TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto a importancia dos jogos e brincadeiras na educação infantil

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.818 Palavras (16 Páginas)  •  1.789 Visualizações

Página 1 de 16

A importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil

                                                                                                                            1Cristina Rosa da Silva

                                                       2Mariza Aparecida Inajossa

Resumo

                O presente artigo tem como objetivo analisar importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem na educação Infantil, entender como estão se constituindo as brincadeiras das crianças em nosso contexto e o papel que representam no processo de construção do conhecimento e aprendizagem das crianças. Entender a brincadeira como instância de apropriação e ressignificação cultural, onde a criança dialoga com o mundo e com seus pares e encontra maneiras de entender e questionar as situações vividas em seu cotidiano. E principalmente deixar claro que brincando também se aprende e é na prática que as crianças têm maior facilidade de aprender, principalmente quando essa prática envolve o brincar, incentivadas com estímulos e desafios que aguçam o interesse e a vontade de aprender de uma forma descontraída, prazerosa e flexível. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.

  Abstract:

                 This article aims to analyze the importance of sports and games in teaching learning process in early childhood education, to understand how they are forming children's games in our context and the role they play in the construction of knowledge and learning process of children. Understand the joke as an instance of cultural appropriation and reinterpretation, where the child dialogues with the world and with their peers and find ways to understand and question their situations in their daily lives. And especially make clear that playing also learn and practice is that children find it easier to learn, especially when this practice involves the play, encouraged with incentives and challenges that sharpen the interest and the willingness to learn in a relaxed, pleasurable and flexible. Therefore, for this work, we use the literature, based on the reflection of reading books, articles, magazines and websites as well as great authors of research regarding this topic. Thus, this study will provide a more conscious about the importance of play in human life, and especially in the lives of children reading.

Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, aprendizagem.

____________________________________________________________

Introdução

     O tema apresentado trata dos benefícios que trazem o trabalho com jogos e atividades lúdicas na Educação Infantil, considerando que o brincar se tornou mais do que uma atividade sem consequência para a criança, brincando ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive e se relaciona com este mundo. Por esse motivo, cada vez mais os jogos e brincadeiras têm ocupado um lugar de destaque no auxílio ao trabalho do professor.

     Com o avanço da tecnologia crescente surgem todos os dias no mercado uma infinidade de brinquedos de todos os tipos e formas. Com isso as crianças perdem a oportunidade de passar pelas diversas operações de construção do artefato lúdico, proporcionado pelos jogos e brincadeiras que norteiam todo o processo de desenvolvimento da criança no início de sua fase de escolaridade. As atividades lúdicas infantis são muito variadas e a maioria delas está intimamente ligada às brincadeiras difundidas pela família, grupos de crianças, colegas da escola e também por influências contemporâneas.  Com essa evolução dos brinquedos cria-se a necessidade de adequar os materiais e o espaço da brincadeira para que possam contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, social e moral, sem que se perca a característica do brincar como ação livre, iniciada e mantida pela criança.

      Brincando a criança pode adentrar o mundo do adulto através da representação e da experimentação. Assim os materiais fornecidos para as crianças têm um papel fundamental, mediado pelo professor que os seleciona, produz e organiza, facilitando momentos de interação social como de fundamental importância no desenvolvimento afetivo e cognitivo nos diferentes estágios de desenvolvimento das crianças.

     Dentre as atividades que se desenvolvem na Educação Infantil, o trabalho com o jogo é chamado de fase lúdica, pois se considera que brincando a criança é capaz de satisfazer as suas necessidades e estruturar-se à medida que ocorrem transformações em sua consciência.

     O tema proposto neste trabalho foi escolhido com o objetivo de verificar a importância das brincadeiras e jogos como forma de desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

1- O jogo como instrumento de aprendizagem: a prática vivenciada

      Como podemos observar, o jogo é um importante recurso no desenvolvimento infantil e é um fator decisivo na aprendizagem de forma geral. Para garantir uma maior interação entre o professor e o aluno, os jogos e as atividades lúdicas devem ser trabalhados como algo essencial para que se alcance os objetivos enquanto professores em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos.

      Pensando na prática do professor em sala de aula, resolvemos fazer um trabalho embasado em atividades lúdicas, sendo tais atividades elaboradas numa tentativa de mostrar que existem possibilidades de estimular o interesse do aluno no processo de aquisição de conhecimento.

     O desafio de utilizar o jogo educativo em nossa prática foi o de equilibrar o caráter lúdico e o caráter educativo. Para que isso efetivamente ocorresse, foi fundamental que estivéssemos preparadas com materiais e recursos adequados para explorar todos os benefícios que o jogo oferece.

      O momento do jogo foi algo precioso para nós, ofereceram-nos informações importantes a respeito dos alunos, seus hábitos, seus interesses e principalmente suas dificuldades.

      Cremos que as atividades lúdicas possam ter a função de motivar e instigar o desejo de conhecimento, desejo este que os professores tentam despertar em seus alunos, mesmo sabendo que é uma tarefa difícil devido à diversidade de pensamentos e interesses.

      É preciso preparar atividades que resgatem o conhecimento prévio em relação aos conteúdos de aprendizagem, que estes sejam significativos e provoquem um conflito cognitivo fazendo com que o aluno estabeleça uma relação entre os novos conteúdos e os conhecimentos já adquiridos. Por isso, o professor precisa saber e compreender para agir de maneira eficaz, seduzindo o seu aluno a participar com entusiasmo das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com