plástico-visual).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com