TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Aula

Por:   •  20/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Pedagogia

Plano de Estágio

Alcileide Gomes de Lima

Mossoró, RN

2020

Introdução

        Estudante de graduação em pedagogia, cursando 5ºperíodo, Alcileide Gomes de Lima, reside na rua Maria Clara da Conceição, Nº 1800, no bairro Abolição IV, na cidade de Mossoró-RN. Realizará o estágio da disciplina: Estágio Supervisionado I, tendo como orientadora a  professora Ieda Maria Ferreira Nogueira Silva, na Unidade Educação Infantil Lúcia Maria Nogueira Mendes, localizada na rua Francisco Porfírio s/n, no bairro Abolição IV, na cidade de Mossoró, sendo representada pela Diretora Maria de Fátima Pereira Cunha. O estágio será realizado por meio da observação na sala de educação infantil II.

Objetivos e Metodologias

  • Observação de atividades didáticas na sala de aula;
  • Compreender o funcionamento do espaço escolar;
  • Presenciar e refletir a dinâmica e a atuação de um professor na sala de aula;
  • Estabelecer relações entre o conhecimento teórico e práticas educativas no espaço  escolar;
  • Conhecer o espaço físico da instituição;
  • Produzir um relatório final.

Ambientação junto à instituição

        A instituição atende crianças de 2 a 5 anos em idade escolar para educação infantil. Com a oferta das seguintes etapas de ensino da Educação Básica: Educação Infantil (Creche de 2 e 3 anos de idade e Pré- escolar crianças de 4 e 5 anos de idade). A escola não apresenta  propostas ou princípios formativos vinculados à instituição concedente do estágio para com seus estudantes. O prédio da instituição é bastante amplo, porém deteriorado e construído a base de  alvenaria, o mesmo é cedido pelo Governo do Estado. A unidade conta com adaptações de acessibilidade como rampas e corrimão. Ao todo, a unidade conta com nove salas de aula, cinco são climatizadas e quatro possuem ventiladores. Toda água utilizada na unidade vem do CAIC, escola vizinha. O entorno da unidade também é utilizado como espaço educativo, havendo o envolvimento da comunidade que é bastante participativa, relata a Diretora da unidade. Além dos projetos fixos que são desenvolvidos como: alimentação saudável, meio ambiente, trânsito e bullying, outros projetos são desenvolvidos partindo da realidade das crianças, de alguma problemática. Em relação a formação continuada do corpo docente, se dá através de reuniões pedagógicas que acontecem uma ou duas vezes no mês, a supervisora da unidade solicita a toda equipe de professores sugestões de temáticas à serem abordadas e/ou aprofundadas nas atividades de formação continuada.

Justificativa

        O estágio da disciplina Estágio Supervisionado I , permitirá uma experiência onde a observação será de suma importância para a compreensão da atuação do profissional em Pedagogia em ambientes escolares, o mesmo ampliará conhecimentos, atitudes éticas e competências na Educação Infantil. Acredito que  a visita na Unidade de Educação Infantil será  muito importante, pois a observação e reflexão sobre o funcionamento do espaço escolar bem como o papel do professor agregará valores para a futura atuação do profissional em Pedagogia.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com