TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Educação Corporativa da Escola Estadual ABC

Por:   •  17/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Elenice Curvo RA 365172

Francislaine Ramos Deluque RA 378872

Joventina Caires da Silva RA 355324

Marijane de Almeida Silva RA 367585

Regina Glória da silva Lira RA 379112

Projeto de Educação Corporativa da Escola Estadual ABC

Tutor:

Cuiabá

Novembro/2013

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Para desenvolvimento do projeto referente a este trabalho foi escolhida uma instituição de pública de ensino, Escola Estadual ABC, que está localizada na cidade de Cuiabá-MT, conta com uma estrutura na qual se atende aproximadamente 712 alunos, em três turnos. O corpo de servidores é formado por 53 professores e mais 16 servidores da área administrativa. A instituição atende a demanda por ensino tanto fundamental quanto médio, começando do 7° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

2. DIAGNÓSTICO

Na instituição selecionada pôde-se observar graves falhas na comunicação corporativa que pesam para um ambiente desmotivador o que pode ter como conseqüência a baixa efetividade da realização dos seus objetivos, como salienta abaixo ABREU (2012).

Pesquisas na área de comunicação empresarial apontam os prejuízos que a má comunicação traz para uma empresa. A deficiência na comunicação interna gera desequilíbrio no trabalho em grupo, baixa qualidade de vida dos funcionários, baixa produtividade, aumento de stress, conflitos pessoais e falta de motivação. Tudo isso provoca prejuízo a médio e longo prazo na organização, e a falta de interação entre as pessoas nas equipes de trabalho impede o alcance das metas e dos objetivos traçados pela empresa.

Também foi verificado que os servidores têm pouca capacidade de gestão do ambiente escolar. Isso, entre outros fatores, advém do fato de que a maior parte dos servidores administrativos é de ensino médio, que foi selecionada por concurso público (prova que selecionam técnicos levando em consideração o nível de escolaridade correspondente ao cargo e não a capacidade de gestão) e após terem entrado no exercício do cargo não tiveram capacitação em gestão, que é uma expertise de aquisição não tri via.

Notou-se também dificuldade no manuseio dos principais sistemas informatizados utilizados na escola, fazendo com que aumente demasiadamente o tempo para a conclusão de determinados processos, tanto em virtude disso quanto em função da demora também para a chegada do suporte técnico quando solicitado.

Outra característica que foi constatada é certa falta de interesse por parte dos alunos que em determinados dias da semana quase deixam a escola deserta. Em algumas salas, de 30 alunos estavam presentes somente 3 ou 4. Isso pode ser efeito tanto de desmotivação com o ambiente de ensino como também por falta de controle desse ambiente e também de baixo acompanhamento da relação familiar dos estudantes para que os pais estejam cientes dos acontecimentos.

Por fim, apesar das deficiências constatadas, há também um ambiente bastante propício para mudanças uma vez que se nota interesse por parte dos servidores, tanto professores como administrativos, em equacionar e resolver tais problemas na busca de um ensino de qualidade para a formação dos futuros profissionais e, mais ainda, cidadãos.

3. OBJETIVO DO PROJETO

O projeto desenvolvido por esta equipe tem por objetivo geral fornecer a esquematização e diretrizes para que a escola selecionada possa atingir seu objetivo de fornecer educação de qualidade para seus estudantes de forma a dar-lhes subsídios para a sua futura profissionalização e formação da sua cidadania.

Entendemos que os problemas são inúmeros e que as formas de lidar com eles são diversas. Por esse motivo, o escopo do projeto foi delimitado de forma em fornecer alternativas de soluções baseadas na educação corporativa dos responsáveis pela educação na Escola Estadual ABC.

Para isso, teve-se como objetivos específicos a busca por um diagnóstico da situação da escola, seus problemas e oportunidades de melhoria, e seleção dos problemas que pudessem obter um impacto positivos de ações relacionadas à educação corporativa.

Outro objetivo específico foi a classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com