TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  5.886 Palavras (24 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

TCC - PROJETO INTEGRADOR

INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

GOIÂNIA/2015

ANHANGUERA UNIDERP

TCC - PROJETO INTEGRADOR

INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

Artigo elaborado para fins de avaliação parcial de conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura – Faculdade Anhanguera Uniderp – sob orientação da Profª. Edione Marques da Silveira Passos.

GOIÂNIA/2015

FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP

SUMÁRIO

RESUMO....................................................................................................................04

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

1. ANALISANDO FATORES RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE CRISE

NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA...................................................................................05

2. UM OLHAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO ENEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR..................................................................................................................10

3. A ESCOLA ATRATIVA OU REPULSIVA?...............................................................13

4. O ENGESSAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR AO VESTIBULAR E O PAPEL DOS PROFESSORES FRENTE ÀS NOVAS PROPOSTAS DO PROCESSO SELETIVO E O NOVO ENEM.....................................................................................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................19

FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP

INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

RESUMO

O presente artigo aborda alguns aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um fator imprescindível para se entender a problemática da educação básica brasileira. Enfatizaremos a influência do ENEM na organização e até na determinação curricular e metodológica, sobretudo da segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O propósito deste trabalho é demonstrar o quanto a estrutura do ENEM, tal com está posto, interfere na dinâmica do ensino básico brasileiro. Foram anos de observação e prática que resultaram na produção desse artigo. Da origem do exame de admissão para se entrar na universidade, passando pelo Vestibular ao Novo Enem, que propõe mudanças bem-vindas ao processo seletivo. Não temos aqui a pretensão de esgotar todos os meandros desse assunto, razão pela qual o assunto parecerá incompleto ou carente de outras discussões mais profundas em torno desta temática.

PALAVRAS-CHAVE: educação básica, ensino fundamental, ensino médio, vestibular e ENEM.

INTRODUÇÃO

Nosso principal objetivo nesse TCC é fazer uma analise sobre a influência do ENEM na Educação Básica Brasileira, especialmente na segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Sabemos que a década de 90 foi marcada pela emergência de sistemas de avaliação na América Latina. No Brasil, em particular, houve iniciativas voltadas para a consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a criação do Provão e do ENEM.

O significado geral dessas iniciativas é polêmico e a literatura educacional tem refletido os diferentes pontos de vista acerca desse tema (Bomeny, 1997; Castro e Carnoy, 1997; Franco e Frigotto, 1997; Lauglo, 1997; Moreira, 1995; Torres, 1996).

Em outro artigo, desenvolvemos o ponto de vista de que o aprofundamento das discussões gerais sobre o papel da avaliação nas políticas educacionais deveria incluir a produção de pesquisas que examinassem detidamente experiências de avaliação.

No mesmo artigo, fizemos uma análise do processo de institucionalização do SAEB (Bonamino e Franco, 1999).

O ENEM foi realizado pela primeira vez em 1998. Muito embora ainda não haja condições de apresentar um estudo sistemático acerca do significado desse exame, já é possível identificar certas tendências, visualizar trajetórias e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira — A seção “Espaço aberto” visa abordar questões sobre educação, de um modo geral, que sejam de interesse dos professores de química.

Para desenvolver nosso TCC realizamos pesquisas onde, os autores analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sua inserção no contexto maior das atuais políticas para o ensino médio. Embora argumentem que o tema ainda exige muitos estudos sistemáticos, os autores procuram identificar certas tendências e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira.

Apresentamos inicialmente uma visão geral das políticas oficiais voltadas para a reforma do ensino médio. Em seguida, apresentamos nossa análise do ENEM. Concluímos discutindo possíveis implicações do ENEM para a educação básica.

1. ANALISANDO FATORES RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE CRISE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com