TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador TCC

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.243 Palavras (33 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

       

[pic 2]

[pic 3]

                                                     Taboão da Serra

2017

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

LudICIDADE e A EDUCAÇÃO

AINCERSÃO DE JOGOS E BRINACADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (Anhanguera Educacional de Taboão da Serra), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Pedagogia e Licenciatura)

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof. (ª). Titulação Nome Débora Sanches Borges

Prof. (ª). Titulação Bruna Villas Boas

Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)

RESUMO

O presente trabalho tem como o tema: Ludicidade e a Educação e tem como objetivo falar sobre a importância do brincar na educação, e pretendemos abordar a importância do faz de conta e o espaço, as razões pela qual o brincar faz parte do desenvolver das crianças e vamos além do simples fato do brincar e entender porque devemos levar a brincadeira das crianças a sério, e como podemos utilizar na escola, usando a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento físico motor psicológico e social da criança. Assim como uma forma de pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática. Por tanto busca-se identificar que a utilização do lúdico aliada as atividades pedagógicas que podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.

E a partir desse tema possuímos o conhecimento de que o brincar é um recurso pedagógico que passa pela concepção de que a função educacional é ensinar e por isso tem objetivos educacionais a serem atingidos, nesse sentido faz parte a elaboração e orientação para chegar á construção do conhecimento e aprendizagem.

Palavras- chave: Brincar; Educação; Desenvolvimento; Aprendizagem e Construção.


ABSTRACT

This work's theme is: Playfulness in education, it aims to talk about the importance of playing in education, we intend to address the importance of "make believe" and space the reasons why playing is part of the development of a child. We will go beyond the simple fact of playing, and understand why we should take the children's games seriously and how we can use them in school, using creativity, imagination, physical psychological and social engine of the child. As well a way to find out solutions for effective learning, on the following issues. Therefore we seek to identify the use of playful allied to pedagogical activities, what can make learning a pleasurable action that produces positive results. And from that theme we have the knowledge that the play is an educational resource that involves the conception that the educational function is to teach and so has educational objectives to be achieved in this sense is part of the preparation and guidance to get to the construction of knowledge and learning.

Key words: Playing; Education; Development; Learning and Construction.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2     COMPREENDER O QUE É LUDICIDADE.........................................................18

3     O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA............29

4        COMPREENDER O PROCESSO DE BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA        32

CONSIDERAÇÕES FINAIS        35

REFERÊNCIAS        37



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata a Ludicidade e a Educação, ressaltando a importância do brincar e o benefício do lúdico para a construção da aprendizagem.  

O brincar é uma atividade culturalmente definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil, e é encarado como uma situação cotidiana e um direito das crianças. Por meio do brincar, elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados.

Nas brincadeiras, se aprende e são incorporados conceitos e valores. E são representadas suas trajetórias singulares de vida, seus valores e suas experiências. E através da brincadeira que a criança desenvolve suas habilidades de imaginação, abstração, e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao fantástico.

A ludicidade é um assunto cada vez mais explorado na área da educação, e sua aplicação em sala de aula é fundamental como recurso pedagógico. Estudos comprovam que a criança aprende melhor quando está brincando. O educador pode planejar suas estratégias de realização de atividades utilizando brincadeiras, onde serão desenvolvidas capacidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais, que possuem uma natureza singular. Por meio destas atividades, a criança irá interagir e trocar experiências significativas com outras crianças, possibilitando assim o desenvolvimento necessário para a infância.

Nesse sentido, trazer o lúdico para a sala de aula, aponta o desafio de compreender a riqueza do mundo infantil. Isso requer expansão sobre as concepções da criança, e o educador deve sempre enriquecer a sua prática, construindo conhecimentos e oferecendo caminhos para que o aluno vá em busca do saber, com uma relação de emoção, afinidades, entendimentos e escolhas.

O lúdico tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, nos processos internos de construção do conhecimento e no âmbito de relação com os outros, pois o processo de vivenciar situações imaginárias leva a criança ao desenvolvimento do pensamento abstrato, contendo significação, interação e novas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com